domingo, 16 de junho de 2013

Praia do São Marcos está imprópria para banho

    Além de cinco pontos interditados, duas praias na Ilha de São Luís (MA) estão impróprias para banho segundo laudos laboratoriais emitidos pela Secretaria de Estado de Saúde por meio do Laboratório Central de Saúde Pública, Lacen. Os pontos impróprios estão localizados na Praia de São Marcos. Os laudos foram feitos a partir de levantamento realizado no período de 12 de maio a 10 de junho de 2013.
    As coletas de água foram realizadas em 12 pontos das praias da Ponta D´Areia, São Marcos, Calhau, Olho D´àgua, Praia do Meio, todas no município de São Luís; e Araçagy, em São José de Ribamar, 
    O Lacen não coleta amostras de água na região do porto do Itaqui-Bacanga. A movimentação de navios no porto é de 20 navios por dia. A partir de denúncia apresentada pelo deputado Domingos Dutra (PT),  da Comissão de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, o despejo de águas de lastro dos navios na baía de São Marcos, próximo à ilha de São Luís e municípios do continentes, será tema de audiência pública.