segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Joãozinho Ribeiro quer desmontar império de Astro de Ogum no Parque Folclórico da Vila Palmeira

    Uma das propostas apresentadas pelo candidato  deputado federal Joãozinho Ribeiro (PCdoB), ex-secretário de cultura no governo Jackson Lago (2007-2009), desaloja o vereador Astro de Ogum (PMN), presidente eleito da Câmara Municipal de São Luís, do comando da Parque Folclórico da Vila Palmeira.
    Astro de Ogum está há mais de uma década no comando do espaço pertencente ao governo do estado. O parque foi criado pelo governador João Castelo com a proposta de ser um espaço de apresentação e convivência dos grupos folclóricos do estado.
    Joãozinho Ribeiro apresenta como um dos "compromissos prioritários" de seus mandato, a intalação no parque em São Luís do "Centro de Referência do Bumba-meu-boi do estado do Maranhão", com atividades permanentes de frmação, difusão e divulgação da cultura popular de todo o estado.
    A administração do parque está entregue atualmente à Federação das Entidades Folclóricas e Culturais do Estado do Maranhão, presidida por Paulo de Aruanda. Enfaticamente seu funcionamento está restrito ao São João com algumas exceções. A programação junina conjuga recursos do estado e município, garantida por emendas parlamentares do vereador.
    Astro de Ogum é dileto amigo da governadora Roseana Sarney. Em atos públicos, como na recente procissão dos Orixás, deixa transparente sua predileção pelos Sarney e satélites. Essa fidelidade foi abalada quando da passagem da brasiliense Alexandra Tavares pelo Palácio dos Leões. A mesura do pai de santo chegou a ponto deste patrocinar - com o devido apoio palaciano - o desfile da escola de samba Túnel do Sacavém, levando para a passarela a primeira-dama do estado como tema e destaque.