quarta-feira, 4 de setembro de 2013

VII SEMANA MARANHENSE DE DANÇA - Programação desta quarta-feira,4

PRAÇA JOÃO LISBOA - 17h
"Enquanto o ônibus não vem" - Balé da cidade de Teresina (PI)
Duração:20 min.
Concepção: Roberto Freitas e Carla Fonseca
Direção geral: Roberto Freitas
Coordenação Artística: Francisco Silva
Produção: Maurea Oliveira
Ensaiadora: Carla Fonseca
Intérpretes criadores: Amanda Oliveira, Cláudia Alves,Jaciana Sousa, Vanessa Nunes, Adriano Abreu, Felipe Sousa, José Nascimento e Samuel Alves.
Quantas vezes você já ficou em uma parada de ônibus, ou mesmo em outro lugar, passando o tempo, enquanto chega o horário de pegar o ônibus?De onde vem?Para onde vai?Onde você espera?O que se faz nesse tempo? Romance, paquera, fofoca, asfalto, etc., ou simplemente se espera o tempo passar?Que tempo é esse?Curto, longo, cronológico, climático. Que pessoas esperam: crianças, jovens, adultos, idosos, estudantes, trabalhadores, desocupados?Em diferentes lugares do mundo a espera é a mesma?O que acontece, de interessante ou não, enquanto o ônibus não vem?
TEATRO ALCIONE NAZARÉ - 18 h
"Shakespearinas" - Núcleo Atmosfera
Direção: Leônidas Portella
Trilha sonora:Maria Itscovitch
Operação de som: Ruan Paz
Operação de vídeo:Gisele Pereira
Foto: Taciano Brito
Equipe de produção: Núcleo Atmosfera (NUA)
Equipe de apoio: Grupo Cara de Arte
Elenco: Ananda Souza, Carla Purcina, Larissa Ferreira, Marina Corrêa, Marinildes Brito, Necylia Monteiro, Thatielle Abreu, Tieta Macau.
"Shakespearianas" corresponde a um fragmento de "As Mulheres de Shakespeare" um espetáculo com uma trajetória de processos que se estende desde 2005 nas pesquisas do Núcleo Atmosfera. Ao utilizar a Dança-Teatro enquanto linguagem para a criação desta obra, o NUA buscou explorar as experiências de vida de suas intérpretes - criadoras estabelecendo novos olhares sobre a relação entre mulher, mídia, poder e amor. O NUA propõe um diálogo entre processo-produto, intérprete-platéia num instigante jogo de ações inspiradas no cotidiano feminino onde tragédias contemporâneas são trazidas ao palco.
Performance "Divino" - Leônidas Portella (MA)
Duração: 40 min.
Pesquisa, concepção e atuação:Leônidas Portella 
Caixeiras do Divino: Roxae Gracinha, Tieta Macau.
Operação de luz e audiovisual: Diones Cladas
Operação de som: Ruan Paz
Concepção de figurino: Diva´s Atelier
Fotografia: Paulo Socha
Apoio: Núcleo Atmosfera e Grupo Cara de Arte
Um corpo que se constrói culturalmente e busca - através da dança - explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes para dimensionar em cena o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural ()material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio. "Divino" desencadeia um processo híbrido e incorpora a "cultura popular maranhense" a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história.

TEATRO ARTHUR AZEVEDO - 20h30
Quinze- Pulsar Cia deDança (MA)
Duração: 45 min.
Direção: Aberlardo Teles
Coreograifa. Alex Ferrara.Cléo Junior, Fran Mello e Geraldo Lafont (in Memoriam)
Luz: Eleomar Cardoso e Milena Silva
Bailarinos da Cia: Abelardo Teles, Carolina Ribeiro, Cléo Júnior, Egnaldo Gomes, Fernando Saraiva, Gabrielle Dantas,Joilson Ferraz, Milliane Moreira e Taila Meneses
Bailarinos convidados: David Chaves e Jaqueline Silva
É um espetáculo que vem brindar os 15 da Pulsar. O trabalho é feito de fragmentos de coreografias que fizeram parte desta história. Falta de sentimentos e emoções do dia a dia do ser humano.