terça-feira, 25 de junho de 2013

Sarney e Sistema Mirante de Comunicação viram alvos principais nas manifestações de protesto em São Luís

      
O repórter Alex Barbosa (Globo - TV Mirante) em frente à Assembleia
    "Cerca de mil pessoas participaram da manifestação de protesto em São Luís, nesta segunda-feira. Também houve protestos nas duas maiorescidades do estado: Imperatriz e Caxias", gravou o repórter Alex Barbosa, da Rede Globo (TV Mirante), passagem para reportagem, em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, pouco depois das 7 horas da noite. O número de participantes da mobilização 
 "São Luís Acordou!3º Ato" citado pelo repórter se baseava na sua percepção. No Jornal da Globo o repórter reduziu o número de participantes para quinhentas pessoas.
Manifestantes na avenida Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma
     O protesto  "São Luís Acordou!3º Ato" terminaria três horas depois em confronto com a polícia no elevado da Cohama, dois quilômetros dali.Antes, manifestantes se concentraram em frente ao Tropical Shopping, na avenida Colares Moreira, bairro do Renascença II, área nobre da capital.Um grupo de vinte policiais plantados em frente ao shopping desde as 4 da tarde era complementados por viaturas da PM e cavalaria.
Manifestantes na avenida Colares Moreira, no Renascença II
      Cartazes reprisando bandeiras levantadas desde o início da onda de protestos no pais, contra a PEC 37, por mais verbas para a educação,etc, tem sido superados em números absolutos às mensagens contra a oligarquia Sarney e a TV Mirante, emissora do Sistema Mirante de Comunicação e repetidora da TV Globo. No  "São Luís Acordou!3º Ato" não foi diferente.

    Desde o início das manifestações de protestos em São Luís a Mirante tem sido repudiada com palavras de ordem e cartaz. No sábado, um integrante do movimento em um carro de som desqualificava a cobertura da emissora da família Sarney, assim como da Difusora, sistema de comunicação da família do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.
    Palavras de ordem contra o senador José Sarney são estribilhos obrigatórios nas manifestações em São Luís. Desde o coro puxado no Rock In Rio até a conclamação ao senador pelo Amapá em frente ao Congresso Nacional para que o mesmo devolva o Maranhão aos maranhenses.
Cartaz de protesto contra a oligarquia Sarney
        Cartazes contra o senador e a governadora em mensagem variadas estão presentes desde a primeira manifestação realizada na capital em dia 19 de julho. A cobertura do sistema, inclusive o portal G1 Maranhão (confira aqui), tem escondido os recados ao senador, à governadora Roseana e toda a família Sarney. A cobertura nacional segue a pauta, elegendo temas periféricos do protestos ao mesmo tempo que enfatiza os confrontos e depredações ocasionais.

ASSISTA AQUI O PROTESTO CONTRA SISTEMA MIRANTE: