quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeitos respondem mal a elogios a Roseana em solenidade da FAMEM

    Mais ou menos de cinco vezes foi citado o nome da governadora Roseana Sarney na solenidade de posse do prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, na presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, FAMEM.
    Prefeitos aliados e correligionários citaram a governadora com menor ou maior intensidade de subserviência. No entanto, pelo que se percebeu da resposta da plateia a governadora não desfruta da melhor das preferências entre os prefeitos maranhenses.
   Ainda durante a solenidade, convidado a compor a mesa, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, TCE-MA, Edmar Cutrim, conteve seu cardápio de elogios ao filho no discurso de posse. Os Cutrim foram um dos que fizeram referência à Roseana.

 



Crime ambiental na área de reserva ecológica do Jaguarema

Por César Teixeira
    Invasores profissionais estão devastando uma área verde de influência das nascentes do Rio Jaguarema, declarada pela Prefeitura Municipal de São Luís como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), conforme Lei nº 4.770, de 22 de março de 2007. Na última quarta-feira (27/02), chegaram a atear fogo na mata, o que só não resultou em catástrofe devido à ação de policiais e bombeiros.
    A área, localizada ao lado do Condomínio Parque das Mangueiras – Av. Santos Dumont, vem sendo ocupada desde o carnaval por invasores que chegaram à reserva portando facões e cordas plásticas, alguns de motocicletas e até de automóveis. Eles possuem casas nas proximidades, mas já estão dividindo os lotes da área verde para especulação, visando lucros pessoais.
    Segundo os moradores do condomínio, o caso já foi denunciado à Secretária Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA e ao Batalhão de Polícia Ambiental do Estado, mas ainda não foram tomadas as medidas necessárias para afastar definitivamente os invasores, que desdenham da própria ação policial, que é tímida, ocasional, e não os assusta.
    A área verde é densa, com mangueiras, cajueiros, babaçuais, barrigudeiras, entre outras árvores, sendo partilhada por várias espécies de aves, como siricoras, jacutingas, sabiás, etc, além de camaleões, mucuras, preás e outros animais de pequeno porte. Mas corre o risco de ser completamente derrubada ou queimada, levando à extinção da fauna e da flora ali existente. “Trata-se de um crime ambiental”, denunciam os moradores.

Lula afaga repórter de O Povo

    O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou no início da tarde desta quinta-feira,28, em Fortaleza (CE). Lula foi participar da programação de comemoração aos 10 anos do PT na direção do país. A capital cearense foi a primeira cidade do Nordeste visitada por Lula no roteiro das comemorações da legenda.Publicamente São Luís não está no roteiro de comemorações do PT
    Ao chegar à Fortaleza , Lula foi abordado por um repórter do jornal O Povo, mais lido na cidade. No lugar da entrevista o ex-presidente da República e dispôs a acariciar o repórter Carlos Mazza. Os afagos foram registrados em fotografia postadas no bloco Segunda Leitura.
.

Francisco Escórcio ameaça cortar "caixões e passagens" se perder 14° e 15° salários

Francisco Escórcio: sem dinheiro para pagar "caixões e passagens"
A Câmara aprovou na quarta-feira (27) um projeto que limita o pagamento de 14º e 15º salário para deputados e senadores, mas a decisão contrariou alguns parlamentares.
     Em entrevista à rádio CBN, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) criticou a medida, e alegou que utiliza o dinheiro para pagar "caixões e passagens" para eleitores menos favorecidos que visitam seu gabinete.
     Essa ajuda de custo, porém, é destinada para suprir a necessidade que os parlamentares têm ao se mudar, com suas famílias, para a capital, no início e no final de cada ano durante o recesso.
     Ontem, o deputado Newton Cardoso (PMDB-MG) se pronunciou abertamente contra o projeto.
"Eu vou abrir mão sim, mas é preciso ajudar aqueles que precisam desse dinheiro. Acho uma deslealdade com estes deputados cortar o salário deles. Acho errado! Pago para trabalhar aqui, pago caro", disse.
     Os vencimentos mensais dos parlamentares são de R$ 26.723,13.
     "É um clientelismo e assistencialismo sem igual. O deputado deveria fiscalizar o poder executivo, e não oferecer estes favores. Caso a entrega dessas benesses esteja condicionada ao voto no próximo pleito, pode ser caracterizado o crime eleitoral da compra de votos", afirma Helio Silveira, advogado especialista em sistema eleitoral.
     A reportagem tentou entrar em contato com Escórcio, mas ele não foi encontrado em seu gabinete.
O projeto de decreto legislativo, de autoria da ex-senadora e atual ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT-PR), já tinha sido aprovado há cerca de nove meses no plenário do Senado.
     Ao extinguir os salários extras, o projeto prevê que os parlamentares ainda continuem recebendo dois salários a mais, um no início e outro no final do mandato. Ou seja, para os deputados, a cada quatro anos; para os senadores, a cada oito anos.
Do UOL

Luiz Fernando Silva leva para a Sinfra todos os cargos comissionados da Casa Civil

    Ao deixar a Casa Civil para ser efetivado como secretário de estado e infraestrutura, Luiz Fernando Silva esvaziou além das gavetas. Luiz Fernando é candidato virtual do grupo Sarney ao governo do estado do Maranhão nas eleições de 2014.
    Junto com as papeladas de cunho pessoal que mantinha na pasta de maior intervenção política na máquina estadual, Luiz Fernando levou todos os cargos em comissão da antiga pasta.Do chefe de gabinete ao motoristas, todos foram transferidos de mala e cuia para a Sinfra.
    Substituído pelo "empresário" João Abreu na Casa Civil, Luiz Fernando desfruta das regalias do antigo posto. Mantém dirigindo o gabinete do mirante do Palácio onde atende regularmente. 
    Daí se explicar a falta de entusiasmo de Abreu pela indicação da governadora, dispensando até mesmo a cerimônia de transferência e posse formal como Chefe da Casa Civil. Abreu saiu pela tangente dizendo ser um retorno à cadeira outrora ocupada no governo Roseana Sarney.

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
O Estado do MA:Barragem do Bacanga vai ser recuperada
Região
Jornal do Commércio:Dia de adeus no Vaticano
Meio-norte:Prefeitos dão golpe e rejeitam médicos
O Povo:À espera de um Papa
Nacional
Correio Braziliense:Fim. Pressão acaba com 67 anos de privilégio
Estadão:A Igreja atravessou ‘águas turbulentas’ diz papa ao sair
Estado de Minas:Até fazendeiro e político ganham o bolsa-pesca
Folha:No adeus, papa lamenta os momentos difíceis
O Globo:A guerra do Petróleo – STF libera Congresso para decidir já sobre royalties
Valor Econômico: Governo tenta reverter o pessimismo com inflação
Zero Hora:Santa Maria em busca de respostas – Bombeiro assinou alvará sem plano contra incêndio

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
O Estado do MA:Inaugurada 1ª unidade de segurança comunitária do MA
Região
Jornal do Commércio:Seca mais perto do Recife
Meio-norte:Piauí tem preso há 10 anos sem julgamento|
O Povo:Enseada do Mucuripi é insegura
Nacional
Correio Braziliense:Justiça barra supersalários. Agora é a vez do 14º e do 15º
Estadão:Tesouro deve injetar até R$ 8 bilhões no BNDES
Estado de Minas:Caso Bruno – Mais um policial sob investigação
Folha:Auditoria aponta falas e má gestão nos portos
O Globo:Novo retrato do Brasil – Salário de domésticas é o que mais sobe no país
Zero Hora:Santa Maria, 27/01/2013

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Programação do I Festival de Arte Contemporânea da UFMA

16h  Auditório da Biblioteca Setorial/ CCH-UFMA
Mesa de Abertura
O CORPO ERÓTICO DA  ARTE CONTEMPORÂNEA
Profª Drª Viviane Moura da Rocha
Doutora em Artes Visuais: História Teoria e Crítica da Arte / UFRGS
Pós-Doutoranda em Filosofia / UFRGS / CNPq

17h
Coffee Break

17h no CCH/UFMA
In-concretus de Raurício Barbosa

18h  CCH/UFMA
“Sino” de Tieta Macau
 “Duo” de Sarah Nunes

18h30min  Sala de Dança/ CCH-UFMA
EU de Juan Paz
MASTRO de Leônidas Portela


20h CCH-UFMA
Show Musical
Salu Sound System
Preto Hell

No PAINEL DA FOLHA DE S. PAULO

Festança Michel Temer promoverá amanhã, no Palácio do Jaburu, jantar em homenagem a José Sarney (PMDB-AP). O evento para o ex-presidente do Senado terá participação de ministros e governadores do partido.

Presidente do TRE-MA cita Nelson Mandela em discurso

"Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível? Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".
Desembargador José Bernardo Rodrigues no discurso de posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão citando Nelson Mandela

Na COLUNA DO CLAUDIO HUMBERTO

RODÍZIOS
O senador João Alberto (PMDB-MA) busca apoio para ser indicado ao comando do Conselho de Ética. Já o ex-presidente Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) deu vaga à correligionária Lídice da Mata (BA).

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
O Estado do MA:Polícia prende quadrilha de arrombadores e 5 por tráfico
Região
Jornal do Commércio:Dengue cai 93% no Estado
Meio-norte:Obras de expansão de energia são vetadas
O Povo:Polícia investiga ataque pirata a iate
Nacional
Correio Braziliense:Cai o primeiro barão dos ônibus. GDF assume frota
Estadão:Papa afasta cardeal suspeito de assédio e adianta conclave
Estado de Minas:Sul de Minas – Traficantes de órgãos torturavam vítimas
Folha:Dilma é ‘ingrata’, diz FHC em ataque ao PT
O Globo:Calor de 42 graus sem refresco – Falhas em série cortam água de 9 milhões no Rio
Valor:Leilões contestados devem paralisar ferrovias da Valec
Zero Hora:Fim de polo de pedágio terá festa e foguetório

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Na COLUNA DO CLAUDIO HUMBERTO

Contraponto
Minha asa, minha vida

Dilma Rousseff voltava a Brasília após viagem ao Nordeste, quando forte temporal atingiu a área de desembarque. Tão logo o avião pousou, ministros saíram pela porta traseira enquanto a presidente usou a dianteira, amparada pela comitiva, que a protegia da chuva. Gastão Vieira (Turismo) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) esperavam carros oficiais sob a asa da aeronave.

Ao observar a cena, Dilma saiu da zona coberta, caminhou em direção à dupla de auxiliares e disse, para desespero do seu estafe:

-Se eles podem ficar aqui, eu também posso!

SOM POP - Célia Leite canta "Sou mais eu"

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
O Estado do MA:Sampaio goleia o Bacabal
O Imparcial: Crea vai fiscalizar pontes e terminais em São Luís
Região
Jornal do Commércio:Timbu dá goleada e Leão segue má fase
Meio-norte:Doente espera 17 horas para fazer raio X no HUT
O Povo:Apreensão de jovens cresce 52% no Ceará
Nacional
Correio Braziliense:TJ livra condomínio em terra da União de pagar IPTU
Estadão:G-20 avalia barrar entrada de corruptos nos países-membros
Estado de Minas:A revanche do consumidor
Folha:Busca pelo poder dividiu a igreja, diz arcebispo
O Globo:Sem competitividade - Governo dará incentivos a portos públicos
Valor:Custos do frete disparam no início da safra de soja
Zero Hora:Alta no preço de imóveis é quase o triplo da inflação

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Yoani e a ‘Senhor’ - CAETANO VELOSO

Nossos esquerdistas mereceriam mais confiança se tratassem Yoani com respeito
    É difícil aceitar como progressista a atitude dos que agrediram Yoani Sanchez em sua chegada ao Brasil. E logo em minhas duas terras, Bahia e Pernambuco (ganhei cidadania da Assembleia Legislativa Pernambucana, a Casa de Joaquim Nabuco). Se um indivíduo eleva voz dissidente num país que mantém presos políticos por décadas, deveria receber o apoio dos que lutam pela justiça. Quando Marighella ficou sabendo o que se passava na União Soviética sob Stalin (pelas revelações que Nikita Kruschev, num esboço de perestroica-glasnost, incentivou), ficou semanas a fio em pranto. Para ser sincero, não me surpreenderam as revelações kruschevianas: meu pai, apesar de ser simpatizante de esquerda, sempre comentava que a Rússia stalinista podia esconder opressões brutais. Mas o pasmo entre comunistas foi grande. O chororô de Marighella pareceu desproporcional a alguns de seus companheiros, mas diz algo de profundamente bom sobre ele.
    Não desconheço a possibilidade de interpretar os fatos políticos a partir de uma perspectiva que submeta o sentido moral do caso Yoani à crítica do desequilíbrio mundial. A força americana pode ser sentida a ponto de neguinho pôr sua capacidade de solidariedade abaixo de uma visão geral da luta. Aí Fidel pode ser visto como o herói que enfrenta o Dragão da Maldade, qualquer relativização desse enfrentamento sendo suspeito. Por que Obama não acaba com o bloqueio a Cuba? Yoani pode aparecer nesse quadro como uma colaboracionista. Mas como, se ela própria declara repúdio ao embargo?
    Tive a honra de ser atacado juntamente com Yoani por Fidel em pessoa. Fidel escreveu o prefácio a um livro sobre Evo Morales (que nome! Sempre paro quando ouço ou leio o nome de Eva no masculino) e, nesse prefácio, me desancou por eu ter dito em entrevista que minha canção “Base de Guantánamo” não significava apoio à política de Estado cubana. Ali, o herói caribenho me equiparava à blogueira de milhões. Éramos, os dois, agentes do imperialismo americano. Inocentes úteis da potência capitalista. Gosto dos textos de Yoani. Fui a Havana em 1999 e sinto a presença da vida cubana neles. Eu teria mais confiança em nossos esquerdistas se eles a tratassem com respeito.
    Gente próxima e distante estranhou que eu escrevesse que estou triste. Minha mãe morreu. Senti a passagem do tempo com violência. Mas leio “Porventura”, de Antonio Cicero, e a força (qualidade) dos poemas me revigora. Filósofo e poeta, Cicero é um dos grandes.
    Recebi de presente essa maravilha que é o livro-antologia da revista “Senhor”. Gracias Ana Maria Mello e Ruy Castro. Em 1959, um vendedor de enciclopédias bateu à nossa porta em Santo Amaro. Ele oferecia a assinatura de uma revista cujos primeiros números trazia consigo. Meu irmão Rodrigo, a quem devo tanto, ficou impressionado com o que via e me chamou para que eu tomasse conhecimento da novidade. Ele sabia que eu ia gostar. Fiquei extasiado com as capas e os títulos das matérias: contos de grandes autores conhecidos e desconhecidos, cartuns geniais, comentários inteligentes e cheios de humor sobre assuntos diversos. Suponho que contei longamente sobre o efeito que tiveram sobre mim o primeiro LP de João Gilberto (que saiu em 1959) e, já a partir de 1960, as atividades culturais da Universidade da Bahia sob o reitor Edgard Santos. Devo ter mencionado a “Senhor” também. Mas não creio que tenha dito com todas as letras que essa revista desempenhou papel no mínimo igualmente determinante em minha formação. E estou certo de tê-la conhecido antes de ouvir João. O impacto foi enorme. Tudo o que eu adivinhava nas páginas de Millôr em “O Cruzeiro” (que eu guardava numa caixa) e nos contos de William Saroyan — a modernidade — aparecia desenvolvido nessa publicação. É emocionante para mim rever os desenhos de Glauco Rodrigues, Bea Feitler, Carlos Scliar; os artigos de Paulo Francis; as charges elegantíssimas de Jaguar (que traço!, que ideias!); os contos de Clarice. Curioso ler o texto de Ivan Lessa sobre justamente a nascente bossa nova. Ele, informadíssimo, no calor da hora já falava em Chet Baker. Mas reagia à Rolleiflex do “Desafinado” (e à canção como um todo) com rejeição semelhante à sofrida por imagens e sons tropicalistas poucos anos depois. Eu, que dependia da elegância da Bossa e da “Senhor”, já aprovava a liberdade da menção à marca de câmera e o humor do jogo com o verbo “revelar”. Lessa (que tem um texto engraçadíssimo e muito bem escrito no livro paralelo “SR, uma senhora revista”) censurava. Revelava sua enorme ingratidão. Mas ele saúda o surgimento de Carlos Lyra e Roberto Menescal (embora, como Bob Dylan, por cima de Jobim!).

CHARGE DO DIA - CLAYTON


E a banda passou - FERREIRA GULLAR

Por toda zona sul do Rio, são multidões que já não dançam nem cantam, puxadas por trios elétricos
    Passado o Carnaval, me ponho a refletir. No final da década de 1950, o Carnaval de rua, no Rio, havia morrido. À exceção do Cordão da Bola Preta e de um ou outro bloco, quase nada havia. É certo que alguns foliões mascarados, vestidos de palhaço, de urso ou vestidos de mulher, vagavam pela Cinelândia, misturavam-se a um ou outro grupo de gente que brincava na avenida Rio Branco.
    Bêbados desgarrados sempre houve e haverá, mas o Carnaval de rua, com banda de música tocando e muita gente sambando, como décadas atrás, isso não havia mais. Por que, não sei, mas lembro das conversas de foliões nostálgicos, lamentando o fim desse tipo de brincadeira carnavalesca.
    Foi então que, em Ipanema, surgiu um pequeno grupo que decidiu sair para a rua, batucando e cantando. Parece que a primeira aparição desse grupo foi em 1964, pouco antes do golpe militar que viria instaurar uma ditadura no país. Não era muita gente, não, dez ou 20 pessoas e alguns músicos, creio eu.
    Nascia a Banda de Ipanema, inventada por Albino Pinheiro e Ferdy Carneiro, a que aderiram Jaguar, Ziraldo, a turma do Pasquim e do Jangadeiro, mas também Sérgio Cabral e o grupo que militara no CPC da UNE e depois no Teatro Opinião, encabeçados por Thereza Aragão. Com o tempo, outros mais aderiram.
    O pessoal se reunia na praça General Osório, a banda começava a tocar chamando gente, aumentando o bloco que seguia pela Prudente de Morais até a altura do Bar Vinte, se não me falha a memória. Ali dobrava e retornava pela Visconde de Pirajá de volta à praça de onde partira e onde se dispersava.
    Àquela altura, já anoitecera e o pessoal bastante animado, especialmente porque, durante o percurso, parava nos bares para tomar cerveja e batidas de limão.
    Era comum que, quando chegava à praça, já muita gente ficara pelo caminho, muitos pelos botecos onde enchiam a cara pelo resto da noite.
    A Banda de Ipanema era, assim, uma exceção, mas, de certo modo, uma retomada do Carnaval de rua que, talvez pela importância que o bairro tomara, por nele residirem ou frequentarem seus restaurantes e bares, artistas e intelectuais de prestígio, despertava o interesse de gente de outros bairros -e a banda foi crescendo, de ano para ano.
    Não demorou muito e aquele pequeno grupo inicial duplicara ou triplicara de tamanho, e com isso o entusiasmo dos carnavalescos crescia contaminando, claro, os moradores do bairro que, no começo, ficavam nas janelas vendo a banda passar.
    E com isso ela também se tornou, de certo modo, manifestação política contra o regime militar. Não explicitamente e sim pelo fato mesmo de opor-se à hipócrita seriedade da ditadura: mostrar-se alegre e irreverente já era ser contra os milicos. Os anos se passaram e outras bandas começaram a surgir em diferentes bairros da zona sul do Rio: no Leme, em Copacabana, no Catete, no Jardim Botânico.
    Tive que deixar o país e, assim que voltei, já estava eu lá na banda de Ipanema. Havia muita gente nova, mas os antigos companheiros continuavam lá. Em seguida, mudei-me para Copacabana e, com o tempo, deixei de desfilar. Quando voltei a participar, ela havia mudado muito. Fora alguns dos velhos participantes -Albino, Jaguar, Sérgio Cabral-, a banda tinha sido tomada por outra turma, e à frente dela iam alegríssimos travestis, vindos talvez de outros Estados.
    A banda crescera bastante, não conhecia quase ninguém, ou não encontrava os amigos em meio a tanta gente. Foi a última vez que desfilei.
    Pois bem, acabo de ver na televisão a banda de hoje desfilando pela Vieira Souto, tomada por uma multidão, que mal conseguia caminhar quanto mais sambar. Coisa semelhante ocorre, agora, por toda a zona sul do Rio, do Jardim Botânico a Santa Tereza, de Botafogo à Cinelândia. São multidões que já não dançam nem cantam, puxadas por trios elétricos.
    No sábado de Carnaval, aquilo que foi outrora o Cordão da Bola Preta tornara-se uma multidão que encheu a avenida Rio Branco, criando um sufoco: gente apavorada não conseguia sair dali, algumas moças desmaiaram e foram, a muito custo, resgatadas por policiais.
    É, a vida muda e, às vezes, para pior.
Da Folha

OSCAR 2013 EM CARTAZ



LINCOLN
BOX CINÉPOLIS(São Luís Shopping) Sala 1 – Sessão:18h00 – 21h20
CINESYSTEM ( Rio Anil Shopping) Sala 4 – Sessão:22 horas.

 
 

 


O LADO BOM DA VIDA
BOX CINÉPOLIS(São Luís Shopping) Sala 6 – Sessão:12h30-15h10-17h50
CINESYSTEM ( Rio Anil Shopping) Sala 3 – Sessão:14h10 – 16h40-19h00

 
 
  

OS MISERÁVEIS
BOX CINÉPOLIS(São Luís Shopping) Sala 10 – Sessão:20h40
CINESYSTEM ( Rio Anil Shopping) Sala 3 – Sessão:21h20









AMOR
CINE PRAIA GRANDE (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho - Praia Grande, Centro) - Sessões: 16h00 - 18h15 - 20h30

Panfleto da Nova era - #OpRedeGlobo

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
Jornal Pequeno: Maranhense de Itapecuru afirma ser filha de Sarney
O Estado do MA:Concursos vão abrir 4.883 vagas no MA
O Imparcial: 40 obras para mudar o centro
Região
Jornal do Commércio:Um monstro disfarçado de futebol
Meio-norte:Teresina deve ganhar porto seco no Rodoanel
O Povo:A disputa por fieis
Nacional
Correio Braziliense:A economia é salva pela soja e pelo milho
Estadão:FHC entra na campanha de Aécio para neutralizar Lula
Estado de Minas:Monumentos ao desperdício
Folha:Chuva causa outra morte e afeta 1.500 famílias no litoral
O Globo:Crack e cocaína afastam do trabalho mais que álcool
Zero Hora:Argentina – O cerco se fecha
 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

# FORA RENAN reúne grupo de jovens em protesto no centro de São Luís

    O movimento #Fora Renan mostrou a cara neste sábado, 23, em São Luís (MA). Um grupo de jovens, mobilizados através das redes sociais, se concentrou no meio da tarde na Praia Grande de onde partiram em passeata para diversos pontos da cidade.
 
    No canteiro central de entrada da ponte do São Francisco (José Sarney), no sentido centro-São Francisco,  o grupo se concentrou com faixas, cartazes e fotos, entoando palavras de ordem. Permaneceram por cerca de 30 minutos local, ocupando em algumas ocasiões a pista para chamar a atenção dos motoristas e passeiros de carros e transportes coletivos.
 
    Depois seguiram pela Rua do Egito, dobrando o Canto da Sé, passando em frente à praça Benedito Leite para finalmente desembocar no Largo da praça D. Pedro II. Primeiramente se concentraram em frente à sede do Tribunal de Justiça do Maranhão. Em seguida, marcharam em direção do Palácio dos Leões.
 
    Em frente à sede do Poder Executivo estadual o grupo. Os participantes da manifestação deitaram-se em frente à entrada principal do Palácio dos Leões por alguns minutos. Os policiais que estavam de plantão apenas observaram a movimentação. Entoando insultos contra o senador José Sarney (Veja Vídeo) os jovens seguiram para a Praia Grande para encerrar o ato em frente à Câmara Municipal de São Luís.
 
ASSISTA O # FORA RENAN em São Luís (MA):
 
 
 

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
O Estado do MA:Timbiras ganha Hospital Geral
Região
Jornal do Commércio:
Meio-norte:Governo quer acelerar obras do PAC no Piauí
O Povo:Servidor é condenado pelo desvio de R$ 1 milhão no TRT
Nacional
Correio Braziliense:Denúncias de homofobia crescem 400% em Brasília
Estadão:Lula garante Temer como vice de Dilma, diz Alves
Estado de Minas:Martírio Mineiro – Governo suspende duplicação da 381
Folha:Comércio corta vagas, e emprego perde força
O Globo:Sem competitividade - Após greve ilegal, governo adia privatização de portos
Zero Hora:Ofensivas do PT e PSDB precipitam a campanha

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Lambe-Lambe: Azulejo em ruína na Rua do Edito (São Luís)


Dutra é impedido pelo PT de ocupar tribuna da Câmara

    Ainda com um pé no PT, o deputado federal Domingos Dutra enfrenta percalços na sua caminhada em direção à Rede Solidariedade, de Marina Silva. No início desta semana Dutra foi impedido pelo líder do partido na Câmara Federal de ocupar a tribuna.
    O deputado Domingos Dutra participou do lançamento da legenda de Marina Silva no sábado passado,16, em Brasília, e chegou a anunciar que desembarcaria na Rede nesse período inaugural. Foi personlidade proeminente no evento com poucos parlamentares. Mas, até o momento não se desligou do PT.
    Além de Dutra duas outras personalidade do universo político do Maranhão deverão participar da direção nacional da legenda: o ex-petista Sílvio Bembém e o ex-pedetista Cândido Lima.
    Bembém defende o lançamento de um nome competitivo pela legenda para concorrer ao governo do estado nas eleições de 2014. Aponta para Dutra, mas não se abstém de debater sobre outra proposta.

Praias de São Luís ficam mais poluídas após liberação de R$ 10 mi pelo MTUR para despoluição


Praia do Olho D´Água: imprópria para banho
    Só quatro pontos da faixa de praias de São Luís estão própria para banho segundo os laudos laboratorias emitidas pela Secretaria de Estado da Saúde por meio do Laboratório Central de Saúde Pública, LACEN. O monitoramento é realizado em 12 pontos distribuídos em seis praias de São Luís e São José de Ribamar. As praias da região Itaqui-Bacanga não são monitoradas pelo Laboratório.
    Os pontos em condições "própria" estão localizados nas praias da Ponta`D´Areia, Calhau, do Meio e Araçagy, este último com dois pontos detectados.Em relação ao primeiro laudo sobre a balneabilidade das praias divulgado em 2013.
    Em 50 dias houve aumento de sete pontos ímpróprios. No primeiro laudo publicado este ano, em 7 de janeiro, apenas um ponto não apresentava condições de balneabilidade, na praia da Ponta D´Areia. No segundo laudo, publicado no dia 14 de janeiro, três impróprios foram acrescentados, com permanência dos pontos interditados: no total cinco, localizados na foz dos rios Calhau, Pimenta, Rio Claro, Jaguarema e Olho de Porco.
    Dois dias depois (16 de janeiro) o Ministério do Turismo liberou R$ 10 milhões para obras de despoluição das praias do montante de R$ 30 milhões. A primeira parcela seria utilizada pela CAEMA (Companhia Ambiental do Estado do Maranhão) para serviços de despoluição da bacia do Calhau. O restante dos recursos (R$ 30 milhões) seriam para despoluição de uma faixa de 300 metros entre as desembocaduras dos rios Calhau, Pimenta e Claro.
LAUDOS DE BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DE SÃO LUÍS:








MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
Jornal Pequeno:Professores do Estado podem retomar greve

O Estado do MA:Urubu obriga avião a retornar ao Tirirical
O Imparcial: Avião bate em ave e faz pouso de emergência
Região
Jornal do Commércio:Cenas de um reencontro
Meio-norte:Lula:Resposta ao PSDB será reeleição de Dilma
O Povo:Balas que mataram jovens partiu de armas do Ronda
Nacional
Correio Braziliense:Salário dos novos marajás do DF chegará a R$ 31 mil
Estadão:Brasil se omitiu sobre direitos humanos em Cuba, diz Yoani
Estado de Minas:Deputado emprega vereadores
Folha:Governo dará recurso para banco privado financiar obra
O Globo:Escândalos no Vaticano - Papa mandou investigar rede de sexo e corrupção
Valor:Economia reaqueceu em janeiro
Zero Hora:Ofensivas de PT e PSDB precipitam a campanha

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Escórcio também apedreja Yoani Sánchez

“É inadmissível uma blogueira vir aqui atrapalhar os nossos trabalhos”
Deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) sobre a visita da dissidente cubana Yoani Sánchez ao Congresso Nacional

Gastão Vieira participa da agenda do presidente do senador Renan Calheiros

    O ministro do Turismo, Gastão Vieira, tem audiência agendada com o presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB), nesta quinta-feira, 21. Encontro dos dois peemedebistas está marcado na agenda de Calheiros para as 15h45.
    Vieira é o primeiro ministro da equipe da presidente Dilma Rousseff a participar da agenda do presidente do Senado desde 1º de fevereiro. Na semana passada cresceram os rumores sobre a substituição do pemedebista no Ministério do Turismo.
 


MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
Jornal Pequeno: CREA notificará estado e município para evitar desabamentos em SL
O Estado do MA:Denúncias de violência contra a mulher dobraram em um ano
Região
Jornal do Commércio:Fogo no Recife Antigo
Meio-norte:Bancada pede para ministra intervir no PI
O Povo:Em 24 horas, Justiça muda preço da passagem 3 vezes
Nacional
Correio Braziliense:Acredite! R$12,8 mil
Estadão:Em ato, PT ataca tucano e reforça Dilma candidata
Estado de Minas:Guerra de discursos dá largada para 2014
Folha:Lula lança Dilma à reeleição; Aécio diz que ‘Brasil parou’
O Globo:2014 já começou – Lula lança Dilma, e Aécio parte para o ataque
Valor:Lista para novas concessões em portos surpreende setor
Zero Hora:Em um hora, chuva para 19 dias

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

POESIA ATHENAS

......
E estou bem no meu tamanho,
nele me caibo e me fico,
trabalho a vida e me ganho,
só em ser pobre sou rico

Tenho o quanto de esperança
vai dando para o meu gasto.
Se aspiro ao que não se alcança
do que não possuo me basto.

Sou o que, por não ter sido,
ficou ao redor de Deus,
aprendendo só de ouvido
os ensinamentos seus.

E vivo aquém do limite
de mim, mas proporcional
àquilo que permite
o meu jejum de água e sal

De Os Canhões do Silêncio -  JOSÉ CHAGAS

O velho ato de repúdio - YOANI SÁNCHEZ

    Talvez vocês não saibam – porque não se conta tudo num blog – porém o primeiro ato de repúdio que vi na minha vida foi quando só tinha cinco anos. A agitação no casarão chamou a atenção das duas meninas que éramos minha irmã e eu. Assomamos a grade do corredor estreito para olhar para o piso de baixo. As pessoas gritavam e levantavam o punho em volta da porta de uma vizinha. Com tão pouca idade não tinha a menor idéia do que se passava. Mais ainda, quando agora relembro o acontecimento apenas tenho a recordação do frio do corrimão nos meus dedos e um curto instante dos que vociferavam. Anos depois pude ordenar aquele caleidoscópio de evocações infantis e soube que havia sido testemunha da violência desatada contra quem queria emigrar pelo porto de Mariel.
    Pois bem, desde aquilo tenho vivido então vários atos de repúdio de perto. Seja como vítima, observadora, ou jornalista… Nunca – vale à pena esclarecer – como participante. Recordo um especialmente violento que experimentei junto as Damas de Branco, onde as hordas da intolerância nos cuspiram, empurraram e até puxaram os cabelos. Porém o de ontem a noite foi inédito para mim. O piquete de extremistas que impediu a projeção do filme de Dado Galvão em Feira de Santana era algo mais do que uma soma de adeptos incondicionais do governo cubano. Todos tinham, por exemplo, o mesmo documento – impresso a cores – com uma fieira de mentiras sobre minha pessoa, tão maniqueístas como fáceis de rebater numa simples conversação. Repetiam um roteiro idêntico e guiado, sem ter a menor intenção de escutar a réplica que eu poderia lhes dar. Gritavam, interrompiam, num momento tornaram-se violentos e de vez em quando exibiam um coro de palavras de ordem dessas que já não são ditas em Cuba.
    Contudo, com a ajuda do Senador Eduardo Suplicy e a calma ante as adversidades que me caracteriza, conseguimos começar a falar. Resumo: só sabiam berrar e repetir as mesmas frases, como autômatos programados. Assim a reunião foi muito interessante. Eles tinham as veias do pescoço inchadas, eu esboçava um sorriso. Eles me faziam ataques pessoais, eu conduzia a discussão ao nível de Cuba que sempre será mais importante que esta humilde servidora. Eles queriam me linchar, eu conversar. Eles obedeciam a ordens, eu sou uma alma livre. No fim da noite sentia-me como depois de uma batalha contra os demônios do mesmo extremismo que atiçou os atos de repúdio daquele ano oitenta em Cuba. A diferença é que desta vez eu conhecia o mecanismo que fomenta estas atitudes, eu podia ver o longo braço que os move desde a Praça da Revolução em Havana.
 
ASSISTA O ATAQUE A YOANI NO BRASIL:
 

Sarney deixará de receber R$ 106 mil de salário

Livro custou R$ 3.135,22 ao Senado Federal
    O ex-presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), vai tirar licença da atividade parlamentar nos próximos meses para escrever sua autobiografia. Durante o tempo que ficar afastado, que deve ser de até quatro meses, o senador ficará sem receber o salário mensal de R$ 26.723,13.
    Durante a licença, Sarney deixará de receber até R$ 106 mil para se dedicar a atividade literária.
    A Constituição Federal prevê que um senador pode pedir licença para tratar de interesses particulares, desde que ele não receba salário durante esse tempo. Nesse caso não há convocação de suplente. O substituto é solicitado somente se o tempo da licença ultrapassar 120 dias.
    Sarney é senador há 35 anos e foi presidente do Senado quatro vezes. Ele também já foi presidente da República, entre 1985 e 1990, quando assumiu o lugar de Tancredo Neves, que morreu antes de tomar posse.
    A ideia do senador do PMDB é produzir uma autobiografia com sua história de todos esses anos no poder. O livro deve se chamar Boa Noite, Presidente. Sarney já declarou publicamente que não pretende mais concorrer a cargos políticos quando terminar este mandato, em 2014. 
    De acordo com a assessoria de imprensa do senador, a data que ele sairá de licença para assuntos particulares ainda não foi definida.
Escritor
     Este não será o primeiro livro de ou sobre José Sarney, que é membro da Academia Brasileira de Letras há 33 anos. Sua última publicação saiu antes dele deixar a presidência do Senado. Ele fez questão de registrar, a partir de uma produção paga com dinheiro da Casa, a "modernidade" que suas gestões trouxeram para o Legislativo.
     Modernidade no Senado Federal – Presidências de José Sarney foi lançado em 2012, com 1.000 exemplares. O livro custou R$ 3.135,22 ao Senado e foi lançado com pompa em uma exposição de despedida da gestão Sarney.
     A publicação tem 270 páginas, no entanto, o Senado informou, por meio de nota, que não se trata de um livro e sim de “um impresso ilustrativo sobre a exposição”. Para justificar o gasto, o Senado alegou que o encarte tem um “caráter de relatório interativo - prestação de contas”.  
Cota de publicação
     O livro do trabalho de Sarney foi publicado com dinheiro do Senado, portanto, uma publicação institucional. Mas, se quisesse, o senador poderia ter utilizado sua cota de publicação para fazer o livro.
Todos os senadores e deputados têm uma cota de publicação. Na Câmara, a cota é de 4.000 exemplares, que devem ter no máximo 50 páginas, em preto e branco. Normalmente os parlamentares utilizam as impressões para fazer balanços anuais de mandato.
     No Senado, a cota é de R$ 8.500,00 por ano para cada senador. O dinheiro pode ser usado para publicações oficiais, como Diários do Congresso e do Senado Federal, ou obras selecionadas pelo Conselho Editorial. Além disso, o senador também pode publicar materiais personalizados para os gabinetes, desde que tenham relação com a atividade parlamentar e não cofigurem propaganda eleitoral.
*Com a colaboração de Carolina Martins, do R7, em Brasília


Secma aguarda ok da governadora para abrir Biblioteca Pública fechada há quase quatro anos

    Adiada mais uma vez a reabertura da Biblioteca Pública Benedito Leite, fechada para reforma desde maio de 2009. A direção da biblioteca chegou a divulgar no jornal da família da governadora Roseana Sarney, "O Estado do Maranhão", o lançamento coletivo de obras de autores maranhenses no dia 26 de fevereiro, como marco da reinuaguração. Provalemente, na ocasião deveria o prédio ser aberto finalmente aberto ao público.
    Oficialmente, porém, a Secretaria de Estado da Cultural, SECMA, aguarda o ok da governadora e uma vaga em sua apertada agenda.
    Durante o período do carnaval o prédio da BPBL ganhou iluminação especial para chamar atenção do público presente. Foi, porém, a bateria de banheiros químicos instalada no pé da escadaria que dá acesso à construção.
Biblioteca Pública Benedito Leite: iluminação com portas fechadas por banheiros
        Os móveis para o espaço bebê da Biblioteca Pública foram adquiridos pela Secma junto a Styllo Ambientações comércio de Móveis Ltda. O contrato para a compra foi celebrado no ano passado.

 

No PAINEL da FOLHA

Da água... O ministro do Turismo, Gastão Vieira, fez menção ontem às especulações sobre a sua eventual substituição durante a posse do novo diretor de Relações Internacionais da pasta, Acir Madeira Pimenta Filho.

... para o vinho "Todos sabem que estamos fazendo um excelente trabalho. Tanto que o ministério, que antes estava nas páginas policiais, hoje é cobiçado", desabafou.
Por Vera Magalhães

MANCHETES DOS JORNAIS

Estado
Jornal Pequeno:Nem supersalários atraem médicos ao interior do Maranhão
O Estado do MA:Dilma anuncia a ampliação do Brasil em Miséria
Região
Jornal do Commércio:Tiro em torcedor foi acidente, diz acusado
Meio-norte:70 mil famílias sairão da extrema pobreza
O Povo:Correção de tabela não acompanha inflação
Nacional
Correio Braziliense:O descaso que põe vidas em risco na Esplanada
Estadão:Dilma anuncia fim da pobreza extrema e PT dá início à campanha
Estado de Minas:Autoescolas e Detran na contramão
Folha:Após ofensiva do governo, Caixa obtém lucro recorde
O Globo:Combate ao vício – Rio abre internação por crack só com 40 vagas
Valor:BC acena com alta moderada para os juros
Zero Hora:Indústria gaúcha prevê compensar neste ano a estagnação de 2012

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

"Malária" do artista plástico maranhense Thiago Martins de Melo está no MAC do Ceará

 
    "Malária", trabalho do artista plástico maranhense Thiago Martins de Melo exposto no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro de Cultura Dragão do Mar, em Fortaleza.
    Formado em Psicologia pela Uniceuma em 2005, Thiago Martins é mestre em Teoria e Pesquisa de Comportamento pela Universidade Federal do Pará.
O artista plástico já expôs na Fundação Joaquim Nabuco (2009), em Pernambuco; Centro Cultural São Paulo (2010) e na galeria Mendes Wood(2011).Em 2011 foi selecionado pelo programa Rumos Artes Visuais 2011-2013 do Itaú Cultural.
    Recebeu o grande prêmio do Saláo Arte Pará em 2008. No ano seguinte ganhou o prêmio aquisição.Possui trabalho  nas coleções do Astrup Fearley Museusm(Oslo) e Thyssen Bornemisza Art Contemporany (Viena), Assis Chateabrind do Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro. é reprentado pela Galeria Mendes Wood.

Zeca Baleiro produz "Baião de Nós" do cearense Tiago Araripe

    Pronto desde o ano passado, "Baião de Nós", primeiro álbum em 30 anos de Tiago Araripe tem produção de Zeca Baleiro. É mais uma das redescobertas do artista maranhense que tem no catálogo do selo "Saravá" um resgate do trabalho de Sérgio Sampaio e produziu o mais recente CD do 'terror das empregadas" Odair José, o bardo de "Pare de tomar a pílula" e "Vou tirar você desse lugar". O álbum de Tiago Araripe sai pelo Saravá que também lançou "Cabelos de Sanção".
Tiago Araripe exibe orgulhoso seu segundo álbum solo, "Baião de Nós"

    A gravação de 'Baião de Nós" foi no estúdio Muzak, em Recife (Pernambuco). Há trinta anos, Tiago Araripe lançou "Cabelos...". Nesse intervalo de três décadas Araripe deixou o Cerará, nos anos 70, e passou a fazer parte da proeminente cena da vanguarda da Paulicéia.
    Gravou com o irrequieto Tom Zé, abriu uma parceria com o poeta Décio Pignatari e fez parte da banda Papa Poluição, de levada roqueira. Se entrosou também com a turma da Lira Paulistana, da qual fazia parte personalidades estelares como Itamar Assumpção.
    Tiago Araripe mora atualmente no Recife, aonde estacionou após passagens por São Paulo e Fortaleza, a partir dos anos 80.
Nós
Baleiro assina produção
  "Baião de Nós" reúne canções novas e antigas produções que permaneciam engavetadas. Duas das onze canções de "Baião de Nós", e mais uma bônus, reedita uma parceria. na faixa-título Zeca canta e divide a composição em "Esfinge". O elo entre os artistas está na poesia.
    Em termos essencialmente musicais a diversidade rítmica não segue o cardápio padrão. Há valsa ("Nós"), baião, reggae ('A quantas anda você?"), indie rock ("Feito Beatles"), funk ("Esfinge"), tango, trip hop, algo difícil de ser coloca um rótulo ("Click zap") e outras pegadas de salão. Envelopado pelo projeto gráfico de André Venâncio o CD pode acessado no facebook através do título do disco.
Com informações do Diário do Nordeste