sábado, 15 de junho de 2013

Aluizio Mendes retira Praça Maria Aragão do roteiro de segurança do São João 2013

   
Portal do arraial montado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão
    A disputa política no Maranhão entrava a possibilidade do estabelecimento das mais elementares das relações institucionais. Fora do campo retórico as relações entre poderes são medonhas. Alija-se cidadania de maneira descarada, tudo com objetivo de vilanizar o adversário, estorvo temporário da manutenção do poder e suas consequentes benesses. 
    Para alcançar tal meta o secretário de estado de Segurança, Aluizio Mendes (agente da PF, ex-segurança do senador José Sarney e acusado de repassar informações sobre a Operação Facktor ou Barrica a Fernando Sarney), colabora mantendo o "modus operandi". Pelo segundo dia consecutivo o aparato de segurança pública do estado suprimiu do seu roteiro de atuação a Praça Maria Aragão, local de realização do Terreiro da Maria, organizado pela Prefeitura de São Luís. É uma evidente aposta no fracasso, no efeito retumbante que o sinistro carrega.
    No entendimento das autoridades do estado, a festa de São João se restringe ao Arraial da Lagoa organizado pelo Governo sob o tema (uma asneira imensurável perpetrada pela Secretaria de Estado de Comunicação) "Ritmo, cultural e emoção". 
    O tema segurança foi tratado esta semana em Palácio na reunião frequentada pelos secretários de estado de Comunicação, Cultura e Segurança Pública. "As famílias que se dirigirem ao Arraial da Lago terão a certeza de total segurança", garantiu o secretário Sérgio Macedo (Comunicação), reforçado pelo comprometimento do secretário Aluízio Mendes (Segurança) em "disponibilizar toda a estrutura de policiamento com objetivo de garantir a segurança de nossa população e visitantes".  Então, disseram: para o Governo do Estado o São João do Maranhão acontece somente na Lagoa, onde a classe média, endinheirados pelo erário, políticos e cupinchas têm o privilégio de frequentar. Os vivas na programação junina são apenas espaços compensatórios do grande investimento no show da Lagoa. 
    Do outro lado da ponte a realidade não lampeja da mesma maneira deslumbrante.Uns poucos guardas municipais, agentes de trânsito e fiscais da Blitz urbana da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitaçao, Semurh, são vistos desde quinta-feira, 13, deambulando na Praça Maria Aragão. Na noite de sexta-feira, 14, mais de cinco mil pessoas se concentraram no local. Por volta das 8h30 uma senhora foi vítima de um assalto nas imediações do portal do arraial voltado para a avenida Beira-Mar. 
    Agentes da blitz urbana em bate-papo infindáveis, entre outras distrações que o espaço favorece, apenas figuraram na cena do crime. Avisados pela senhora, permaneceram com "cara de paisagem" marinha noturna. Avisaram-na que no local havia uma tropa da guarda municipal. Como grande parte da população, a vítima desconhece a finalidade da instituição como geradora de segurança em âmbito municipal.
    Além do Terreiro da Maria,  está em funcionamento sob patrocínio oficial apenas o Parque Folclórico da Vila Palmeira, entregue a uma instituição cultural controlada pelo vereador Astro de Ogum. O Terreiro da Maria fica nas imediações do Plantão central da Secretaria de Estado de Segurança; enquanto o da Vila Palmeira é vizinho da sede da Secretaria. Nos dois casos a segurança, sem a presença efetiva do aparato, é simples suposição.