segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Rádios comunitárias transmitirão posse de Flávio Dino para o Maranhão

    Rádios Comunitárias do Maranhão se mobilizam para a cobertura da posse do governador eleito, Flávio Dino. Marcada para a próxima quinta-feira, 1º de janeiro de 2015, a posse de Flávio Dino atrai a atenção das rádios comunitárias que apostam na construção de uma política de comunicação democrática nesta nova gestão.
    Em iniciativa inédita no Maranhão, rádios comunitárias pretendem transmitir ao vivo a cerimônia de posse do governador, atuando como protagonistas na difusão das notícias, que envolvem a solenidade.
    Para o coordenador-geral da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço), Luiz Augusto Nascimento, esse momento é marcado de singularidades. A participação das rádios comunitárias na cobertura jornalística da cerimônia é na opinião dele o início da participação ativa das rádios comunitárias na construção de uma política de comunicação democrática.
    “Este é um momento muito importante e positivo porque é a primeira vez no Maranhão que as rádios comunitárias têm a oportunidade de transmitir uma cerimônia como esta. Acreditamos que esta nova gestão mostrará que as rádios comunitárias podem ser protagonistas na política de comunicação”, afirmou.
Transmissão
    Uma das Rádios Comunitárias que pretende transmitir a posse de Flávio Dino é a Rádio Bacanga FM. Além da transmissão via Rádio, a emissora comunitária vai disponibilizar o conteúdo no link http://www.radiobacangafm.com

Frase - Joaquim Levy dá Boas novas para 2015

"A partir de 2015 a Aneel  passará a ter “carta branca”. Isto é, o que for definido como descompasso pela agência será imediatamente transferido para a tarifa de energia ao consumidor."

MANCHETES DOS JORNAIS

Maranhão
Aqui-MA: Jovem atira no quartel e morre com tiro na cabeça
O Estado do MA: 2.407 postes derrubados em colisões no Maranhão 
Região
Jornal do Commercio: Mais um avião some
O Liberal: Nova equipe econômica devassa gastos ocultos
O Povo: Qual o perfil da nova gestão
Nacional 
Correio: Medo no ar, no mar e angústia na terra
Estadão: Consórcio vê risco de atraso inviabilizar Belo Monte
Folha: Juízes de SP são cobrados por processos acumulados
O Globo: Metade das cidades não terá verbas de saneamento
Zero Hora: Governo Tarso duplica despesas com diárias

domingo, 28 de dezembro de 2014

MANCHETES DOS JORNAIS

Maranhão
O Estado do MA: Macas do SAMU viram leitos em hospitais de São Luís
Região
Jornal do Commercio: Ano novo, vida nova
O Povo: Eles conseguiram mudar de vida
Nacional 
Correio: Como ajustar as contas e sair do aperto em 2015
Estadão: Levy e Barbosa caçam gastos ocultos nas contas públicas
Folha: Alta de tarifas ameaça projeção para inflação
O Globo: Estados pagam pensão a 104 ex-governadores
Zero Hora: Pré-sal, euforia que virou preocupação

sábado, 27 de dezembro de 2014

Maranhão na Folha de S. Paulo

MANCHETES DOS JORNAIS

Maranhão
O Estado do MA: Macas do SAMU viram leitos em hospitais de São Luís
Região
Jornal do Commercio: Energia sobe em janeiro
O Povo: Delegado federal vai substituir Sevilho
Nacional 
Correio: Pequeno, sim. E daí.
Estadão: Ministério divide PT e Dilma adia nova leva de indicações
Folha: Tarifas de ônibus, táxis e metrô vão subir em SP
O Globo: Escândalos derrubam ações da Petrobrás em 6,9%
Zero Hora: Conta de luz mais cara em janeiro

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Charge do dia - MATT DAVIES


O Estadão - 'Poder dos Sarney não volta mais, diz opositor'

Para Flávio Dino, clã do senador manterá outras estruturas, mas não com a mesma intensidade vista em cinco décadas

DIEGO EMIR
26 Dezembro 2014 | 03h 40
SÃO LUÍS - Responsável pela segunda derrota política do grupo liderado pelo senador José Sarney (PMDB) em 50 anos de história no Maranhão, o ex-juiz federal Flávio Dino (PC do B), eleito governador após vencer o peemedebista Lobão Filho, acredita que o Estado nunca mais voltará a ser governado por um clã como o do ex-presidente da República. "O grupo Sarney continuará a existir, mas jamais terá o poder que ostentou durante meio século."
Para a previsão de Dino se tornar realidade, os primeiros passos serão dados a partir do dia 1.º, quando ele tomar posse e assumir o comando do Palácio dos Leões. A solenidade será a parte mais visível da ruptura política experimentada pelo Estado. O governador eleito - o primeiro do PC do B no País - será empossado pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Arnaldo Melo (PMDB), que assumiu o governo após a renúncia de Roseana Sarney (PMDB). A filha do senador deixou o posto no início do mês, alegando problemas de saúde, e não transmitirá o cargo ao adversário político.
Após impor a derrota ao grupo Sarney, como o senhor espera que os membros do clã irão se comportar? Acredita que enfrentará perseguição por parte dos setores da mídia regional e da bancada maranhense no Congresso?
O poder instituído pelo grupo Sarney em diferentes setores não acaba com a derrota no pleito para o Governo do Estado. Muitas estruturas permanecem ligadas a ele. Mas nós vencemos as eleições mesmo contra todo esse poderio. Sobre a bancada maranhense no Congresso, o que o povo espera de cada um deles (parlamentares), independentemente do seu partido, é que eles defendam os interesses do Maranhão. Quando fui deputado federal, eu me comportei assim, mesmo sendo oposição ao governo Roseana (Sarney), e eu espero da nossa próxima representação essa mesma maturidade.   
O Maranhão é um dos Estados com piores indicadores sociais do País. Em sua campanha eleitoral, o senhor disse que o grupo que lhe antecedeu passou 50 anos no poder e não fez nada. Qual a transformação que o senhor propõe para o Maranhão nos próximos quatro anos?
O objetivo principal do nosso governo é fazer um Maranhão com mais justiça, mais igualdade. Isso significa melhorar  esses indicadores sociais. Isso não se faz da noite para o dia, sabemos disso, mas, se o governo não priorizar o assunto, essa situação não vai mudar. Vamos fazer isso com honestidade na aplicação do dinheiro público, políticas de gestão inovadoras, e com um novo modelo de desenvolvimento que vai integrar grandes e pequenos.  
O PT não lhe apoiou formalmente na eleição, mas uma ala esteve presente na campanha e membros do partido vão fazer parte do seu governo. Como será o seu diálogo com a legenda?
Nosso diálogo permanece aberto para que o PT do Maranhão faça o caminho de volta. Estamos abertos para dialogar com todas as correntes políticas que queiram nos ajudar. Tenho feito reuniões com muitos segmentos sociais. Temos um programa moderno e transformador que foi aprovado nas urnas por 65% (na verdade, 63,5%) dos maranhenses. Essa é a nossa referência essencial.
O poder exercido pelos Sarney e, agora, a derrota desse grupo político despertaram atenção nacional para o Maranhão. Como é viver essa expectativa em torno de seu futuro governo?
Um ciclo de poder que dura tanto tempo e que no Brasil só tem longevidade comparada ao reinado de d. Pedro II chama a atenção do País por si só. Além disso, esse ciclo político resultou em indicadores sociais muito baixos, que são rotineiramente noticiados, até internacionalmente. Isso gerou uma forte corrente de simpatia à nossa luta para virar essa página. Essa energia cívica nos animou durante toda a caminhada. Estamos bem conscientes da expectativa e da responsabilidade que isso implica. Faremos um governo bom, honrado e com muitas realizações. 
O senhor acredita que a família Sarney foi derrotada definitivamente?
Nunca mais o nosso Estado será governado por coronéis. Tenho essa convicção e essa alegria. O grupo Sarney continuará a existir, mas jamais terá o poder que ostentou durante meio século. Agora é hora de construir um futuro melhor para a nossa população. Vamos fazer muitos investimentos públicos. E quero garantir aos investidores privados: quem acreditar nesse novo momento do Maranhão não vai se arrepender. Teremos um ambiente institucional que vai impulsionar nosso desenvolvimento.

"Canta Maranhão" ameaçado de sair do ar por falta de pagamento

    A direção da rádio Educadora AM, emissora da Arquidiocese de São Luís (MA), deu ultimato a equipe do programa Canta Maranhão. Levado ao ar de segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas; e no sábado, das 16 às 20 horas, na grade de programação da rádio, Canta Maranhão é apresentado pela radialista Helena Leite Juarez Sousa, com participação do radialista Joel Jacinto, funcionário lotado no quadro do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão, Ufma, e colaborador do Jornal Pequeno.
    A equipe teria até o dia 29 de dezembro para efetuar o pagamento de cotas atrasadas do contrato. O horário é arrendado pelos radialistas. Segundo informações há seis meses a emissora não recebe pagamento.

MANCHETES DOS JORNAIS

Maranhão
Aqui-MA: Não perca o benefício
O Estado do MA: Saga em lojas continua com troca de presentes
O Imparcial: Energia - 500 mil famílias no estado podem perder tarifa social
Região
Jornal do Commercio: Polêmica após rebelião
O Povo: Ceará já investiu R$ 657 milhões e refinaria ainda não é realidade
Nacional 
Correio: GDF diz ter verba para pagar salário na terça
Estadão: Cidade dos EUA processa Petrobras e Graça Foster
Folha: SP nunca registrou tanto roubo como neste ano
O Globo: Empreiteiras serão julgadas com lei mais rigorosa
Zero Hora: Segurança pública encara quatro desafios em 2015

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

MANCHETES DOS JORNAIS

Maranhão
O Estado do MA: Planos têm de substituir médicos descredenciados
Região
Jornal do Commercio: Dilma sai em defesa da presidente da Petrobras
Meio-Norte: Papa: Vaticano sofre de "Alzheimer espiritual"
O Povo: 93% dos alunos deixam escolas com deficiência em matemática
Nacional 
Correio: 2014: O pesadelo ainda não acabou
Estadão: Graça fica, mas conselho da Petrobras muda, diz Dilma
Folha: Dilma diz que manterá diretoria da Petrobras
O Globo: Dilma pedirá aprovação do MP para novos ministros
Zero Hora: Nenhuma escola gaúcha entre as 100 melhores

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

MANCHETES DOS JORNAS

Maranhão
O Estado do MA: Governo entrega obras no interior
Região
Jornal do Commercio: Reta final para as compras
Meio-Norte: Brasil conquista título em cima de americanas
O Liberal: ACP defende a "virada" de Natal nos shoppings
O Povo: Cidades despreparadas para nova seca em 2015
Nacional 
Correio: Rollemberg: Agnelo já foi julgado pelas urnas
Estadão: Petrobras: Gerente diz ter alertado Graça pessoalmente
Folha: Maior resistência contra Levy virá de aliados, diz Aécio
O Globo: Emissão de título no exterior despenca
Zero Hora: Chuva e prejuízos na mudança de estação

domingo, 21 de dezembro de 2014

Na Coluna do CLÁUDIO HUMBERTO


“Eu conheço o caráter da minha filha. Isto é alguma coisa dirigida”

Senador José Sarney, descartando o envolvimento de Roseana Sarney no Petrolão


PODER SEM PUDOR

CRIAÇÃO DIVINA

Quando era presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, certa vez, quase teve um troço de tanto rir. Com ar sério, o 4º secretário da mesa, deputado João Caldas (PR-AL), ensaiou a defesa da nomeação de filhos de políticos para cargos públicos, com faz Severino, "desde que sejam bem preparados". E arrematou:

- Se Deus, que é Deus, quando quis salvar o mundo confiou a tarefa ao filho, por que nós, seus servos, não podemos fazer o mesmo?...

MANCHETES DOS JORNAIS

Maranhão
Jornal Pequeno: Flávio Dino encontrará estado sucateado e cheio de armadilhas administrativas
O Estado do MA: Rua Grande ainda atrai, apesar dos problemas
O Imparcial: 2015: Prepare-se! Tudo vai aumentar
Região
Jornal do Commercio: O Papa de uma nova era
Meio-Norte: Dias decretará ilegal antecipação de ICMS
O Liberal: Celpa é alvo de 13.734 queixas só neste ano
O Povo: Petrobras - O ano em que tudo deu errado
Nacional 
Correio: Agnelo quebra silêncio e ataca o governo eleito
Estadão: Sem dinheiro Petrobras corta investimentos em poços
Folha: Bancos desafiam justiça e seguram fundos da Lava Jato
O Globo: Lava-Jato já conta com 12 acordos de delação
Zero Hora: Brasil enfrenta competidor de peso em Cuba

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

MANCHETES DOS JORNAIS

Maranhão
O Estado do MA: Operações policiais reforçarão segurança no Natal e Ano-Novo
Região
Jornal do Commercio: Energia em curto-circuito
O Povo: IPVA ficará mais barato
Nacional 
Correio: Sem reveillon, Brasília deve ter bailão petista
Estadão: Lista de delator da Petrobras tem Antonio Palocci e mais 37 políticos
Folha: Alckmin mira "gastão" com taxa extra na conta de água
O Globo: Na diplomação, Dilma diz que vai renovar Petrobras
Zero Hora: Salário maior para deputado, governador, vice e secretários

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Lambe-Lambe: Placa de advertência no João Paulo


Opinião da Folha de S. Paulo


PCdoB é cotado para comandar Ministério da Cultura


MANCHETES DOS JORNAIS

Maranhão
O Estado do MA: TCE propõe anular contrato milionário da Prefeitura de SL
Região
Jornal do Commercio: Com a cara de Eduardo
Meio-Norte: Fábio revela estratégia para reduzir homicídios
O Povo: 2.476 agentes reforçam segurança na alta estação
Nacional 
Correio: Corrupção faz ações da Petrobras derreterem
Estadão: Ações da Petrobras caem 9,9% e atinge menor valor em 10 anos
Folha:  Ações da Petrobras tê menor valor em  10 anos
O Globo: Ações da Petrobras desabam e são suspensas na Bolsa
Zero Hora: Réus da Lava-Jato já chegam a 19

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Lambe-Lambe: Athenas Brasileira no Parque Vitória


Século XXI - Abaixo a Ditadura, viva o futuro!


Pablo entre as + Lidas da Folha de S. Paulo

LEIA AQUI MATÉRIA


Pablo na Ilustrada:



MANCHETES DOS JORNAIS

Maranhão
O Estado do MA: Só 10% faltam na 2ª etapa do Paes
O Imparcial: Vidas perdidas
Região
Jornal do Commercio: Da sulanca à industrialização
Meio-Norte: Fábio revela estratégia para reduzir homicídios
O Povo: Turista alemão balado na Praia do Futuro
Nacional 
Correio: Distritais resistem e derrubam blindagem
Estadão: Delator diz ter feito 'permuta de propina' com tesoureiro petista
Folha:  Países pores também terão que reduzir CO², decide cúpula
O Globo: Petrobras assinou até contrato com banco
Zero Hora: Doleiro mirava 17 obras no RS

sábado, 13 de dezembro de 2014

Educação no Ceará


Em VEJA desta semana - Roseana Sarney recebeu R$ 900 mil de propina da Petrobras

Em VEJA desta semana

Petrolão: políticos recebiam a propina em domicílio

Confira as revelações do homem que entregava dinheiro da Petrobras na casa de deputados, senadores, governadores, ministros e na sede nacional do PT

Robson Bonin e Hugo Marques
Money delivery: Acompanhado de seus advogados, Rafael Ângulo Lopez negocia um acordo de delação premiada com a Justiça. Durante anos, ele distribuiu dinheiro desviado da Petrobras a “clientes” famos do esquema de corrupção
Money delivery: Acompanhado de seus advogados, Rafael Ângulo Lopez negocia um acordo de delação premiada com a Justiça. Durante anos, ele distribuiu dinheiro desviado da Petrobras a “clientes” famos do esquema de corrupção(Jefferson Coppola/VEJA)
Depois de tantas revelações sobre engenharias corruptas complexas de sobrepreços, aditivos, aceleração de obras e manobras cambiais engenhosas, a Operação Lava-Jato produziu agora uma história simples e de fácil entendimento. Ela se refere ao que ocorre na etapa final do esquema de corrupção, quando dinheiro vivo é entregue em domicílio aos participantes. Durante quase uma década, Rafael Ângulo Lopez, esse senhor de cabelos grisalhos e aparência frágil da fotografia acima, executou esse trabalho. Ele era o distribuidor da propina que a quadrilha desviou dos cofres da Petrobras. Era o responsável pelo atendimento das demandas financeiras de clientes especiais, como deputados, senadores, governadores e ministros. Braço-direito do doleiro Alberto Youssef, o caixa da organização, Rafael era “o homem das boas notícias”. Ele passou os últimos anos cruzando o país de Norte a Sul em vôos comerciais com fortunas em cédulas amarradas ao próprio corpo sem nunca ter sido apanhado. Em cada cidade, um ou mais destinatários desse Papai Noel da corrupção o aguardavam ansiosamente.
Os vôos da alegria sempre começavam em São Paulo, onde funcionava o escritório central do grupo. As entregas de dinheiro em domicílio eram feitas em endereços elegantes de figurões de Brasília, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Maceió, São Luís. Eventualmente ele levava remessas para destinatários no Peru, na Bolívia e no Panamá. Discreto, falando só o estritamente necessário ao telefone, não deixou pistas de suas atividades em mensagens ou diálogos eletrônicos. Isso o manteve distante dos olhos e ouvidos da Polícia Federal nas primeiras etapas da operação Lava-Jato. Graças à dupla cidadania — espanhola e brasileira —, Rafael usava o passaporte europeu e ar naturalmente formal para transitar pelos aeroportos sem despertar suspeitas. Ele cumpria suas missões mais delicadas com praticamente todo o corpo coberto por camadas de notas fixadas com fita adesiva e filme plástico, daqueles usados para embalar alimentos. A muamba, segundo ele disse à polícia, era mais fácil e confortável de ser acomodada nas pernas. Quando os volumes era muito altos, Rafael contava com a ajuda de dois ou três comparsas.
A rotina do trabalho permitiu que o entregador soubesse mais do que o recomendável sobre a vida paralela e criminosa de seus clientes famosos, o que pode ser prenúncio de um grande pesadelo. É que Rafael tinha uma outra característica que poucos sabiam: a organização. Ele anotava e guardava comprovantes de todas as suas operações clandestinas. É considerado, por isso, uma testemunha capaz de ajudar a fisgar em definitivo alguns figurões envolvidos no escândalo da Petrobras. VEJA apurou que o entregador já se ofereceu para fazer um acordo de delação premiada, a exemplo do seu ex-patrão.
Veja dois dos destinatários da propina que Rafael Ângulo Lopez transportava.

Na Coluna do CLÁUDIO HUMBERTO - Empresa do filho de Aloízio Mercadante explora gás no Maranhão

EMPRESA DE FILHO DE MINISTRO FATURA R$ 148 MILHÕES 

A Petra Energia S/A, que tem como vice-presidente Pedro Barros Mercadante Oliva, filho do ministro Aloízio Mercadante, faturou R$ 148,1 milhões do governo federal entre 2013 e 2014, quando o petista se transformou no poderoso chefe da Casa Civil. Segundo o Sistema Integrado de Informações Financeiras do Governo Federal (Siafi), a verba foi empenhada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que foi comandado pelo mesmo Aloizio Mercadante nos anos de 2011 a 2012.

MEU PAIPAI

Da verba empenhada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do ministério, R$ 47,1 milhões já foram pagos à Petra Energia. 

UM ATRÁS DO OUTRO

Em 2013, o ministério empenhou R$ 42,8 milhões para a Petra Energia em agosto, e mais R$ 47,6 milhões no mês seguinte, setembro.

LUCRO BILIONÁRIO

Fundada em 2008 para explorar petróleo e gás, a Petra virou a maior concessionária de blocos de terra do País, tem áreas em MG, MA e AM


OLHO NA ÁFRICA

O presidente da Petra, Roberto Viana, já perfurou 16 poços na Bacia de São Francisco (MG), e tem expandido negócios para África. Hum...

Maranhão já tem lei de proteção aos animais

    A recorrente discussão sobre caminhos eficientes que garantam, de fato, a defeso animal é tema em diferentes esferas públicas e particulares, a exemplo do trabalho contínuo de ONGs e de protetores independentes. Todos os animais no Estado do Maranhão passaram a contar com proteção baseada em legislação específica nesta semana. De autoria do deputado estadual Roberto Costa (PMDB), a Lei 10.169/14 define a Política Estadual de Proteção aos Animais, estabelecendo normas para a defesa e preservação dos animais no Estado.
    De acordo com a Lei, todos os animais da fauna silvestre, exótica, doméstica, domesticada, animais de criadouros e os sinantrópicos, aqueles que aproveitam as condições oferecidas pelas atividades humanas para estabelecerem-se em habitats urbanos ou rurais, passam a ter proteção estadual assegurada pela legislação.
    Tópicos como atividades de tração e carga, transporte de animais, trabalho do Centro de Controle de Zoonoses, atividades de experiências com animais, sistemas intensivos de economia agropecuária e de abate, licenças e registros, fiscalização, dano à fauna e penalidades, fazem parte da matéria.
    Para Roberto Costa, o Maranhão precisava de uma política que contemplasse o bem estar animal, aliada a um trabalho eficiente de proteção. “A Lei é ampla para contemplar toda a fauna e defender interesses básicos que vão do bem estar animal à preservação e conservação da biodiversidade”, observou o parlamentar.
    Em São Luís, a aprovação foi comemorada. Leandro Nunes, presidente da Associação Maranhense em Defesa dos Animais (AMADA), destacou a fiscalização como principal ponto da Lei: “além de ser interessante por ser ampla e tratar da fauna como um todo, a Política Estadual de Proteção aos Animais vai atribuir responsabilidade aos Órgãos públicos e esperamos que cada um faça valer a sua competência no trabalho de repreensão”.
    A comerciante Karina Leda atua como protetora independente há 26 anos e destacou a aprovação como uma das mais importantes já feitas no Estado: “ser protetor independente, sem qualquer tipo de incentivo é difícil, temos que melhorar em muitos pontos, mas ver a causa animal sensibilizando a classe política é motivo de satisfação; sem dúvida, o deputado está de parabéns pelo Projeto aprovado”.
    Fica estabelecido pela Lei que o trabalho de proteção será desenvolvido em articulação com os órgãos e entidades competentes da União, dos municípios e com a sociedade civil organizada.
Os primeiros passos
    Em 1934, o Decreto 24.645, de Getúlio Vargas representava os primeiros passos da longa caminhada pela proteção animal no Brasil; de lá para cá surgiram constituições específicas, Leis estaduais e municipais.
Da Assessoria de Imprensa da ALMA

MANCHETES DOS JORNAIS

Maranhão
Aqui-MA: Farra criminosa termina no xilindró
Jornal Pequeno: Quase 40 pessoas foram para Pedrinhas após "festa do crime"
O Estado do MA: Maranhão lidera em rol de empresas de alto rendimento
O Imparcial: Confraternização do crime organizado
Região
Jornal do Commercio: Petrobras afunda mais e Dilma silencia
Meio-Norte: PI lidera em mutuários com pós-graduação
O Liberal: Alta do dólar encarece ceia natalina no Pará 
O Povo: Governo autoria demolição do Centro de Convenções
Nacional 
Correio:  Nova denúncia atinge comando da Petrobras
Estadão: Nova denúncia na Petrobras eleva pressão sobre Graça
Folha:  Ex-gerente da Petrobras diz que avisou Graça sobre desvio
O Globo: Nova testemunha envolve presidente da Petrobras
Zero Hora: Oposição pessiona por saída de Graça Foster

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul - Programação desta quinta,11

TEATRO CIDADE DE SÃO LUÍS - Rua do Egito, Centro.

14:00

Sessão com audiodescrição

Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.
contato - kennelpaulino@gmail.com











HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO
Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
Contato - www.vitrinefilmes.com.br







16:00


Através de cartas, entrevistas e depoimentos, conta-se a história do caçula de três irmãos, enviado pela família para Londres em 1969, para não seguir os passos da irmã mais velha e entrar para a luta armada contra a ditadura. O rapaz viaja o mundo  enquanto a irmã é presa e torturada no Brasil. Décadas depois, a morte do terceiro irmão impulsiona o resgate da memória dessas viagens e das relações familiares.

18:00

Sessão com audiodescrição


Através de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar. Seu apoio financeiro, assim como de muitos outros empresários, ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi.

20:00









A MORTE DE JAIME ROLDÓS

O destino trágico do primeiro retorno à democracia na América Latina é o ponto de partida de um intenso relato que combina jornalismo com invstigação, ensaio cinematográfico e drama pessoal. Com o fim de questionar o silêncio que pesa nos ombros de um país inteiro, o filme percorre a história desconhecida e surpreendente do Equador, o drama shakesperiano de três órfãos vítimas da luta de suas famílias pelo poder e o papel implacável da verdade oficial. 

Contato - lisandra.rivera.ramirez@gmail.com

Best seller de Fernando Morais

O livro de Lula 
O escritor Fernando Morais está enfurnado em Ilhabela, no interior paulista, escrevendo o livro de Lula, a ser lançado ano que vem. 
Não é uma biografia, e sim um recorte dos 30 anos da vida do ex-presidente, desde a prisão no Dops, em 1980, até o fim do segundo mandato, em 2010. 
Da Coluna do Alcelmo Gois

Frente de Esquerda contará com quatro deputados maranhenses

    Cinco dos 18 deputados federais da bancada maranhense eleita em outubro de 2014 estarão no bloco de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff a partir de 2015, quando se inicia o segundo mandato da petista.
    Da denominada Frente de Esquerda, formada por 67 deputados do PPS, PSB, PV e SD, com lançamento agendado para terça-feira, 16, quatro pertencem ao grupo de parlamentares maranhenses. Único tucano eleito para deputado federal nas eleições deste ano, o ex-prefeito de São Luís João Castelo se acomodará na ala liderada pelo senador Aécio Neves. 
    Oposicionistas do grupo político do senador José Sarney (PMDB-AP) no Maranhão, Eliziane Gama e Luana Alves se alinharam na Frente ao lado dos deputados verdes Sarney Filho e Victor Mendes. 
     A Frente de Esquerda vai atuar em bloco na Câmara com foco mirando as eleições municipais de 2016.

Frente de esquerda:
Eliziane Gama (PPS)
Sarney Filho (PV)
Victor Mendes (PV)
Luana Alves (PSB, suplente do ex-governador Zé Reinaldo Tavares)

Oposição tucana
João Castelo