domingo, 29 de dezembro de 2013

Estaleiro Escola do Sítio Tamancão e ruínas da casa de Ana Jansen são exemplos do abandono do governo do estado e Iphan

 
Cais de atracação do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão: em ruínas
    O Estaleiro Escola do Sítio Tamancão caminha para o abandono. Restaurado para funcionar como um centro vocacional tecnológico, o estaleiro situado no bairro do Alto da Esperança. na região do Itaqui-Bacanga em São Luís(MA), apresenta sinais de deterioração desde o cais de atracação.
Local da prática do Curso de construção naval: esvaziamento
    Como escola, o estaleiro tem disseminado o desânimo entre os mestres carpinteiros navais contratados pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, órgão responsável pelo pólo tecnológico. O carpinteiro naval Zequinha Castro, 63 anos,teve uma breve e desalentada passagem pela escola como instrutor do curso de construção naval. Desligado da escola estaleiro do Sítio Tamancão, Zequinha retornou ao Estaleiro Alencar, no bairro Campina, em São José de Ribamar, decidido a esquecer a experiência.
Novas instalações da antiga fábrica de beneficiamento de arroz do século XIX
    Funcionando nas antigas instalações de uma fábrica de beneficiamento de arroz, o estaleiro está separado por cercas de arame enfarpado das ruínas de uma das moradias da mitológica Ana Jansen. Em franca deterioração a construção do século XIX ainda dá mostrar da suntuosidade que a dona de escravos se cercava. São colunas colossais e paredes idem que permanecem erguidas pela simples resistência do material. Ali, não há qualquer ação ou fiscalização da Superintendência regional do Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional, IPHAN. A omissão do órgão faz com que surjam ocupações de casebres na área das ruínas que ofuscam mais um monumento histórico de São Luís.

Ruínas da casa de Ana Jansen no Tamancão: fora do roteiro do IPHAN