sexta-feira, 17 de maio de 2013

Maranhão tem baixo percentual de acesso à internet principalmente entre alunos da rede pública

    Segundo o  IBGE apenas 24,1% dos maranhenses navegam na internet. É o menor percentual entre os estados brasileiros. Fica atrás do Piauí e Pará, também com baixos percentuais de internautas. Por outro lado, o Maranhão foi o estado que obteve o maior percentual de crescimento, com aumento 244,9% no período entre 2005 e 2011. As regiões Norte e Nordeste possuem percentuais abaixo de 50% entre internautas com idade superior a 10 anos.
    Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do grupo de 100 pessoas com idade superior a 10 anos com ou sem ocupação que acessam a internet no Maranhão nos últimos três meses é bem próximo. Enquanto que 23,6% das ocupadas utilizaram a internet no período citado, 24,6% das não ocupadas utilizaram a web(confira aqui)
    No entanto, existe um fosso descomunal entre os estudantes, matriculadas na rede pública e privada de ensino, que utilizaram a internet nos últimos três. Enquanto 85,2% dos estudantes das escolas particulares usaram a rede, apenas 30,7% dos alunos das estabelecimentos da rede pública navegaram (veja aqui).