domingo, 25 de janeiro de 2015

Presidente da Func troca direção do Teatro da Cidade de São Luís

    O Teatro da Cidade de São Luís, órgão da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de São Luís, terá novo diretor a partir desta segunda-feira, 26. No lugar de Josias Sobrinho, cantor e compositor gravado por grandes nomes da música popular brasileira, e fundador do Laborarte, entra o empresário e arteterapeuta André Lobão.
    Graduado em música pela Universidade Estadual do Maranhão, Josias Sobrinho, autor de "Engenho de Flores" e "A revolta da Asa Branca", é proprietário de um legado cultural pouco reconhecido pelos gestores oficiais no Maranhão. Desmerecido, porém, alimentar mais um debate infrutífero no cotidiano ilhéu, sobre sua capacidade como gestor.
    O espaço cultural da prefeitura nasceu sob o signo do obscurantismo. Pouco tempo depois da inauguração parte do teto ruiu. Uma reforma providencial consertou partes da aparente precariedade da obra de restauração do antigo Cine Roxy, outrora chamado cinema das estrelas. Fios à mostra, gambiarras ameaçadora tanto na instalação elétrico como na hidráulica tornavam o espaço um pavio.
    Quando assumiu o cargo, Josias teve que driblar a crise financeira convocando os servidores da casa a se desdobrarem em desvio de função. Tudo para dar uma funcionalidade ao espaço. Com a seriedade que lhe é peculiar, o artista conseguiu adesão da totalidade do quadro. Teve o esforço compensado por sediar eventos de repercussão como a Mostra de Cinema de Direitos Humanos e pontuais shows com o novo elenco de bandas e cantores maranhenses. A breve passagem do músico pelo TCSL será mais um episódio da sua trajetória brilhante na cultura do Maranhão.