quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Maranhenses estão buscando serviço de parto no Piauí

    Maranhenses estão dando à luz no Piauí. A informação de que mulheres maranhenses estão procurando a rede de saúde do SUS do Piauí para parir foi revelada pela presidente da Comissão Intergestores Bipartite, CIB, Iolete Soares de Arruda. Ela citou o caso durante reunião extraordinária da entidade representativa para discutir a dívida do estado do Maranhão com o vizinho gerada por atendimento a pacientes.
    O secretário de saúde do Maranhão, Ricardo Murad, presidiu a reunião. Murad afirmou que a suspensão do atendimento a pacientes provenientes do Maranhão desde dezembro do ano passado pela rede do SUS do Piauí é uma decisão meramente político. "O governador do Piauí e o prefeito de Teresina estão junto nisso, disse Ricardo Murad aos secretários de saúde e prefeitos de municípios maranhenses no auditório do Hotel Luzeiros. O hotel é local cativo do secretário para despacho.
    Murad também afirmou que há uma rede de falsificadores de fichas de encaminhamentos em Teresina de plantão para lesar os cofres públicos do Maranhão. O Piauí está cobrando uma dívida do Maranhão em relação a atendimento realizado entre maio e setembro de 2011.
Cerca de 38 municípios maranhenses que estão na região de fronteira com o Piauí acorrem a capital piauiense em busca de atendimento. Não somente de alta complexidade, mas também de média e até de urgência e emergência, como é o caso de Timon.

    O secretário Ricardo Murad apela para o sentido de universalização do sistema de saúde propugnado pelo SUS na tentativa de desmerecer a dívida. Contesta os números com ameaça de auditoria, mas empurra parte da dívida de cerca de R$ 700 mil para os cofres do erário de São Luís. 

    A estratégia de Murad é esvaziar São Luís mediante a devolução do teto de atendimento a casos de alto complexidade dos municípios maranhenses na fronteira com o Piauí. A conotação política da medida é clara como o discurso da prefeita de São João do Sóter que repetiu a mensagem ufanista do senador José Sarney sem mais nem meno em uma reunião para tratar de assunto prementes da saúde do Maranhão.