domingo, 18 de agosto de 2013

Luiz Gonzaga encolhe na exposição "O Imaginário do Rei"

   
    O ator maranhense Ton Bezerra protagoniza um vídeo da exposição "O Imaginário do Rei - Visões do Universo de Luiz Gonzaga", em cartaz até 15 de setembro na OCA do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A exposição comemorativa do centenário de nascimento do rei do baião é patrocinada pelo Itaú através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Antes de São Paulo, a exposição esteve no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

    A performance de Ton Bezerra vestido com a indumentária de vaqueiro nordestino e uma máscara  no rosto é um dos vídeos da exposição. Outros vídeos são exibidos no espaço: um deles retratando a vida sertaneja.
O efeito das enchentes

    Como artista mais fulgurante do cenário musical nordestino e uma figura de forte contribuição à unificação nacional, a reverência à Luiz Gonzaga deixa a desejar. A falta de material de áudio - discos, CDs e outras mídias sonoras - na exposição é ressentida pelos que a visitam.
O figurino de Ton Bezerra
    Também o pouco material reunidos para traçar a longa estrada percorrida por Lua em décadas dedicadas à música, sobretudo aos ritmos nordestinos. A curadoria de Bené Fonteles mais parece ter esbarrado numa improvável escassez de recursos.
    A dimensão nanica do culto à memória de Luiz Gonzaga é óbvia no compartilhamento do espaço Na OCA outra exposição acontece ao mesmo tempo, tendo um único acesso para ambas. Fica assim difícil relatar estatísticas sobre perfil e quantitativo do público visitante. Impossível mesmo é pela falta de um simples livro de presença. As próprias monitoras do OCA não entendem a resistência à solicitação, feita sem-número de vezes.
    Pelo biótipo do público percebe-se a atração que "O Imaginário do Rei" produz nos nordestinos exilados na capital de São Paulo ou em trânsito. O artista plástico maranhense Paulo César Carvalho e Cícero, um senhor de Central, no sertão da Bahia são dois exemplos de visitantes não registrados. Quem responde pela realização da mostra é a Fundação Athos Bulcão, de Brasília.
Paulo César Carvalho e as bandeiras de Luiz Gonzaga

    Luiz Gonzaga é uma lenda viva na cidade para onde converge ainda o êxodo nordestino. Nas regiões do comércio popular pulsa o baião semeado por aquele que Câmara Cascuda definiu como "O Sertão".
Nordestino em ação na região da 25 de março