domingo, 15 de junho de 2014

Manoel Ribeiro precisa ser tombado

    O deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB) desembarcou de helicóptero na cidade de Alcântara para participar da Festa do Divino Espírito Santo no município do Domingo. A ostentação de Ribeiro se afina à de seus pares políticos. Para cintilar seu poder fez questão de pousar na praça da Matriz, onde está fincado um dos únicos exemplares de pelourinho no país.
    Ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão por dez anos e ex-vereador de São Luís, Manoel Ribeiro é um aliado canino do grupo Sarney. Tem pelo Senador apreço, devoção e gratidão pelo patrimônio angariado às custas de empréstimos junto ao extinto Banco do Estado do Maranhão para o plantio de soja e outras benesses que o estado oligárquico pode facultar a quem o sustenta.
    Entre seus negócios, o político detém a exploração do sistema de transporte marítimo entre Alcântara e a ilha de São Luís. As sucatas de Ribeiro singram a Baía de São Marcos, arriscando pobres de uma das regiões mais pobres do Maranhão pelo Golfão Maranhense.
    Uma lei estadual exige que o transporte conceda meia-passagem aos estudantes usuários dos barcos. A condição política do deputado o faz ignorar a letra aprovada pelo Legislativo maranhense nas suas empresas de navegação. Da mesma maneira que ele ignora o escombro que ameaça todos os serviços públicos e casario da cidade histórica tombada pelo Patrimônio Nacional. Manoel Ribeiro é um patrimônio da política maranhense que precisa ser tombado no sentido do verbo.