segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ipam promove mostra de cinema tendo idoso como tema


   
    Um dia para se pensar na população idosa e refletir sobre o seu papel na sociedade. Esta é a idéia da mostra de cinema “Viver Mais”, que acontece hoje, o dia inteiro, no Cine Ímpar. O evento sugere um ponto de partida para discutir a maneira como o cinema tem apresentado aqueles que já passaram dos 60.
    A mostra foi idealizada pelo Instituto de Previdência e Assistência do Município - IPAM, como parte do Projeto IPAM em Movimento, lançado na última sexta-feira. Traz obras em curta-metragem do cinema nacional e também de cineastas maranhenses, com a temática centrada na terceira idade. No total, serão apresentados sete trabalhos de ficção e documentário, selecionados pelo cineasta Breno Ferreira, curador da mostra.
Na abertura da mostra, às 8h30, será exibido o curta “Pietro”, produção brasileira lançada este ano. Conta a história de um idoso que tem como sua principal companhia um cachorro vira-latas. O roteiro sugere diversas análises, entre elas a discussão sobre a solidão.
    A solidão, aliás, é pano de fundo de diversos trabalhos que usam a linguagem cinematográfica para abordar a temática do idoso. Em seguida, o curta “Dona Custódia”, faz uma incursão bem humorada sobre a o cotidiano de um idoso e o seu turbulento convívio com a empregada doméstica que dá nome ao filme.
    Entre as obras maranhenses estão os documentários “Infernos”, de Frederico Machado, e “Bom Te Ver”, de Francisco Colombo. O primeiro é uma homenagem ao poeta Nauro Machado e traz imagens do poeta em cenas do dia-a-dia que, na tela, são acompanhadas de trechos de sua poesia, tecendo um instigante mosaico entre os versos e a própria vida do artista. Em “Bom Te Ver”, a proposta é traçar o perfil, de um ponto de vista por vezes cínico da uma artista, Ana Rodrigues, atriz e artista plástica morta há cinco anos.

    A mostra conta ainda com uma animação super divertida, “Vai Vovó”, sobre uma idosa que deixa se levar pelo espírito de aventura e chega a ser perseguida por policiais depois de cruzar a cidade em uma motocicleta. Também estão na programação os curtas “Senhoras” e “Célia & Rosita”, filmes sobre mulheres bem diferentes, de um lado duas idosas de vida tranqüila e do outro, duas velhinhas extrovertidas.
    O Projeto IPAM em Movimento é parte integrante da política de valorização do servidor público do município implementada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Visa desenvolver uma série de ações educativas, preventivas e de intervenção social, permanentemente, na área previdenciária. “O objetivo é preparar o servidor municipal para a aposentadoria e proporcionar a melhoria da qualidade de vida de aposentados e pensionistas e a melhoria do próprio benefício”, explica a presidente do IPAM, Carolina Moraes Estrela.
=====================
Serviço:
O quê: Mostra “Viver Mais”
Quando: 1º de Outubro, dàs 8h30 às 15h30.
Onde: Cine Impar na sede do jornal O Imparcial, Renascença II.