quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

GDAM negocia com Raimundo Penha para retornar ao Parque do Bom Menino


Integrantes do Grupo de Dança Afro-malungos – GDAM se reuniram com o secretário municipal de Desportos e Lazer, Raimundo Penha, para inicar negociação sobre a possível volta do  grupo  às instalações do Parque do Bom Menino. A reunião aconteceu no próprio Parque e teve a participação de representantes do Impur e a intermediação da vereadora Rose Sales (PCdoB). Este ano o GDAM planeja contratar o jamaicano Cedric Maital para puxar o bloco do grupo.
Durante 15 anos o GDAM esteve instalado no Parque do Bom Menino em sistema de comodato. À época do contrato o prefeito de São Luís era o pedetista Jackson Lago. Antes  de ser retirado do Parque, o GDAM desenvolvia o Projeto Orquestra Batuque que atendia a 70 crianças e adolescentes com idade entre 12 a 18 anos, além de abrigar os instrumentos do Bloco tradicional Os Brasinhas que utilizavam o espaço para ensaios.
O Parque do Bom Menino é administrado pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer e deve passar por mudanças estruturais, anunciadas pelo secretário Raimundo Penha,  para melhorar seu funcionamento e dar mais conforto e acessibilidade à população.
O coordenador  do GDAM, Cláudio Adão da Silva, disse que por ocasião da reforma do Parque,  realizada em 2012,  o grupo foi retirado do local com a garantia de se tratava deafastamento temporário. O documento de concessão do uso do espaço está vencido. 
A  área antes ocupada pelo GDAM é composta de salas - em uma delas era desenvolvido curso de informática para crianças e adolescentes - e anfiteatro, utilizado para os ensaios coreográficos. O secretário disse que caberá ao prefeito, a partir de análise da Procuradoria do município.