terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Governo enxuga orçamento do carnaval e reduz calendário oficial de Momo para seis dias em São Luís


Jorge Ben Jor, estrela da programação do Marafolia
    O governo do estado do Maranhão decidiu encurtar o calendário do carnaval deste ano. A redução também atingiu o orçamento para a festa. Serão apenas seis dias de programação custeada com recursos do estado, entre sexta-feira gorda e a terça de carnaval. 
    A distribuição de cachês - ou ajuda, como assim denominam os dirigentes de brincadeira o pagamento de "saídas" - será procedida a partir de critérios das entidades representativas das brincadeiras: União das Escolas de Samba do Maranhão, Associação Maranhense de Blocos e Academia de Blocos Tradicionais. Serão eles que definirão a repartição do bolo do erário para o carnaval em São Luís. É claro que, com a parcimoniosa participação da Secretaria de Estado da Cultura.
    Para compensar o enxugamento no orçamento, a Secretaria de Estado da Cultura está orientando os "donos" das brincadeiras a buscarem os mecanismos de captação da recém-instalada Lei de Incentivo à cultura. O guarda-chuva utilizado para amparar àqueles com apelo comercial, alvo de interesse da iniciativa privada, vai proporcionar aberrações inimagináveis. Entre elas está colocar na lei de fomento o Marafolia, empresa com intersecção familiar com a governadora. Será a empresa que tem o irmão da governadora Roseana Sarney, Fernando, responsável pela programação de maior peso no orçamento. Desta vez o palco será deslocado da avenida Litorânea para a Praça Deodoro. Fala-se na inclusão de Jorge Ben Jor entre as estrelas do carnaval maranhense.
    Grupos habituados a ganhar atenção especial no orçamento estadual reservado à festa de Momo são os mais insatisfeitos com o corte. O Bicho Terra está entre os que discordam da política de contenção.