segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Jornalista prepara documentário sobre Haroldo Tavares

    O jornalista Luiz Fernando Bayma está na fase de conclusão de documentário sobre a biografia do engenheiro maranhense Haroldo Tavares. A cinebiografia tem produção do Mavam, Museu da Memória Audiovisual do Maranhão, da Fundação Nagib Haickel, custeado pelo Ministério da Cultura.
    Ex-prefeito de São Luís entre 1971 e 1975, Haroldo Olympio Lisboa Tavares morreu este ano aos 80 anos, em 8 de julho. Formado em engenharia civil pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, retornou ao Maranhão para ser secretário de Viações e Obras Públicas no governo José Sarney (1966-1970).
     O documentário mostra a genialidade do maranhense. Suas obras marcantes como a Barragem do Bacanga,Porto do Itaqui e Ponte do São Francisco, no governo Sarney; e Anel Viário quando ocupou o Palácio La Ravardière. Haroldo Tavares tinha conhecimentos sobre engenharia nuclear.
    Bayma entrevistou pessoas que conviveram com o engenheiro que gostava de dar o start nos projetos e entregá-los para que dessem continuidade. A ideia do jornalista é incluir o documentário na programação da TV Brasil ou Cultura, de São Paulo.