sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Obra de recuperação da Estação da RFFSA de Rosário pelo IPHAN fica no tapume

   
    A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional, IPHAN-MA, congelou a obra de recuperação da estação ferroviária do município de Rosário.  A estação pertenceu à extinta Rede Ferroviária Federal, RFFSA. A obra que deveria ser realizada pelo IPHAN é do governo federal, com apoio da Prefeitura de Rosário.
    Os bens móveis e imóveis da RFFSA foram repassados ao IPHAN em 2007, por determinação da Lei nº 11.483. A autarquia ficou responsável pela guarda e manutenção do acervo.

    Concluída a obra, o complexo funcionaria como Portal de Entrada dos Lençóis Maranhenses. Está localizado estratégicamente na linha de passagem entre São Luís e a cidade de Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis.

    O projeto arquitetônico executivo da obra foi contratado pelo IPHAN com apoio do Ministério do Turismo, fonte do recurso da reforma no valor de R$ 7.566.036,89. A empresa Ferreira Júnior foi contratada para realizar a reforma e requalificação urbanística do Complexo Ferroviário de Rosário, sob responsabilidade do engenheiro Sebastião Pereira Ferreira Júnior.

    A reabilitação urbana do complexo previa a implantação de um anfiteatro e chafariz, além de praças e jardins. Após a reforma o local abrigaria as secretarias municipais de Cultura e de Turismo, Biblioteca Municipal e exposição permanente da estrada de ferro São Luís – Teresina, além de auditório, cinema, oficina de serralheria e carpintaria e lojas de artesanato.
    Antiga porta de entrada da cidade de Rosário, a estação não chama nem mais a atenção dos moradores que pouco caso fazem dos tapumes montados pela Ferreira Júnior sob orientação estreita do IPHAN. Ficou apenas nisso. Os vândalos têm poupado o tablado com informações sobre o mais importante patrimônio histórico de Rosário.
Histórico
    A Estação Ferroviária de Rosário é parte integrante da Estrada de Ferro São Luís – Teresina, inaugurada em 1919. Os traços arquitetônicos são identificados como de inspiração inglesa  em suas linhas retas.  Durante 12 anos a estação funcionou como terminal e ponto inicial de linha, até que a Ponte Benedito Leite fosse construída no Estreito do Mosquito, ligando São Luís ao continente maranhense. Daí passou a ser uma estação intermediária.
    O complexo é formado por estação, armazéns, vila residencial de operários, grupo escolar, oficina e área para estacionamento e manobra de trens. A estação possui dois pavimentos.
    A condição geográfica do município de Rosário, no Baixo Munin, elo entre o litoral e o sertão se juntou à influência política do ilustre rosariense Benedito Leite, governador do estado do Maranhão.