quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Projeto de Lei torna "Bandeira de Aço” bem cultural imaterial do Maranhão

   
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na manhã desta quarta-feira (14), o Projeto de Lei Nº 163/2013, de autoria do deputado Bira do Pindaré (PT).

    O PL do parlamentar torna bem cultural imaterial do Maranhão as músicas do registro fonográfico intitulado “Bandeira de Aço”, gravado pelo cantor Papete. O Projeto teve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

   Papete é o nome artístico de José de Ribamar Viana nascido em Bacabal, no dia 8 de novembro de 1947, é cantorcompositor e percussionista. Trabalhou como produtor, arranjador e foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux na Suíça nos anos de 1982, 1984 e 1987. 

   O disco “Bandeira de Aço” (1978), editado pela gravadora Discos Marcus Pereira, é considerado pelo meio cultural do Maranhão como um dos maiores da história do Maranhão. Vários compositores maranhenses tiveram músicas gravadas como: Josias Sobrinho, César Teixeira, Sérgio Habibe, entre outros.
    No mês de junho o projeto BR-135, da dupla Criolina, montou o espetáculo Bandeira de Aço-35 anos no Teatro Arthur Azevedo com participação dos compositores e do intérprete Papete, que acabou subindo de surpresa o palco. O show deve voltar à pauta do TAA.