quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Maranhão na Pauta - Folha de S. Paulo: Pedrinhas registra o 3º assassinato de preso em janeiro

Detento de complexo no Maranhão foi estrangulado; foi a 63ª morte desde 2013
JULIANA COISSIDE SÃO PAULO
    Mais um preso foi encontrado morto ontem no complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão. É a terceira morte no local apenas neste mês, e a 63ª desde 2013.
    Jô de Souza Nojosa, 21, havia sido detido no fim de dezembro ao tentar entrar no complexo com maconha e um celular escondidos em uma peça de carne.
    O corpo dele foi encontrado na manhã de ontem em uma ala do bloco D do CCPJ, um dos oito presídios que compõem Pedrinhas.
    Segundo a Polícia Civil, Nojosa foi esganado e asfixiado antes de ser pendurado em uma corda improvisada, para simular um suicídio.
    O governo do Maranhão descarta essa hipótese, já que o corpo apresentava sinais de agressão. Não foram encontradas armas dentro da cela.
    Os assassinatos em Pedrinhas, com decapitações e esquartejamentos, levaram o Estado administrado por Roseana Sarney (PMDB) à pior crise do sistema carcerário dos últimos anos. Desde o fim de dezembro, homens da Polícia Militar atuam dentro de todos os presídios locais.
    Em 2013, segundo levantamento feito pela Folha, houve 230 homicídios nas prisões brasileiras. Só o complexo de Pedrinhas, com 60 mortes no ano passado, respondeu por 26% do total nacional.
    De acordo com a Sejap (secretaria de administração penitenciária), Nojosa tinha ainda um mandado de prisão expedido contra ele por porte ilegal de arma.
    Para a pasta, o crime pode ser entendido como reação à transferência de presos para cadeias federais. Anteontem, os primeiros nove presos foram levados a uma penitenciária de segurança máxima em Campo Grande (MS).
    A Polícia Civil, porém, diz que a maior suspeita é que o assassinato seja decorrência de desavença entre presos.
Os sete detentos que dividiam a cela com a vítima serão autuados pelo homicídio.
INTERVENÇÃO
    A crise na segurança penitenciária do Maranhão, protagonizada por Pedrinhas, é investigada pela Procuradoria-Geral da República desde o fim do ano passado.
    O procurador-geral, Rodrigo Janot, deve fazer um pedido de intervenção nos presídios maranhenses ao STF (Supremo Tribunal Federal), segundo a Folha apurou.
    Em documento enviado à Procuradoria, o governo do Estado estima um investimento de R$ 131 milhões na construção, reforma e manutenção de presídios, além da aquisição de equipamentos.
CRISE EM PEDRINHAS - CRONOLOGIA DO CAOS
17.dez.2013

Motim na prisão termina com três detentos decapitados
27.dez.2013

CNJ apresenta relatório sobre "descontrole" no presídio e cita torturas, estupros de mulheres de presos e visitas íntimas em ambiente coletivo
2.jan.2014

Presídio registra duas mortes em menos de 12 horas. Detento foge por um dos portões de entrada
7.jan.2014

Folha revela vídeo com presos debochando de corpos decapitados em Pedrinhas
16.jan.2014

Início de rebelião na prisão é controlado por homens da PM e de grupo especial de operações em presídios
Ontem

Detento morre enforcado na prisão. Governo do MA diz suspeitar de homicídio