sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ciclistas reclamam por ciclovias em São Luís

   
Ciclovia na Vila Cascavel
    A Vila Cascavel é o único bairro da periferia de São Luís com ciclovia. A faixa para uso exclusivo dos condutores de bicicletas tem apenas 700 metros e não possui nenhum tipo de sinalização. Situada entre as duas faixas de rolamento da principal avenida da comunidades, a ciclovia é bastante utilizada pelos moradores.
    Em São Luís existem apenas quatro faixas destinadas aos ciclistas. Em duas delas o ciclista trava luta de morte com o pedestre: nas avenidas São Luís Rei de França, inaugurada ainda na administração de Jackson Lago; e na avenida Litorânea, faixa de seis quilômetros onde os ciclistas afrontam as placas de sinalização de proibido. As outras duas faixas estão localizadas no trecho inaugurado da avenida Expressa; e paralela à pista de acesso à Assembleia Legislativa do Maranhão, a mais curta de todas.
    Na semana passada o grupo Bicicleta da Ilha (http://www.pedala.blog.brrealizou um ato de protesto contra a ocupação irregular da ciclovia da avenida São Luís Rei de França. Eles reclamam da instalação do comércio informal e a degradação do espaço reservado aos ciclistas e pedem providências da secretaria municipal de Urbanismo.