quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Carnaval 2015: Morre HOmero Ferreira, compositor de "MeHomero Ferreira compôs algumas das marchinhas mais populares do carnaval - Hudson Pontes /Agência O Globo / 20-11-2009 Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/morre-homero-ferreira-autor-da-marchinha-me-da-um-dinheiro-ai-aos-86-anos-de-idade-15232155#ixzz3QlnrmKAW © 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. dá um dinheiro aí"

Hudson Pontes /Agência O Globo\ 20-11-2009
RIO - Autor de um dos maiores sucessos do carnaval, a marchinha “Me dá um dinheiro aí”, o compositor Homero Ferreira nasceu em uma família de músicos e aprendeu a tocar violão ainda criança. Composta em parceria com seus irmãos Glauco e Ivan, a música estourou no carnaval de 1960, mas sua paixão pela arte começou ainda na juventude, quando ele participava de serenatas. Sua primeira composição, gravada em 1952, foi também uma marchinha, “O que foi que eu fiz", em parceria com os irmãos Renato e Ivan.
    De acordo com a biografia de Homero Ferreira divulgada pela Fundição Progresso, a ideia de sua mais famosa composição surgiu a partir do bordão “me dá um dinheiro aí", de um dos quadros escritos pelo irmão Glauco para o programa “A praça da alegria", da TV Rio. A marcha foi gravada inicialmente por Moacyr Franco, que interpretava o mendigo e a cantou no programa. O disco foi lançado pela gravadora Copacabana em 1959, e a música tornou-se o maior sucesso do carnaval de 1960, sendo cantada ano após ano pelos foliões.     A marchinha também foi gravada por Altamiro Carrilho e sua Bandinha, Beth Carvalho e Elizeth Cardoso, entre outros.
    Bancário aposentado, Homero continuava compondo, e nos últimos anos vinha participando do Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso, tendo vencido a primeira edição em 2006, com “Tá, tá muito bom", com o velho parceiro Chiquinho. A composição ficou mais conhecida como “Marcha do Viagra".
    Homero Ferreira morreu na segunda-feira, aos 86 anos de idade. O enterro foi na tarde desta terça-feira, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. A causa da morte não foi divulgada pela família.