sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Festa no Covil" e o lado mais assustador do narcotráfico

   
"Festa no Covil"(Companhia das Letras), de Juan Pablo Villalobos, é um romance experimental da pulp da narcoliteratura, com seus disparos de tiros, traficantes e toda gama deste universo nefasto e patética, sem evidenciar as características marcantes deste gênero. É o primeiro romance do escritor mexicano, lançado originalmente na Espanha. A edição britânica foi selecionada pelo jornal The Guardian entre os cinco finalistas do First Book Award. 
    "Festa no Covil"  faz parte da variedade de gêneros pulp que emergiu na literatura latino-americana pós experimentalismos de Gabriel García Márquez e da contemporânea de Roberto Bolaño, Ricardo Piglia, Rodrigo Fresán e outros. A narcoliteratura trata do lado asqueroso do mundo dos chefões do tráfico. No pequeno romance de Juan Pablo Villalobos - de 88 páginas - as contradições desta realidade 
    A tradução de Andreia Morone foi respaldada pelo Programa de Apoio à Tradução de Obras Mexicanas para Línguas Estrangeiras (Protrad), mantido pelas instituições culturais mexicanas. Daí expressões como "passou a perna" , "cacetada de problemas", entre outras da língua portuguesa, terem respaldo do autor, que  revisou a tradução.
    A história de um chefão do tráfico e seu séquito de psicopatas violentos através dos olhos do príncipe herdeiro, uma criança de sentimentos mórbidos. É a "Festa no Covil" de Yolcault (serpente-cascavel), contada por Tochtli ("coelho", na língua asteca). O vocabulário de Tochtli conduz a narrativa do romance de Villalobos. No posfácio, Adam Thirlwell define a personalidade do narrados Tochli, uma criança confinada num universo sórdido como uma Alice às avessas, com manias de colecionar palavras e objetos insólitos, como hipopótamos anões da Libéria: "Uma pessoa não é só um acúmulo das manias das quais têm consciência; as pessoas são dominadas pelas manias que não sabem que têm". 
    Ao mesmo tempo inocente e cruel, Tochtli exemplifica a infância incompreendida. Imerso nestas circunstâncias o narrador subverte a literatura, revisando conceitos primários do conhecimento prezado pela escrita à confirmar que "os cultos sabem muito sobre os livros, mas não sabem nada da vida". Apartado da educação formal, Tochtli recomenda ao seu preceptor uma literatura ideal "com livros que dissessem o que está acontecendo no momento, enquanto você lê" para enfim constatar a inexistência destes por "ser mais difícil de escrever que os livros futuristas que advinham o futuro". Enfim, "um poderoso romance sobre inocência e bestialidade", como o definiu o crítico do The Telegraph.


Imprensa - Quando a notícia caduca



MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
O Estado do MA:Bandidos são mortos por PMS ao tentar explodir um caixa
O Imparcial: Minirreforma ameça Lei da Ficha Limpa
Região
Jornal do Commercio:Conjunto residencial inteiro é interditado
Meio-Norte:Marcha por jesus bate novo recorde: 200 mil
O Povo:Copa das Confederações - 71,5% dos ingressos foram vendidos para cearenses
Nacional
Correio Braziliense:Um índio morto e 13 feridos em ação da PF
Estadão:Salário de 3,3 mil servidores está acima do teto, diz TCU
Estado de Minas:Minas conquista a China
Folha:BC diz que manterá aperto até confiança se consolidar
O Globo:Meta eleitoral - Resultado econômico fica para 2014
Valor:Baixo crescimento força investimento ‘defensivo’
Zero Hora:Tarso celebra fim de pedágios e concessionárias contestam

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi 2013 no Cohatrac - São Luís (MA)

Na COLUNA DO CLAUDIO HUMBERTO

COMPETENTES
Para o Planalto, Henrique Alves não “controla” governistas da Câmara, mas Renan Calheiros e José Sarney seguram a onda no Senado.

TÁ FEIA A COISA
As divergências entre PT e PMDB são ainda mais graves em pelo menos doze Estados, o que está minando as relações dos partidos.

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
O Estado do MA:Professores fizeram maior acordo da histórica, diz Roseana
Região
Jornal do Commercio:Economia sob pressão
Meio-Norte:Seca nos EUA dispara preço da soja no Piauí
O Povo:Ingressos - Copa das Confederações:Desinformações, filas e tumulto no 1º dia de entrega
Nacional
Correio Braziliense:Consumo cai, PIB segue fraco e BC aumenta juros
Estadão:PIB decepciona, mas BC eleva juros para conter a inflação
Estado de Minas:A salvação é a lavoura
Folha:PIB decepciona, mas BC aumenta juros ainda mais
O Globo:A encruzilhada da economia: Nem Pibinho segura juros, que vão a 8%
Zero Hora:PIB decepciona, juro sobe e dólar dispara

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Bandeira de Aço - 35 anos: Um minuto apenas das Afros cantando "Dente de ouro" de Josias

Maranhão tem 250 mil inscritos no ENEM 2013 com aumento de 62% em relação ao ano passado

    O Maranhão teve 250.164 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, segundo números divulgados nesta terça-feira, 28, pelo Ministério da Educação. O estado é o décimo do país em número de candidatos. Quatro estados do Nordeste estão entre os dez que tiveram o maior número de inscritos no Enem 2013: Bahia, Ceará, Pernambuco e Maranhão.
    Em relação ao ano passados, quando 156.903 se inscreveram para o Enem 2012, houve um aumento de 62,74%, com 93.261 inscritos a mais. O crescimento é mais que o dobro do  percentual de acréscimo do país em relação ao ano passado que foi de 26%. O percentual é também superior a todos os estados da região, como o Ceará, por exemplo,  que teve aumento de 40%. 
    O Nordeste tem o segundo maior percentual de inscritos, com 32% do total. Perde apenas para o Sudeste com 36%, mas fica muito acima do Sul (13%), Norte (10) e Centro-Oeste (9%). Dos 7. 834.024 inscritos em todo país, 849.058 farão a prova para obtenção do certificado do Ensino Médio. Os números poderão ser alterados após o término da confirmação da inscrição com o pagamento da taxa de inscrição. O prazo termina nesta quarta-feira,29.


Reprodução: O Povo


Na COLUNA DO CLAUDIO HUMBERTO

MAIS DE METADE DO PMDB REJEITA ALIANÇA COM PT
Para desespero do vice-presidente Michel Temer, levantamento interno revela que, se a convenção fosse hoje, mais de metade do PMDB rejeitaria a aliança com o PT da presidente Dilma. Ambos os partidos estão em pé de guerra em doze Estados, que somam 314 dos 477 delegados do PMDB. Os mesmos delegados seriam responsáveis por 470 votos, dos 739, o que definiria um rompimento oficial com o PT. 

PESO NA DECISÃO
O PMDB-RJ, onde o governador Sérgio Cabral tenta barrar candidatura de Lindbergh (PT), tem o maior número de delegados (51) e votos (74). 

OS DOZE
Além do Rio, estão na lista Ceará, Paraná, Acre, Bahia, Santa Catarina, Minas, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e gaúchos.

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
Aqui-Ma: Tal mãe, tal filho
O Estado do MA:Tribunal de Justiça do Piauí manda soltar Fábio Capita
O Imparcial: Deputado aprovam fim de comanda em locais fechados
Região
Jornal do Commercio:Cobertura maior para plano de saúde
Meio-Norte:PF e Abin investigam bioterrorismo no NE
O Povo:Operação prende 25 suspeitos de fraude
Nacional
Correio Braziliense:Aposta em doutores faz a UnB subir em ranking
Estadão:BC não age e dólar chega a R$ 2,07, o mais alto do ano
Estado de Minas:Adeus, carros barulhentos
Folha:Câmara aprova aumento de pena para traficante
O Globo:Hora da privatização: Leilão do Galeão começará com exigência de R$ 9,7 bi
Valor:Governo eleva pedágios de rodovias em licitação
Zero Hora:Soja puxa reação das exportações gaúchas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Corpo de motoqueiro é encontrado em Paço do Lumiar

    Um grupo de adolescentes encontraram por volta das 17h30 desta terça-feira,28, o corpo de um homem próximo a uma motocicleta de cor amarela. Eles se encontravam retirando vara no local próximo ao aeroporto do Paço do Lumiar quando deram com o cadáver. O local é conhecido como sendo de desova.

As mentiras, os fatos e o tornado Joaquim - RUTH DE AQUINO


    
RUTH DE AQUINO é
colunista
 de ÉPOCA
raquino@edglobo.com.br
(Foto: ÉPOCA) 
O Brasil também tem seu tornado – e ele se chama Joaquim Barbosa. Por muitas vezes ainda, o presidente do Supremo Tribunal Federal exercitará seu temperamento explosivo. Essa impulsividade cobra um preço alto em sua coluna lombar. E joga destroços no lombo de muita gente no Planalto. Acho sensacional quando o redemoinho da verdade atinge nossos políticos.

    O tornado Joaquim só espalha o que todo mundo diz. Que os partidos são “de mentirinha”. Que “o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos”. Que “os partidos e seus líderes não têm interesse em ter consistência” e “querem o poder pelo poder”. E que o Congresso prima pela ineficiência e submissão ao Executivo.
    Joaquim falou como professor, em palestra no Instituto de Educação Superior de Brasília. Não é desculpa. Ele pode ser tudo, menos ingênuo. Sabe que qualquer coisa que fale, ainda mais espinafrando, tem hoje o peso da toga e da posição no STF. O juiz supremo recebeu bordoada de todo lado. O presidente da Câmara, Henrique Alves, disse que “uma declaração desrespeitosa como essa não contribui para a harmonia constitucional”. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que a declaração não ajuda “o fortalecimento das instituições”.
    Joaquim – é pelo primeiro nome que o povo o conhece e o aplaude nas ruas – não negou nem voltou atrás, apenas afirmou ter falado como acadêmico em recinto fechado. Ora, ministro, paredes não resistem a tornados. Joaquim acha mesmo tudo o que disse. Na concepção de Alves e Renan, temos então no STF um golpista, um revolucionário, um juiz que joga contra a democracia e quer ver o circo pegar fogo. Menos, menos.

O presidente do STF
usa o redemoinho da 
verdade para provocar
políticos de mentirinha
    O roteiro da costura de alianças para 2014 é pior que na última novela da Globo, Salve Jorge. Estamos assistindo a “Salve-se quem puder”. É constrangedor acompanhar as cambalhotas de PT, PMDB, PSDB e PSB em busca de votos e palanques. Todas as declarações para a imprensa têm um quê de ameaça, chantagem, destempero, falsos beijos e tapinhas nas costas. Os slogans são pífios, os discursos são gritados. Como seria bom mandar todos os candidatos para a Capadócia, dar um tempo no noticiário político. Há uma imensa carência de ideias e programas. Capítulo após capítulo, vemos uma guerrinha de personalidades, saias justas, jantares conspiratórios.
    Acompanhamos boquiabertos a manipulação de estatísticas jogadas para baixo – como os índices de inflação e o total de miseráveis. No fundo, a realidade dos políticos é rasa. A governadora Roseana Sarney só pressiona por mais uma ajudinha de R$ 1,5 bilhão para o Maranhão, o Estado que desmoraliza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Pensando bem, o pedido de Roseana não é nada para um governo federal que gasta com 39 ministérios, em 17 prédios, a fortuna anual de R$ 58 bilhões, mais que o dobro do Bolsa Família. Falar contra esse escândalo do toma lá dá cá também atenta contra a democracia? Essa gastança é imposta a todos nós, que já sentimos a inflação pesar a cada visita ao supermercado. Não dá para enganar todos o tempo inteiro.
    Será que o comportamento errático do Congresso e de nossos partidos colabora para “o fortalecimento das instituições”? Esqueçam Joaquim e olhem para seu próprio umbigo. Ah, a Justiça também tem sua parcela de culpa. Várias decisões do STF nos últimos anos contribuíram para tornar os partidos pouco representativos. As falhas do Judiciário não desmerecem, porém, o discurso de Joaquim por um Legislativo mais eficaz. Com objetivos mais nobres, que honrem o espírito público. É só ter mais coerência e princípios. Mentir menos. Tudo isso ajudaria, sim, na democracia. Ajudaria a votar com gosto e convicção.
    As críticas de Joaquim aos partidos encontram um eco poderoso no mais novo indicado ao STF: o advogado Luís Roberto Barroso. Ele sempre defendeu uma reforma política abrangente, “que desça à raiz do problema” e combata “a corrupção e o fisiologismo”. Barroso critica Fernando Henrique Cardoso e Lula: “Nem FHC nem Lula tentaram mudar o modo como se faz política no Brasil. (...) Eles aderiram a esse modelo de presidencialismo sem base ideológica, com eleições em que se vota em candidatos, e não em partidos”. Traduzindo para o português corrente: nossos partidos são de mentirinha.
    O tornado é um intenso redemoinho de vento que ocorre quando uma nuvem em movimento alcança a terra. No Brasil, esse fenômeno costuma ocorrer quando se dá o microfone a Joaquim.
Da Revista Época

Douglas Cunha assume presidência do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão

    Com a morte do jornalista Leonardo Monteiro no sábado,25, assume a presidência do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Maranhão o jornalista Douglas Cunha, repórter da editoria de Polícia do jornal O Imparcial há várias décadas. Cunha é primeiro vice-presidente da diretoria do sindicato.
    A primeira providência de Douglas Cunha foi convocar a diretoria para uma assembleia. Pelo estatuto Douglas Cunha permanecerá na direção do Sindicato, com sede na Casa do Trabalhador, no Calhau, até junho de 2014, quando será convocada nova eleição.

Na Coluna da MÔNICA BERGAMO

PASSEATA
E hoje um grupo de secretários estaduais e municipais de saúde do Norte e do Nordeste devem se manifestar em favor do programa de "importação". O encontro será no Maranhão, que tem 0,6 médicos por mil habitantes.

Edivaldo Holanda Júnior segura pressão do grupo Sarney

    O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, resiste com bravura aos ataques do sistema de comunicação da família Sarney à sua administração iniciada em 1º de janeiro. No sábado,25, Edivaldo parou para mediar a pressão numa tenda da Cruz Vermelha montada no parque do Bom Menino na ação social Cidade Solidária. Sob o sol de mais de 40 graus das 11h30 da manhã,  após inúmeros abraços e afagos ao eleitorado feminino, a pressão arterial de Edivaldo Júnior era de 11 por 8.

Amado Batista diz ter enviado somas de dinheiro a professor universitário do Maranhão

O cantor Amado Batista: "mereci ser torturado"

    Apesar de ter sido torturado durante o ditadura militar no Brasil (1964-1985), Amado Batista, 62, afirmou não se sentir vítima do Estado. Durante entrevista no programa "De Frente com Gabi" desta segunda-feira (27), o cantor comparou seus torturadores a "uma mãe que corrige um filho".
    "Não. Eu acho que mereci. Fiz coisas erradas, eles me corrigiram, assim como uma mãe que corrige um filho. Acho que eu estava errado por estar contra o governo e ter acobertado pessoas que queriam tomar o país à força. Fui torturado, mas mereci", afirmou ele.
    Batista contou à Marília Gabriela que, quando tinha entre 18 e 19 anos, antes de se tornar músico profissional, trabalhava em uma livraria. Isso fez com que ele facilitasse o acesso de intelectuais a livros considerados subversivos na época.
    O músico ainda afirmou que aceitou enviar somas de dinheiro a um professor universitário do Maranhão, que, mais tarde, descobriu estar envolvido em ações clandestinas de grupos esquerdistas.
    De acordo com Amado Batista, quando os militares investigaram seus clientes na livraria, acabaram chegando até ele. Então, Batista ficou preso por dois meses: "me bateram muito. Me deram choques elétricos".
    Depois que o soltaram, todo machucado, ele disse ter passado por um perrengue: "fiquei tão atordoado. Queria largar tudo e virar andarilho".
    Mas toda essa tortura não fez com que o músico ficasse traumatizado. Pelo contrário, ele acredita que a repressão foi um instrumento necessário naquele contexto, para evitar que "o Brasil virasse uma (espécie de) Cuba".
    Amado Batista recebe uma indenização do governo depois de ter sido procurado pela Comissão da Verdade, que investiga violações de direitos humanos praticados durante o regime militar. "Recebo um salário de cerca de R$ 1.000, há algum tempo, mas acho desnecessário."
Do Yahoo Esportes

Deputado de Bacabal é relator da PEC sobre o aborto na Câmara Federal

    O deputado federal Alberto Filho (PMDB), parlamentar em primeiro mandato, é Secretário Executivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Vida – Contra o Aborto, e relator da PEC 164/2012 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.
    A Proposta de Emenda à Constituição nº 164/2012 é de autoria dos deputado federais Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e João Campos (PSDB-GO). A PEC altera o caput do artigo 5º da Constituição da República do Brasil, sancionada em 1988, garaninto do direito à vida desde a concepção. Aprovada a PEC a nova redação do Artigo passará a ser a seguinte:
    “Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, desde a concepção, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:”
    O deputado Alberto Filho, de Bacabal, disse na semana passada que vai apresentar seu relatório o mais breve possível, após ouvir "o conjunto da sociedade brasileira de forma democrática e participativa".

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
O Estado do MA:Presa quadrilha que invadiu e saqueou banco em Matões
Região
Jornal do Commercio:Enem tem número recorde de inscritos
Meio-Norte:Cerrados também vão ser polo de pecuária
O Povo:Cinturão digital beneficia apenas sete municípios
Nacional
Correio Braziliense:Erros e desculpas na crise do Bolsa Família
Estadão:Caixa omitiu liberação do Bolsa Família e admite erro
Estado de Minas:BH tem 60% de casas noturnas sem fiscalização
Folha:Caixa admite que cometeu erro sobre Bolsa Família
O Globo:O sub do sub do sub: Governo culpa 3º escalão por erro no Bolsa Família
Valor:Ritmo do aperto divide BC e diretoria busca consenso
Zero Hora:Piorou

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Aqui-MA dá sensacional pulo errado nominando autor de "gato" e resguardando Sushi Bar beneficiário

    Na edição desta segunda-feira, 27, o tabloide Aqui-MA, do Diários Associados, apresenta um caso muito comum na imprensa marrom: a falta de compromisso com a autenticidade da notícia. Em manchete de capa, o jornal "informa" sobre a prisão de um homem suspeito de fazer "gato" em "restaurante de bacana na Ponta do Farol". Mantendo as característica de matéria "elaborada" a partir de texto produzido por assessoria, o jornal identifica no primeiro parágrafo, como manda o manual de redação, o nome do tal homem preso: Antonio Marklei dos Reis Ferreira.
    A prisão de Marklei efetuada por policiais da Secretaria de Investigações Criminais depois de quatro dias em campana na madrugada de domingo, por volta das 2 da manhã. O delegado da Seic falou que Marklei é integrante de uma quadrilha que comete crimes da mesma natureza, de estelionato. Marklei foi levado para Pedrinhas. Ressalvou o delegado, porém, que os donos do restaurante de bacana na Ponta do Farol irão responder por furto mediante fraude.
    Cumprida então a missão sensacionalista,  termina aí a responsabilidade e compromisso do jornal com os fatos. Afinal, Marklei é um criminoso anônimo, notório a partir da prisão fato enfileirado edição a edição do Aqui-MA. E, só.
    Tratamento especial, porém, é reservado ao restaurante, como estabelecimento, e seu respectivo dono. A intenção pejorativa do "bacana" morre nisso. Dar nome aos bois, informando que o referido estabelecimento trata-se do Sushi Bar,  seriam outras 1.534 edições, já que há legislação garantindo o anonimato ao beneficiário do chamado gato, furto de energia elétrica. 
    O registro da queixa crime de furto de energia na delegacia competente, no caso a Seic, dispensa a notificação pessoal com aviso de recebimento. No entanto, as provas seguras da materialidade e autoria delitiva, no caso o flagrante furto de energia, não exime da condição de réu o proprietário do estabelecimento que logicamente de maneira recorrente alegar não ter ciência do "gato". Em jurisprudência ainda que o proprietário não tivesse sido o autor do "gato", não resta dúvida que sendo real e direto beneficiário, contribuiu para a prática do crime descrito no § 3º do art. 155 do  Código Penal.

Para PMDB Roseana Sarney é do Mato Grosso do Sul

    Com chamada na capa, a participação de Roseana Sarney na entrega de retroescavadeiras do Ministério do Desenvolvimento Agrário no site oficial do PMDB (veja aqui)  identifica a governadora do Maranhão como sendo do estado do Mato Grosso do Sul (confira aqui).




João Alberto é também cogitado como candidato ao governo do grupo Sarney em 2014

     Durante almoço com jornalistas no Rio de Janeiro, por ocasião do leilão das bacias de exploração de petróleo pela Agência Nacional de Petróleo, aliados do grupo Sarney avaliaram a performance do secretário Luiz Fernando Silva como pré-candidato ao governo em 2014.
    Mesmo com a governadora Roseana Sarney (PMDB) à tiracolo prometendo mundo a fundo perdido aos prefeitos, o nome de Luiz Fernando não tem decolado entre o eleitorado do interior do estado. Sem carisma com o eleitorado e de ríspido tratamento com os prefeitos, o ex-prefeito de São José de Ribamar apresenta-se com peso extraordinário para alçar vôo mais ousado daqui a menos de um ano.
    Emerge daí os nomes do ministro Edison Lobão e do senador João Alberto, ambos do PMDB, como opção para disputar o Palácio dos Leões com Flávio Dino, presidente da Embratur. Com problemas na fala após a enfermidade que o abateu no ano passado, o ministro Lobão  desponta como uma opção secundária. João Alberto seria então a terceira via do grupo.Contribuem com Alberto os elevados índice de criminalidade ao qual o estado mergulha irreversivelmente. Tido como justiceiro por parte do eleitorado, a recolhida bandeira do senador estaria pronta para o recall.

24ª edição do Festival de Música de Pinheiro será aberto para outros estados e fará tributo à "Coxinho"

     A Fundação Cultural Pinheirense, (FCP), mantêm  abertas até dia 30 de junho, as  inscrições para a 24ª edição do Festival de Música de Pinheiro (Fesmap), que acontecerá no segundo semestre deste ano, com o tema –  Fesmap Ano 24 Canta meu Nordeste “Tributo à Coxinho”.
    Durante 23 anos, o Fesmap tem revelado novos talentos, abrindo espaço para músicos iniciantes, valorizando profissionais já conhecidos no mercado e reconhecendo grandes intérpretes. No entanto, o público de outros estados também sinalizava o desejo de participar do evento, por isso, a coordenação abriu desde o ano passado, inscrições para artista de todo o Nordeste.
    “Em função da importância do Festival e de seu fortalecimento, percebemos que artistas de outros estados, mostravam interesse em participar, por isso, resolvemos  regionalizá-lo”, destaca  Valdomiro Magno Soares, coordenador do Fesmap.
Oficinas
Como parte do evento, desde o ano passado, a FCP realiza paralelo  ao Festival, diversas oficinas culturais. Música,  canto, percussão, artesanato, artes plásticas e capoeira estão incluídas na programação e  são realizadas nas escolas públicas. Segundo o criador e organizador do Festival, Valdomiro Magno Soares, uma forma de envolver os jovens pinheirenses no processo cultural da cidade.
    Também na oportunidade,  a FCP realiza concurso de redação com o tema relacionado ao Festival. Os autores das vinte melhores redações recebem como premiação, violões e seis meses de aulas gratuitas em escola local.
    Para os interessados, o regulamento do Fesmap Ano 23 Canta meu Nordeste, “Tributo a João do Vale” já está disponível no site da Fundação Cultural Pinheirense (www.fesmapfcp.com.br). As inscrições podem ser feitas gratuitamente no próprio site até o dia 30 de junho. Mais informações sobre o festival pelos telefones (98) 8813-5998 / 8163-9260 ou pelo e-mail fesmap@hotmail.com
Festival
O Fesmap  surgiu em 1980, com o intuito de  promover intercâmbio artístico  e cultural entre os artistas pinheirenses. Porém, mesmo com pouca estrutura e apoio, houve um crescimento significativo, tornando-o em pouco tempo,  em um evento estadual. Todos os anos é  realizado na Praça José Sarney, no centro da cidade de Pinheiro (MA) e envolve artistas de diversas regiões do estado. A organização do Festival premia os três melhores colocados e o melhor intérprete.
    A comissão julgadora será formada por nove personalidades maranhenses das áreas da música, literatura, jornalismo e artes em geral, que estão sendo escolhidos a dedo pela organização do evento.  O júri técnico realizará o trabalho de análise das composições nos critérios letra, melodia, arranjo, harmonia e interpretação.
    A Fundação Cultural Pinheirense colocará à disposição dos participantes uma banda para ensaios duas semanas antes do festival, numa forma de apoiar os inscritos com dificuldade de logística no transporte de seus músicos.
Homenagem
Durante os  23  anos de sua realização,  o Fesmap, homenageou diversos artistas maranhenses. Este ano, é a vez do cantador Coxinho, ou Bartolomeu dos Santos, considerado um dos nomes mais expressivos da cultura popular do Maranhão.
    Natural da Baixada Maranhense, vem à luz em 24 de agosto de 1910, no lugarejo Fazenda Nova, nas proximidades de Lapela (considerado um dos maiores redutos de afrodescendentes no município de Vitória do Mearim). Sua estreia como cantador de Boi dá-se em 1924 (ano marcado por uma das maiores enchentes no Estado), no seu município de origem, aos 14 anos.
Por mais de 30 anos dedicou sua vida ao Boi de Pindaré, que fundou, juntamente com João Câncio, em 1960. Mas a paixão pela maior manifestação popular do Maranhão nasceu antes disso, quando começou a cantar no Boi de Viana, do Caratatiua.
    Coxinho morreu em 1991, ainda como amo principal do Boi de Pindaré, aos 81 anos, e é considerado uma das maiores vozes do Bumba-meu-Boi do estado no sotaque de Pandeirão, e autor da toada ‘Urrou do Boi’, de 1972, e que hoje é o Hino Cultural e Folclórico do Maranhão.

Na COLUNA DO ANCELMO GOIS

Quem avisa amigo é
Muito se fala da importação de médicos de Portugal, e o coleguinha André Luiz Azevedo, correspondente da TV Globo em Lisboa, alerta que, também no caso da medicina, a língua não é bem a mesma.

Exemplos: câncer é cancro, resfriado é constipado, band-aid é pense rápido, cólica é dor do período, paciente é utente, camisinha é durex e injeção é... pica.

Na COLUNA DO CLAUDIO HUMBERTO

PMDB leva guerras estaduais com  PT para Câmara

Se a presidenta Dilma acha que teve trabalho na votação da MP dos Portos, pode armar tropas para a batalha. A bancada do PMDB agora ameaça, além de negar apoio à sua reeleição, descarregar as broncas estaduais com o PT dificultando a votação de matérias de interesse do governo. O PT trava cabo de guerra com PMDB em Pernambuco, no Rio, Maranhão, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio Grande do Sul

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
Aqui-MA:No pulo do "gato"
O Estado do MA:Relatório aponta caixa 2 no programa Bom Peixe
Região
Jornal do Commercio:Barbárie em família
Meio-Norte:Governo entrega 90 máquinas do PAC2
O Povo:Relatório aponta os riscos de segurança em Fortaleza
Nacional
Correio Braziliense:Nova ação na Câmara para abolir voto secreto
Estadão:Preço menor de produtos tira US$ 20 bi de exportações
Estado de Minas:Profissão: lobista
Folha:Miséria ainda persiste na educação, diz índice oficial
O Globo:Infância abandonada – Só 10% das crianças em abrigos podem ser adotadas
Valor: Dilma impõe tolerância zero para atraso em obras
Zero Hora:108 prefeituras não fiscalizam projetos com risco ambiental

domingo, 26 de maio de 2013

Sarney escreve para Painel do Leitor da Folha sobre caso da blogueira do Amapá

Amapá
Sobre o texto "Blogueira processada por aliados de Sarney é multada" ("Poder", 23/5), esclareço o seguinte:
1) Nada tenho a ver com o assunto. Meu nome tem sido utilizado para obter repercussão;
2) A blogueira Alcinéa Cavalcante Costa não tem conta bloqueada. O que existe é pedido feito pela Fazenda Nacional em razão de dívida de multa aplicada em vários processos pelo TRE do Amapá na eleição de 2006, confirmada pelo TSE. O processo foi de iniciativa da coligação União pelo Amapá, composta por PDT, PMDB, PP, Prona, PSC e PV;
3) A contenda, portanto, é da Fazenda Nacional contra devedora do erário;
4) A Associação dos Magistrados do Amapá emitiu nota a respeito, dizendo que o noticiário divulgado pela blogueira é falso, "certamente para causar impacto na mídia".
José Sarney, senador pelo PMDB-AP (Brasília, DF)
RESPOSTA DO JORNALISTA DANIEL CARVALHO - Alcinéa Cavalcante Costa tornou-se devedora justamente em razão das multas decorrentes das ações movidas pela coligação que apoiou o senador em 2006.

Como o nordeste virou a china brasileira - CLAUDIO DE MOURA CASTRO

Há 15 anos, o empresário sergipano João Carlos Paes Mendonça não tinha investimentos em shopping centers. Hoje, seu grupo, JCPM, é um dos cinco maiores do país no setor, com participação acionária em 11 shoppings. Seu sucesso é consequência e causa do crescimento econômico do Nordeste, onde ele concentra seus empreendimentos.Nos últimos 15 anos, a região, com mais de 53 milhões de habitantes (27% da população brasileira), deixou de ser vista como um caso de crise e pobreza sem solução. Entre 1995 e 2009, o PIB nordestino cresceu 53,4%, 14% acima da media do país. O crescimento nordestino é consequência de três movimentos: injeção de dinheiro público na economia local (com obras de infraestrutura c programas de renda mínima), crescimento de empresas locais (como o grupo JCPM) e atração de empresas multinacionais e de outras regiões do país.
    Maior bolsão de pobreza do Brasil, com metade da população nas classes C, D e E, o Nordeste foi o principal beneficiário da queda da inflação, a partir de 1994, e dos programas de redistribuição de renda, como o Bolsa Família, desde 2003. O Nordeste recebe metade dos recursos distribuídos pelo Bolsa Família (R$ 4,2 bilhões, nos quatro primeiros meses deste ano). A região também é foco prioritário das obras de infraestrutura do governo federal. No governo Lula (2003-2010), 18% dos investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contemplavam o Nordeste. "O valor orçado era superior ao PIB da região", diz Alexandre Rands, economista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
    Com os repasses do Estado, o vento de prosperidade sobrou o mercado nordestino de baixo para cima. Beneficiou desempregados, trabalhadores, pequenos e grandes empreendedores locais, como Paes Mendonça. Entre 2008 e 2010, a taxa de sobrevivência de empresas no Nordeste superou a média nacional. "O custo Nordeste é muito menor que o alisto Brasil", diz Edênio Nobre, diretor do BicBanco, banco cearense especializado em empresas de pequeno e médio porte. Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos negócios já são responsáveis por 58,2% dos empregos com carteira assinada no Piauí. "O empreendedorismo está em alta, num ambiente próximo ao pleno emprego", diz Luiz Barretto, presidente do Sebrae. De 2002 a 2012, a região criou mais postos dc trabalho que a média nacional. O impacto direto desse desenvolvimento pode ser visto na evolução da renda média por habitante. No Nordeste, ela foi maior que a média nacional. Isso permitiu uma inversão no tradicional movimento migratório de nordestinos para o Sudeste. Ele encolheu 5%, desde os anos 2000. No mesmo período, o número de não nordestinos que decidiram se estabelecer na região cresceu 14%. "Isso é importante, pois estamos falando da região mais difícil do país", diz João Policarpo Lima, pesquisador da UFPE.
    Para Paes Mendonça, o maior dinamismo da economia local foi a oportunidade para lançar empreendimentos de maior valor agregado uma transformação relevante, numa família que testemunhou o crescimento da economia da região. Desde os anos 1930, seu pai, Pedro, era dono de mercearias. Na década de 1960, a família passou a investir em supermercados, como a rede Paes Mendonça.
    Em 2000, ele se afastou do varejo. Vendeu os supermercados Bom Preço e o cartão de crédito Hipercard, para montar o grupo JCPM. Além de 11 shopping centers, o JCPM atua nos setores imobiliário e de comunicações. E hoje o maior grupo empresarial da região."Um novo mercado se abriu para profissionais mais qualificados, salários mais altos e consumidores mais exigentes", diz Paes Mendonça.
    Multinacionais foram atraídas para o Nordeste: Mondeis International (antiga divisão de guloseimas da Kraft Foods), Fiat, Ford e CocaCola são exemplos. "As empresas instalaram-se atraídas por um mercado proporcionalmente maior que a renda gerada na região, dada a grande transferência de recursos do governo federal", afirma Rands, da UFPE. Além do potencial do mercado consumidor emergente, pesaram na decisão das empresas incentivos fiscais generosos, como isenção de ICMS, e a presença de portos integrados a polos industriais. É o caso dos portos de Camaçari, na Bahia, e de Suape, em Pernambuco. Sede da fábrica da Ford na Bahia, Camaçari responde por 30% do PIB do Estado.
    A industrialização faz o Nordeste seguir os passos do desenvolvimento trilhados pelo Sudeste há seis décadas.
    Há um longo caminho a percorrer. As carências mais significativas estão no semiárido nordestino, desprovidas do dinamismo econômico das capitais litorâneas. Apesar das obras do PAC, portos, aeroportos e estradas são ineficazes. "A falta de infraestrutura ainda é um entrave. Não temos estradas suficientes", diz Paes Mendonça. "Nem ferrovias que sirvam de alternativa." A educação também preocupa. Em 2007, quase 20% da população nordestina com mais de 15 anos não sabia ler ou escrever, ante a média nacional de 10%. A educação, como em todo país, deve ser prioridade.
De VEJA

Na COLUNA DO CLAUDIO HUMBERTO


PODER SEM PUDOR

MARIA DO CORREIO ENTENDIA DE CARTAS
No começo dos anos 1960, o então desconhecido deputado José Sarney foi a uma cartomante em Araxá (MG) em companhia do escritor Fernando Sabino. A cartomante, Maria do Correio, jogou as cartas:
- Você vai ser presidente da República.
Quem ouviu, riu... Maria do Correio acertou outra vez. Nos anos 1970, um jovem jornalista queria saber se ia se casar com a namorada. Ela respondeu que ele não se casaria com a jovem, mas um dia seria presidente da República. O nome do moço era Fernando Collor, agora no Senado, perto de Sarney.

De Mao a Xiao - FERREIRA GULLAR


Kissinger afirma que Mao impeliu a China a uma década de frenesi ideológico e sectarismo feroz
    Esta é a terceira crônica que escrevo tendo por referência o livro "Sobre a China", de Henry Kissinger. Será a última e terá como assunto as figuras de Mao Tse-tung e Deng Xiao Ping, os dois importantes líderes da China moderna, isto é, a nova China surgida da Revolução Comunista de 1949.
    Se, nas crônicas anteriores, fui motivado pelas peculiaridades surpreendentes da antiga China, nesta vou me ater a alguns fatos que, na minha opinião, deram origem, de uma maneira ou de outra, à China de agora, tornada capitalista. Sim, mas por se tratar da China, um capitalismo muito peculiar.
    A República Popular, que Mao implantou, por cima de uma história e uma cultura milenares, tinha por modelo a URSS de Josef Stálin e, por isso mesmo, projetos e decisões impostos à nação, de cima para baixo, por decisão e vontade do líder.
Por isso mesmo, quando, em 1956, Khruschov denunciou o stalinismo e propôs um modo menos autoritário de conduzir o processo revolucionário, Mao rompeu com ele e o acusou de trair o comunismo.
    Certamente, Mao havia mudado a velha China, introduzindo nela medidas econômicas e educacionais que melhoraram sensivelmente a vida do povo chinês. Há, porém, quem ponha em dúvida o seu grau de sensatez, quando passou a tomar decisões delirantes como a de induzir os cidadãos a fabricarem aço em casa.
    Milhões de chefes de família teriam montado minissiderúrgicas no quintal da casa para, ali, produzir aço. O resultado, como teria de ser, foi desastroso: toneladas de aço de péssima qualidade, que não servia para nada.
    Há quem acredite estar nesse fracasso a origem da Revolução Cultural. Segundo eles, tamanho insucesso teria comprometido a autoridade e o prestígio, até então intocáveis, de Mao, gerando, dentro do Partido Comunista chinês, um movimento contra a sua liderança. Muitos dirigentes passaram a crer que o grande líder havia enlouquecido e que, para deter aquela rebelião, deflagrou a Revolução Cultural que, em última análise, visava a desmontar o aparelho partidário.
    Kissinger afirma que Mao impeliu a China a uma década de frenesi ideológico, sectarismo feroz e quase a uma guerra civil. Nenhuma instituição foi poupada e, por todo o país, governos locais foram desfeitos, destituídos líderes do Partido Comunista e do Exército de Libertação Popular, incluindo comandantes da guerra revolucionária, vítimas de expurgo e submetidos a humilhação pública.
    Figuras importantes do partido foram obrigadas a desfilar pelas ruas das cidades ostentando orelhas de burro. Os jovens foram instados a saírem às ruas de todo o país, atendendo à exortação de Mao, a fim de "aprenderem a revolução fazendo a revolução".
Dirigentes do partido eram enviados ao campo para aprender com os camponeses analfabetos a lição revolucionária. Adolescentes tornaram-se tropas de choque ideológicas. A nação chinesa virou de cabeça para baixo, com filhos se voltando contra os pais, alunos humilhando professores, queimando livros. Em Pequim, os ataques dos Guardas Vermelhos destruíram quase 5.000 locais de valor cultural e histórico.
    Após a morte de Mao, Deng Xiao Ping, principal líder entre o fim dos anos 1970 e início dos 1990-- que fora perseguido por Mao-- afirmou ter a Revolução Cultural quase destruído o Partido Comunista como instituição e arruinara sua credibilidade.
    Quando assumiu o governo, a China estava em situação pior do que quando Mao iniciara a transformação revolucionária da sociedade chinesa. Na verdade, o Estado planejado, longe de criar uma sociedade sem classes, terminara por estratificar as classes.
    Os bens, em vez de serem comprados, eram distribuídos conforme as prerrogativas oficiais, o que levou ao favoritismo e à corrupção, uma vez que tudo passou a depender de influência partidária.
    O programa de reforma que Deng implantara destinou-se a erradicar o maoismo. Ele e seus auxiliares mais próximos implantaram a economia de mercado, aberta ao exterior, confiando no espírito empreendedor do povo chinês.
    Não resta dúvida de que nasceu então a China de hoje, de economia capitalista, no polo oposto às teses maoistas. Não obstante, fiel à sagacidade tradicional chinesa, manteve o culto a Mao Tse-tung, embora fizesse o contrário do que ele fez e faria.
Da Folha

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
Jornal Pequeno:Fraudes no seguro-defesso envolvem vereadores do MA
O Estado do MA:MP diz que área de saúde de SL está desestruturada
O Imparcial:Estabelecimentos 99% irregulares
Região
Jornal do Commercio:A morte das Marias
Meio-Norte:PI foca em minério para se desenvolver
O Povo:Como acompanhar seu filho sem ser invasivo
Nacional
Correio Braziliense:Bolsa família é ineficaz contra a desigualdade
Estadão:Transnordetina vai custar quase o dobro e atrasar cinco anos
Estado de Minas:O efeito Angelina
Folha:Navio só entra nmo Brasil se fornecer 190 informações
O Globo:Partidos querem criar 410 novos municípios
Zero Hora:Candidatos ensaiam bandeira para 2014

sábado, 25 de maio de 2013

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
Aqui-MA:Armados até os dentes
Jornal Pequeno:Ministro confirma monitoramento do processo da morte de Décio Sá
O Estado do MA:Caso Décio Sá - CNJ acompanhará o processo que apura morte do jornalista
O Imparcial:Dia da indústria - O Maranhão que produz
Região
Jornal do Commercio:Estado inteiro terá cobertura do Samu
Meio-Norte:Ministro é choque de modernidade, diz TJ
O Povo: Governo e associação descartam "greve" na PM
Nacional
Correio Braziliense:A despedida começa em Brasília
Estadão:‘Toma decisão política quem tem voto’, diz Barroso
Folha:Dinheiro do caso Maluf é devolvido a SP após 15 anos
O Globo:Via telemarketing: Empresa do Rio espalhou boato sobre Bolsa Família
Zero Hora:Rede social é adversária da Balada Segura

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Museu de Tudo - Estátua de João Lisboa foi inaugurada com hino ao escritor

    
Inauguração da estátua no centenário de nascimento de João Lisboa

    NA solenidade de inauguração da estátua de João Lisboa, em 1º de janeiro de 1918, um grupo de 30 meninas dirigidas por dona Hermídia Soares, professora da Escola Modelo Benedito Leite, cantou o Hino a João Lisboa com letra do acadêmico Alfredo de Assis e música do professor Adelman Corrêa.Era governador do estado o coronel Antonio Bricio de Araújo.

Hino a João Lisboa:
Seja sempre o teu nome que tanto
nos orgulha, nos enche de glória,
como as notas supremas de um canto,
dos que soem levar a vitória.

Sempre nele vejamos de um templo
consagrado ao trabalho e ao saber,
valoroso, bem vivido exemplo
que nos faça querer e poder.

Pela pureza do brilho
do teu vulto de eleição
salve!salve! egrégio filho
da terra do Maranhão.

A existência passaste-a lutando
pelas causas mais nobres e belas
nem de leve jamais te importando
tempestades e rudes procelas.

Desenganos, tristezas da vida.

recalcá-los soubeste no peito
sem parar um momento na lida
em que foste valente e perfeito.

Pela pureza do brilho
do teu vulto de eleição

salve!salve! egrégio filho
da terra do Maranhão.

Pena de oiro fazendo de clava
de templário sem par no valor
foi-te a pena que mais se ilustrava
quanto mais se entregava ao labor.

E as grandezas que dela extraíste
nos ficaram da Pátria no altar
como o oiro que ao tempo resiste
sempre novo e sonoro a brilhar.


Pela pureza do brilho
do teu vulto de eleição,

salve!salve! egrégio filho
da terra do Maranhão.



Tens porisso da Pátria o gigante
coração desabordando de amor,
a louvar, ufanoso e constante 
do que foste o sereno esplendor.

A dizer o teu nome ao presidente,
a levar o teu nome ao porvir
como um facho de luz refulgente
nos caminhos da vida a seguir!


Pela pureza do brilho
Do teu vulto de eleição,

Salve!salve! egrégio filho
Da terra do Maranhão.




Estátua de João Lisboa na década de 60
Na praça o autor de Via e obra de Antonio Vieira residiu por anos. O crédito para "o levantamento" da estátua foi aberto pelo governador Luiz Antonio Domingues da Silva  que sancionou a Lei Nº 582, de 24 de abril de 1911.
Praça João Lisboa em 2012

Charge do dia - CLAYTON (O Povo)


No PANORAMA POLÍTICO de ILIMAR FRANCO

Empurrando a máquina
Uma autoridade do PMDB diz que não ouviu a governadora Roseana Sarney (MA) criticar o vice Michel Temer no Jaburu. Relatou que ela pediu, e Temer vai cobrar do BNDES o prometido crédito de R$ 1 bi para o Programa Viva Maranhão.

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
O Estado do MA:Caso Décio - Escutas revelam ligações de agiota com policiais civis
O Imparcial:Fraude no seguro-defeso
4º Poder: Cutrim volta a brigar pela CPI da Agiotagem
Região
Jornal do Commercio:Bancos mais patrulhados
Meio-Norte:Novo ministro quer exame para juízes
O Povo:Estado gasta apenas 23% da verba para seca
Nacional
Correio Braziliense:Procurador-geral da República pede fim do voto secreto
Estadão:Dilma indica advogado progressista para o STF
Estado de Minas:Procuram-se médicos
Folha:Após seis meses, Dilma indica ministro do STF
O Globo:Nos campos do pré-sal - Brasil fará maior leilão de petróleo do mundo
Valor:Exportação à Argentina dá salto, mas cenário preocupa
Zero Hora:Campo aumenta salário, mas perde trabalhadores

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Som nosso de cada dia - Phill Veras: Vício

Curta temporada do São João no Maranhão favorece Caruaru (PE) e Campinha Grande (PE)

    O São João do Caruaru (PE) de 2013 terá duração de 29 dias. Começa no dia 1º de junho com Valdir Santos, Geraldo Azevedo, Nando Cordel e Mastruz com Leite e se encerra em 29 de junho com Luan Santana, Elifas Jr., Benil e Forró das Coleguinhas (confira a programação aqui). Serão 200 shows, 38 eventos e cinco polos de animação.
    Apesar de tudo isso, o São João da cidade do agreste do Pernambuco será um pouco menor que o de Campina Grande, na Paraíba. No autodenominado maior São João do Mundo, a festa terá duração de 31 dias. Se estende de 7 de junho, abrindo com Flávio Jospe, Dorgival Dantas, Capité, Biliu de Campinha e Jairo Madruga, a 7 de julho, encerrando com Garota Safada, Os 3 do Nordeste, Genival Lacerda e Raniere Gomes (confira programação aqui).
    Na capital do bumba-meu-boi o São João patrocinado pela prefeitura de São Luís terá 18 dias de festa, entre 13 e 30 de junho. O calendário oficial junino do governo do estado será bem mais curto que isso: apenas 9 dias. Difícil pensar numa disputa sem desvantagem como destino turístico.

Blogueira processada por aliados de Sarney é multada

    Processos movidos em 2006 pela coligação do senador José Sarney (PMDB-AP) resultaram em mais de R$ 1 milhão em multas a uma blogueira. Com juros e correção monetária, o valor hoje ultrapassa R$ 2 milhões, segundo a defesa dela.
    Como Alcinéa Costa, 57, não tem bens, a Justiça Eleitoral do Amapá determinou, em primeira instância, o bloqueio da conta bancária dela, pela qual recebe R$ 5.000 mensais de aposentadoria como professora. O advogado recorreu e, por isso, ainda não houve o bloqueio.
    O senador José Sarney disse que nunca a processou. Segundo ele, a ação foi movida pelo advogado do PMDB-AP.
    A jornalista diz que o primeiro processo foi motivado pelo comentário de um internauta em seu blog.
    A Justiça determinou que a publicação fosse retirada do ar. A blogueira cumpriu, mas comentou a decisão, o que lhe rendeu outro processo. A página foi retirada do ar, mas Alcinéa comentava o andamento do processo em outro blog e era acionada a cada publicação.
    "A desproporção das punições acaba inviabilizando a atividade profissional", disse Celso Schröder, da Federação Nacional dos Jornalistas.
Da Folha