segunda-feira, 29 de abril de 2013

Acredite:Lacen afirma que 9 pontos de praias estão próprios para banho em São Luís

    Interessante os laudos laboratoriais emitidos semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde. Subscrito pelo Laboratório Central de Saúde Pública, Lacen, corrobora as "explicações científicas" de que no período de chuvas as praias elevam seus índices de poluição.  Boiam escherichia coli em festa.Algo tão intrigante quão a ciência alcança. 
    Segundo a nota de monitoramento de balneabilidade das praias de São Luís divulgada no sábado, 27, com base em levantamentos do Lacen no período de 24 de março a 22 de abril, as águas estão próprias para banho em nove pontos, entre a Ponta D´Areia, em São Luís, e Araçagy, em São José de Ribamar. Justamente no período em se precipitaram com maior intensidade as chuvas na Ilha e no restante do estado. Em janeiro eram 11 pontos próprios.
    Para curiosos da ciência, explicações mais convincentes sobre a balneabilidades das praias de São Luís foram produzidas pelo político José Sarney no antológico artigo "São Luís polui o Atlântico", publicado no jornal da família do senador. Nele, Sarney refuta a poluição com a dúvida de que 200 mil moradores da orla de São Luís não possuem competência para tal. Põe em xeque as mediações laboratoriais. Um vaticínio, como se comprovaria mais tarde. Ecoando o senador que costuma dizer que no seu caso a literatura perdeu para a política, estenderia à ciência,  também desfalcada de tamanho talento.
Murad e o bonequinho na camiseta com cara de triste (pelo ECA poupo as netas)

    Dois meses depois da publicação das pérolas aos porcos, travestido de São Tomé, o secretário Ricardo Murad mergulhou em companhia das netas nas águas. Algo bizarro e inimaginável. Sem intentar o trocadilho: o banho de Ricardo entrou para os anais da história do Maranhão.

As condição das praias, conforme a nota com data de 25 de abril, eram estas:


    De janeiro, mês que não choveu, a abril, das chuvas mil, houveram apenas três pontos que considerados impróprios, nas praias: São Marcos, Calhau e Olho D´Água. Todas elas estendidas nas bordas do município de São Luís. Ampliou-se também o número de trechos interditados. A foz do rio Calhau, do Pimenta, do Rio Claro, do Jaguarema e do Olho de porco, permaneceram interditadas. Insana é a liberação do trecho em frente ao Corpo de Salva-Vidas do Olho D´água. É na frente do posto, a menos de 150 metros da residência do secretário Ricardo Murad, que jorra sem parar esgoto de um boeiro da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - a famigerada Caema.