quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Charme do Choro ao vivo no João do Vale estende ponte musical entre Maranhão e Pará

   

    O Charme do Choro se apresentou pela primeira vez em São Luís na programação do Amazônia das Artes do Sesc, no Teatro João do Vale. No show o grupo lançou o CD "O Charme do Choro", o décimo primeiro volume da série A Música e o Pará, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Pará.
    Formado desde 2006, O Charme do Choro é formado por Jade Guilhon (bandolim e violino), Dulce Cunha (flauta), Camila Alves (Violão de 7 cordas), Laíla Cardoso (Violão), Carla Cabral (cavaquinho) e Rafela Bittencourt (pandeiro). A sugestão do nome foi do músico e arquiteto Paulinho Moura. 
No palco do João do Vale o grupo tocou parte da trabalho gravado com "intervenções" da obra de gênios como Sebastião Tapajós, Waldemar Henrique, Jacob do Bandolin e clássicos do gênero.
    As seis meninas do Pará derramaram elogios a São Luís e na atmosfera cultural que perceberam em suas caminhadas pelo centro da cidade. A calorosa recepção da plateia não as impressionou na medida da expectativa tamanha. Ao final, lançaram o convite para voltar. Sobre a música que executaram com charme inquestionável, a apresentação do secretário Paulo Chaves Fernandes é precisa:
Chorar é preciso
    Nestes tempos em que nos impingem escutar o mais que duvidoso, porque a indústria cultural assim o quer,na sua ânsia novidadeira e, claro, lucrativa de embalar o pitoresco da estação, o Charme do Choro faz a diferença.
    Ou seja, em síntese e no popular: Nem tudo que reluz é ouro!
    A novidade das meninas está em renovar a linguagem musical de raiz sem perder o compasso, nem a régua.
    A ousadia instala-se no desafio de visitar as velhas fontes, sem medo do estigma de que as águas de ontem já não movem mais "este comboio de corda que se chama coração". Tal como o fizeram, por exemplo, em medidas, tempos e lugares distintos, Villa Lobos, Waldemar, Tom, Lucindo, Caetano, Puget, Chico, Paulo André, Noel e outros inumeráveis talentos da música brasileira para sempre. Amém!
    Termino com a minha sugestão "censurada" e que seria, a princípio, o nome deste CD: As Meninas Também Chora. E como!
Paulo Chaves Fernandes
Secretário de Cultura do Pará

Assista dois momentos de O Charme do Choro no Teatro João do Vale: