quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Filmes retratam os conflitos nos bastidores do Vaticano

    Dois filmes da filmografia universal retratam os bastidores do Vaticano e os conflitos que envolvem o papa. 'À sombrado do Vaticano" e "Massacre em Roma" são produções da década de 70, quando era líder da igreja Católica o Papa Paulo VI.
     As duas produções cinematográficas foram produzidas na Itália. "à Sombra do Vaticano" é uma obra do diretor Marco Ferreri, autor entre outros do escatológico "A comilança", encontrado apenas em VHS.
 
Filmes sobre o Vaticano:
À Sombra do Vaticano (L´Udienza) Produção: Itália, 1971. Direção: Marco Ferreri. Com Enzo Jannacci, Claudia Cardinale, Ugo Tognazzi, Michel Piccoli, Vittorio Grassman, Alain Cuny. Duração> 112 min. Exibido no cinema com o título “A Audiència”. Homem tenta audiência com o Papa e revela ciúmes, rivalidades e as várias correntes do poder no Vaticano.
Massacre em Roma (Massacre in Rome). Produção: Itália-França, 1973. Direção:P George Pan  Cosmatos. Com Marcelo Mastroianni, Richard Burton, Leo McKem, John Steiner, Robert Harris e Delia Boccardo. O filme motivou um processo de difamação ao Papa Pio XII que acabou condenando à prisão todos os envolvidos, depois liberados com sursis. Segundo o roteiro o Papa preferiu não agir diante do massacre de 330 italianos pelos nazistas em 44, achando que o facismo, com todos os seus males, era o único obstáculo que impedia a ascensão do comunismo ateu. O filme trata do duelo entre um coronel nazista e um padre católico que resiste à ideia do massacre.
 
Outros filmes sobre o Papa:
1 - As Sandálias do Pescador
2 - Agonia e Êxtase
3 - Irmão Sol, Irmã Lua
4 -  Luthero
5 - O Banheiro do Papa
6 - Os Bórgias
7 - Papa João Paulo II
8 - Amém
9 - Habemus Papam