sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"Cine Holliúdy" é comédia no puro sentido do gênero

   
Foto de divulgação de "Cine Holliúdy"
    A comédia é um gênero de gala no cinema. Hollywood tem títulos e mais títulos na prateleira. No Brasil vem desde a Vera Cruz, passando pela Pornochanchada até chegar ao tempo de agora com as comédias românticas com pitadadas da sacanagem nacional. Nisso tem o sexo e as tiradas sexistas como apelo recorrente. 
    "Cine Holliúdy", o filme do diretor Halder Gomes ("As mães de chico xavier") made no Ceará, é comédia no sentido mais natural que o gênero pode fornecer ao cinema. O cinema versus a televisão. É esse o enredo, mas sendo o próprio cinema o fio condutor da história. Em determinado momento, nos metido a sérios, o ator principal define o significado do cinema e seu entrelaçamento com a vida: cinema, assim como a vida é construído pela história. Nada haver com aquela máxima manjada e besta de que a arte imita a vida. 
    Sem querer ser, "Cine Holliúdy" apresenta uma outra forma de fazer comédia. Às vezes com clichês enxertados, o texto calcado no legítimo cearensês com alcance regional por si só faz-nos ri. A legenda ajuda o filme a dobrar línguas distantes. O filme não tem absolutamente nada assemelhado àquelas comédias brasileiras transportas da pequena para a grande tela. Com direito a levar junto as caras batidas dos elencos do Projac.
    "Cine Holliúdy" tem cara conhecida. Mas não são elas as muletas da história. São parte do elenco multifacetados, não resistindo a um trocadilho besta como tem que ser a boa piada. 
    O Ceará tem know how de comédia. É berço e meca dos comediantes, principalmente os de lá. Na produção cinematográfica, porém, "Cine Holliúdy" é o primeiro produto típico exportação do Ceará, diretamente para o mundo: é claro que Holywood está nessa rota. Esse propósito nem de longe está cogitado na carpintaria da obra. Para quem o assiste, parece ser mais um metafilme do gênero comédia. 
    O filme chega ao Maranhão depois de ter passado no Ceará (13 cinemas de uma lapada). Neste final de semana, "Cine Holliúdy" está em 50 salas do Nordeste. Na sua terra natal foi visto por quase 100 mil pagantes.  Vai depender da bilheterias das cidades do Nordeste para que o filme seja exibidos nos cines do Rio e São Paulo.

Em cartaz.