quinta-feira, 10 de julho de 2014

Festival resgata comédia do bumba-meu-boi de Zabumba

   
A comédia no Boi de Zabumba está sendo resgatada no Festival de Comédias de Bumba-meu-boi que acontece neste sábado, 12, paralelo ao 20º Festival de Bois de Zabumba, no Largo da Barrigudeira, no Monte Castelo. A promoção do evento é da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, em parceria com o Clube Cultural de Bumba-meu-boi de Zabumba e Tambor de Crioula do Maranhão. Integra o calendário de ações de salvaguarda do bumba-meu-boi, patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2011.

    O festival será aberto às 20 horas com apresentação dos bois Orgulho de Pinheiro e Capricho de União, do município de Santa Helena. Entre os grupos do sotaque em São Luís, a comédia desapareceu nas apresentações devido ao tempo estipulado por contrato com órgãos oficiais e  setor privado. 
    Participam do festival de zabumba o boi de Leonardo; Unidos Pela Fé; da Vila Passos; Capricho da Primavera; Laço do Amor; da Vila Ivar Saldanha; de Zabumba Orquestrado; da Vila Palmeira; Novo Capricho; Anjo do Meu Sonho; Capricho de Oliveira; Brilho da Paz; da Boa Vontade; de Romana; Dois Irmãos; de Guimarães; Sempre Seremos Unidos; da Fé em Deus e Unidos Venceremos.

    As comédias constituem pequenas histórias cômicas elaboradas coletivamente pelos brincantes, embora a maior parte da atividade dramática seja concentrada pelos personagens dos palhaços, conhecidos também como palhaceiros, Pais Franciscos, Catirinas, chefes da matança ou da palhaçada. 

    Segundo a  antropóloga Luciana, pesquisadora do Inventário Nacional de Referências Culturais do Bumba-meu-boi do Maranhão (INRC) realizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), com sede no Rio de Janeiro, órgão vinculado ao Iphan, “são eles quem, de fato, selecionam, elaboram e executam as performances a partir dos fatos, em alguma medida, experimentados pela coletividade de que participam, atuando assim como espécies de porta-vozes do grupo”.

    A Superintendência do IPHAN no Maranhão continuará executando, esse ano, ações de diagnóstico, apoio, fomento e promoção do bem registrado, dentre as quais oficinas, festival, seminário, encontro e projeto de educação patrimonial voltadas para a salvaguarda do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão, registrado como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011 no livro de registro das Celebrações.