quarta-feira, 16 de abril de 2014

Sarney adia aposentadoria compulsória da vida pública

O ex-presidente da República e senador José Sarney (PMDB-AP) confunde até seus assessores parlamentares quando o assunto é aposentadoria. Uma hora diz que para. Mas, não confirma se a retirada da vida pública é uma decisão irreversível.
A primeira vez que ensaiou a retirada publicamente foi durante a convalescência do mal súbito que o levou a internação no Hospital Sírio – Libanês, em São Paulo.
Deixou em aberto a decisão avisando que somente a tomaria em 2014, quando encerra seu mandato como senador pelo Amapá.
Há, por parte do senador, a intenção de disputar a única vaga de senador pelo estado do Norte. Lula seria o avalista da empreitada do político que já foi filiado a Arena, PDS e PFL, legendas de apoio aos militares e identificado com a ala à direita do regime. A renovação do mandato de Sarney prolongaria sua vida política em mais oito anos. Aos 83 anos, José Sarney disputaria a condição de mais idoso da casa com o gaúcho Pedro Simon, também do PMDB, nascido em 1930, três meses mais velho que o maranhense. Caso reeleitos, ambos têm projetada a vida política até 91 anos de idade.
Entre os 81 senadores, o senador pelo Maranhão Epitácio Cafeteira é o mais velho. Nascido em 1924, Cafeteira completa 90 anos em 27 de junho deste ano.