sábado, 18 de maio de 2013

Boato sobre pagamento do Bolsa Família causa tumulto em agências da Caixa em São Luís

   
Agência Gonçalves Dias: tumulto e polícia antecipa fechamento
    Um boato sobre pagamento de parcela da Bolsa Família provocou uma grande corrida da população de São Luís às agências da Caixa. Na Agência Gonçalves Dias, central da Caixa localizada na Praça João Lisboa, o tumulto nos caixas eletrônicos fez com que a Polícia Militar interditasse a entrada para todos os clientes que buscaram o serviço bancários.
    Centenas de pessoas se mobilizaram da bairros distantes para a agência central da Caixa e não conseguiram fazer a operação de saque que pretendiam. Dois viaturas da PM permaneceram na porta da agência até às 22 horas, quando a multidão começou a dispersar.Moradores de bairros distante do centro, como São Cristovão, se deslocaram em moto táxi até a João Lisboa na tentativa de driblar a enorme fila formada na agência do bairro localizado na entrada da cidade. 
    No bairro do João Paulo, depois das 22 horas, horário de encerramento dos serviços dos caixas eletrônicos, dezenas de pessoas ainda permaneciam na porta da agência da Caixa. A maioria dos presentes nas filas e na multidão que se formou na porta das agências era mulheres. Elas comentavam que amigos havia feito saques ainda à tarde, antes que o boato se espalhasse pela cidade. Entre as que aguardavam não haviam comentário sobre o encerramento do programa, como ocorreu em outros estados.
Agência da Caixa, no João Paulo: Fila depois das 10 da noite.

    Em outras cidades do Nordeste o tumulto se repetiu nas agências da Caixa. Entre as pessoas que correram para o banco, quase todas não sabiam a origem do boato. Segundo algumas comentavam o pagamento seria um bônus pelo dia das mães concedido pela presidente Dilma Rousseff. A liberação do dinheiro, porém, ainda segundo o boato, seria somente até à meia-noite de sábado, 18. Alguns comentavam que seria o pagamento do benefício seria dobrado.
    De acordo com dados consolidados pelo Ministério do Desenvolvimento Social em janeiro deste ano o número de família atendidas pelo programa na capital do Maranhão é de 79,25 mil.O programa de transferência de renda beneficiou no mês de abril deste ano 936.376 famílias, correspondente à cobertura de 108,9% da estimativa de famílias pobres no estado. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 173,06. O valor total transferido no mês passado ao maranhão somou R$ 162.053.413,00.





Assista aqui o tumulto na Agencia Gonçalves Dias: