quarta-feira, 10 de abril de 2013

Maranhão: Gilson, uma vida fora da realidade virtual

 

    Inventar uma jeito de viver numa realidade quase virtual. Assim faz Gilson, 33 anos, morador da Vila Jota Câmara, em São José de Ribamar, que não tem perfil nas redes sociais. Nem imagina o que seja isso. Muito menos sua vida  é um mar de rosas, desses buquês multicoloridos que internautas costumam postar no facebook com mensagens d´alma e à alma de algum poeta esgarçado. Enfim, um brasileiro que nunca desiste, bem ao estilo das tais mensagens. Migrante de Humberto de Campos, tem outra conexão com a realidade concreta.
 
 

     Há que se ressaltar que sua ligação com a tecnologia vive nas alturas. Diariamente Gilson percorre quase 50 quilômetros a pé. Parte deste percurso, carregando um fardo mediano para um homem franzino.

 
     Às vezes faz mais de uma viagem, entre o destino final e o local em que retira mastros de taboca para transforma-los em suporte de antena de televisão. São peças de até cinco metros retiradas do que ainda resta da mata às margens da MA- 201, na estrada entre São Luís e São José de Ribamar, precisamente na vila Roseana Sarney.

     Como pagamento pelo material que permite com que os moradores da vila se tornem telespectadores mais confortáveis recebe entre R$ 10 e R$ 20. "Tem época que faço até três viagens", conta sem nenhuma precisão.
 
 
    E assim, vive o dia-a-dia. Nesse vai e vem pelas margens da rodovia, equilibrando-se entre a linha que divide a pista do acostamento, indiferente, mas atencioso, ao tráfego dos automóveis e veículos pesados, tem seu ganha pão a partir de uma atividade inusitada aos manuais de economia.
    "Dá para o sustento", confere Gilson, otimista com o resultado da semana. Geralmente aos sábados as viagens se intensificam. Sorridente, segue atendendo aos pedidos de mastros. O resultado dessa atividade é visto sobre as casas da Vila. Apesar de afirmar que o material tem vida longa, as intempéries acabam provando o contrário. Sob o sol e a chuva os mastros se deterioram e pedem substituição. Essa, por enquanto, é sua ligação com a tecnologia e com a sociedade. Mas, atenção: não o busquem no face.