sexta-feira, 16 de maio de 2014

Pós- Copa é tema de congresso de jornalista na Paraíba

Hélcio Estrela, presidente da Abrajet abre congresso em João Pessoa (PB)

Jornalistas de 16 estados da federação participaram nesta sexta-feira,1 6, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, em João Pessoa (PB), da abertura do 31º Congresso Nacional da Associação de Jornalistas de Turismo, Abrajet.  O encontro tem como tema “O Turismo pós-Copa do Mundo”, com palestra inaugural da Marta Rossi, organizadora do Festival de Gramado, no Rio Grande de Sul.
José Mário Pinto recebe medalha pelos 50 anos de jornalismo
O decano do José Mário Pinto, do jornal O Povo (CE), 80, com 51 anos de atividade no jornalismo de turismo foi homenageado na cerimônia de abertura. Recebeu o troféu do artista plástico paraibano Clóvis Júnior. Mário Pinto passou pela Gazeta de Turismo (BA), Panrotas (São Paulo), Sistema de Comunicação Verdes Mares (CE).
Marta Rossi disse que o legado da Copa é um tema recorrente, mas que precisa ser feita a distinção entre os investimentos do chamado padrão Fifa e em obras de melhoria de infraestrutura. “A Copa estimulou um processo que há anos vinha sendo discutido para melhoria dos aeroportos do país”, afirmou.
A visibilidade internacional de regiões do país, como o sul, é um dos pontos positivos da Copa citados por Marta Rossi.  Esse trabalho, a palestrante do Rio Grande do Sul atribuiu ao Instituto Brasileiro de Turismo, Embratur. Ressaltou que a Copa se fosse abraçada pela população desde o início, o resultado teria sido positivo em termos internacionais.
Marta Rossi disse que quando o Brasil conquistou o direito de realizar a Copa uma geração inteira foi esquecida, descumprindo prazos e planejamentos. “O vazio deixado pelo governo foi fruto da convicção do governo de que todo brasileiro nasce com a bola no pé, convencidos de que aqui tudo se faz de última hora”, observou.
Os estados Unidos lideram a venda de ingressos, seguido da Alemanha. A expectativa do setor é receber 600 mil pessoas durante o período de realizações dos jogos do Campeonato de Futebol do Mundo. Os Estados Unidos receberam em 2013 70 milhões de turistas, enquanto o Brasil recebeu no mesmo período 6 milhões de estrangeiros que aqui deixaram US$ 6 mi. A falta de um tratamento sério é a principal causa da diferença de resultados. 
Paraíba
O secretário de Turismo do Estado, Renato Feliciano, enalteceu a profissionalização do turismo na Paraíba, escolhida junto com Fortaleza (CE), foi escolhida entre os quatro destinos de maior satisfação da América Latina. Envolvendo mais de 50 atividades profissionais o setor turístico está no elenco de prioridades do estado da Paraíba. A taxa de ocupação hoteleira em João Pessoa está em torno de 75%.