quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Associação de Criadores define sistema de segurança para Expoema 2014

    Representantes da Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) se reuniram com o presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM), José Assub Neto, para discutirem as estratégias que serão adotadas para a edição 2014 da Exposição Agropecuária do Maranhão (EXPOEMA). O evento acontece de seis a 14 de setembro, no Parque Independência, em São Luís.
    A EXPOEMA é um dos maiores eventos agropecuários do Nordeste e que atrai empresários do setor, investidores do agronegócio e grande público. Por conta de toda essa movimentação, os organizadores da Exposição estão definindo as estratégias de infraestrutura, as ações de segurança e mobilização e as atrações que compõem o evento. Na edição do ano passado, 2013, o público presente atingiu cerca de 200 mil pessoas.
    Durante a reunião, realizada essa semana, no Parque Independência, foram definidas as responsabilidades de cada órgão e instituição parceira da EXPOEMA. Sendo estabelecida como prioridade a segurança do evento, com a vistoria das instalações e dos estandes e da área que farão parte do evento e oferecerão algum tipo de serviço referente à alimentação.
    Essa ação será executada por fiscais da Vigilância Sanitária, que também estão encarregados de oferecer um treinamento aos comerciantes, no que se refere aos cuidados que devem ser tidos com a conservação, preparo e apresentação dos alimentos aos visitantes.
    O Corpo de Bombeiros fará uma inspeção geral no Parque Independência, para que seja gerado o laudo de liberação para a realização da EXPOEMA 2014. A tropa atuará na prevenção de acidentes, na resolução de eventuais incidentes, além de controlar uma das ambulâncias que estarão disponíveis ao público da Exposição. Outra ambulância, de responsabilidade do SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], estará a disposição no local para atendimento ao público.
    A Polícia Militar apresentou o planejamento de segurança para a área do parque e fornecerá grande contingente de policiais para garantir a realização do evento. A corporação está disponibilizando policiais atuando dentro e fora do parque para garantir a tranquilidade ao publico participante.
    A EXPOEMA contará, ainda, com o apoio de 40 agentes de trânsito da SMTT e mais 20 agentes da Blitz Urbana, que atuarão no controle de veículos no Parque Independência, tanto do público, quanto de vendedores ambulantes. “Com as medidas programadas podemos garantir que o público presente terá segurança, prevenção contra acidentes e estará consumindo produtos com qualidade, higiene e de forma segura e saudável”, justifica José Assub Neto, presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão.
    Além da exposição de animais e da comercialização de produtos, a EXPOEMA é um espaço de negócios e para a realização atividades de lazer. Concursos leiteiros, provas de hipismo, shows com cantores e bandas de forró estão entre as atrações da Exposição, que, este ano, terá outra novidade: sediará uma das etapas do Circuito Barretos de Rodeios (São Paulo), o maior da categoria no Brasil, em quatro noites do evento (de 10 a 13 de setembro). Outra novidade é o valor dos ingressos, que terão preços diferenciados para visitas às exposições e para os shows.