segunda-feira, 8 de abril de 2013

Pesquisa revela que 2/3 dos jornalistas ganham até cinco salários mínimos

   Baseado em respostas de 2.731 jornalistas do Brasil e também do exterior, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou estudo que mostra o perfil profissional de imprensa nacional. A pesquisa, elaborada por 18 pesquisadores, revela que 2/3 dos jornalistas brasileiros recebem até cinco salários mínimos e quase a metade (40,3%) trabalha mais de oito horas por dia.
    “Esses dados de jornada são realmente preocupantes. A legislação dos jornalistas é de cinco horas com, no máximo, duas horas-extras. Esse excesso do trabalho afeta muito a qualidade de vida dos jornalistas e a precariedade das redações no Brasil”, afirma Wanderlei Pozzebom, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que esteve presente no lançamento do estudo.
    Os dados ainda mostram que 98% dos profissionais têm formação superior, sendo que 40,4% destes graduados possuem pós. Quando o assunto é desemprego, a taxa segue a mesmo do país, que fechou 2012 com 5,5%. Pelo menos 24,2% dos jornalistas são filiados a sindicatos, o que representa um a cada quatro profissionais do mercado.  No total, 55% atuam em mídia, 40% fazem atividades de assessoria de imprensa e os outros 5% dedicam-se predominantemente a área acadêmica.

Do Comunique-se