domingo, 6 de outubro de 2013

Imortal da AML demostra seu poder premonitório

    O imortal José Carlos Sousa Silva continua surpreendendo o mundo acadêmico e dos simples mortais. Sousa e Silva pertence ao grupo de sustentação política-intelectual do senador José Sarney no Maranhão. "De origem humilde" como costumeiramente gosta de frisar, o advogado e juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão também costuma ressaltar sua condição de jornalista profissional em tempos imemoriais. Nos créditos dos textos publicados o advogado acrescenta ainda sua condição de professor universitário.
    Em "crônica" publicada neste domingo em O Estado do Maranhão (Edição de nº 18.681), jornal fundado por Bandeira Tribuzzi e José Sarney (não obrigatoriamente nesta ordem), José Carlos Sousa Silva remonta um velho costume da imprensa do período em que a informação tinha a velocidade de um cágado e a previsibilidade do mundo era equacionada. No era virtual, a instantaneidade da notícia ameaça tornar o "indapouco" mera crônica do passado. Disse não se apercebeu o imortal aferroado ao pensamento conservador como exige a condição de imortal.
    Registra tal "crônica" a realização de uma palestra sobre o poeta Tribuzzi na Associação Comercial do Maranhão como parte da programação da 7ª FeliS. Infeliz Sousa e Silva pois no momento em que se realizava a palestra o jornal para o qual escreve já circulava. Pura premonição intelectual, diriam seus benévolos admiradores. Crível poder tem o senhor José Carlos Sousa Silva. Como juiz eleitoral, ele se arvora em ser Deus. Prova disso é a crônica deste domingo de sol, no espírito 7ªFeliS. São estes pensamentos sobre as letras que enervam e bloqueiam os simples mortais.