domingo, 4 de agosto de 2013

XIX Festival de Zabumba supera incidente e mantém tradição

    
   Um acidente assustou os participantes da décima nona edição do Festival de Boi de Zabumba, no bairro do Monte Castelo, na noite de sábado,3. Por volta das 22h30 um automóvel engavetou na parte de trás do palco montado na esquina da rua Paulino Souza com avenida Newton Belo quando um dos grupos se apresentava. Um jovem que dirigia o carro teve que ser escoltado pela polícia diante da reação do público. Vozes pedindo o linchamento do jovem envolvido no acidente sem vítima ou feridos foram ouvidas até que ele fosse conduzido por um carro da Polícia Militar.

    Como vem ocorrendo há décadas, a instalação do palco e estrutura sonora foram financiadas pela Prefeitura de São Luís através da Fundação Municipal de Cultura. O organizador do evento, Basílio Durans recorreu a um carro de som para garantir a realização do festival aberto.
Basílio Durans

    O Festival de Boi de Zabumba, que antes era realizado sob a Barrigudeira, encerra de vez a temporada junina em São Luís. Idealizado por Basílio Durans, que até hoje está à frente do evento, o festival reúne um sotaque pouco prestigiado na programação oficial do São João. Os grupos se apresentam de acordo com ordem de chegada e estabelecida pela organização.