quinta-feira, 27 de junho de 2013

Batalhões de bumba-meu-boi definham nos terreiros juninos

    Os batalhões de bumba-meu-boi de São Luís estão encolhendo. Na temporada dos festejos juninos deste ano a redução do número de brincantes dos bois do sotaque de matraca, antes grupos preferência de convergência da cultura popular na ilha, é visível. O fato se registra principalmente nos batalhões mais tradicionais.
    Na sexta-feira passada,21, o boi do Sítio do Apicum, município de Paço do Lumiar, chegou por volta das 11 da noite para se apresentar no espaço livre da Casa do Maranhão com pouco mais de trinta brincantes, entre matraqueiros, pandeireiros, caboclo de pena, de fita, índias e mutucas. Exatamente oito índias, a maioria com idade inferior a vinte anos, integravam o cordão do boi. O cantador Pantera da Cultura se esforçava para empolgar o público mixuruca presente na praça.
    No boi do Sítio do Apicum, assim como ocorreu com o boi da Madre Deus,  a redução pode encontrar explicação na dissidência de grupos dirigentes. Sob o comando do Dr. Abreu o boi desce ladeira abaixo após a migração de parte dos brincantes para o boi de Ribamar.
    Com 114 anos de história bordada no couro o boi da Maioba, do município de Paço do Lumiar, também está menor. Não obstante a empolgação contínua do locutor Osvaldo Mandou Legal, o boi perdeu vigor na temporada de 2013. A fileira de veículos, incluindo ônibus e caminhões, que antes seguiam o batalhão está bem menor. Afastado cada vez mais da comunidade de origem por conta da agenda de contratos, o boi já não disputa a condição de "maior orquestra de matraqueiros do planeta"  (no texto de Mandou Legal).
    Dos bois da Liga Independente do Bumba-meu-boi, idealizado pelo deputado Ricardo Murad, o Boi da Pindoba é quem exibe melhor performance na temporada. Guarnecido pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o grupo folclórico arrebanhou brincantes de toda a ilha, destacando-se nas apresentação, Por outro lado, o Boi de Maracanã, também incentivado pela Lei Nº 9.437 grava CD e DVD com participação pequena nos arraias. Ao contrário,porém, da Maioba, o Guriatã Humberto ainda desfruta de grande prestígio na comunidade.

ASSISTA APRESENTAÇÃO DO BOI DO SÍTIO DO APICUM: