sábado, 26 de janeiro de 2013

Disputa por vaga no Senado antecipa corrida eleitoral de 2014

Roberto Rocha e Edivaldo Holanda Júnior no "Recanto dos Pássaros" na CO
    O vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, trabalha intensamente uma agenda política no interior do estado. Rocha acompanhou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior na visita à primeira escola de tempo integral na Cidade Operária. Foi a segunda agenda pública do prefeito e a primeira com participação do vice.
    "Estou no interior do estado em campanha", afirmou o vice-prefeito. Rocha será novamente candidato ao Senado nas eleições de 2014. Segundo o ex-deputado federal sua candidatura a única vaga do Senado reservada ao Maranhão é um acordo com a direção do PSB e com os partidos da base de apoio do prefeito Edivaldo Júnior.
    O acordo citado por Rocha exclui da disputa pela vaga o ex-governador José Reinaldo Tavares que esteve ao lado do ex-prefeito João Castelo (PSDB) até os últimos dias da administração como prefeito. Tavares é demonizado pelo grupo Sarney que o responsabiliza pela única derrota do grupo em 50 anos de domínio no estado. Em 2010 disputou uma das duas vagas ao Senado pelo PSB e foi derrotado, assim como os dois candidatos tucanos, entre eles o vice-prefeito de São Luís.
    Ao menos duas candidaturas ao Senado estão postas há 18 meses das eleições de 2014. Além de Roberto Rocha o deputado federal Domingos Dutra (PT) confirmou a intenção de participar da corrida pela vaga.
    Outras candidaturas devem aflorar com a aproximação do pleito. Não é improvável a candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB). Pelo desejo de apoiadores, como o presidente da câmara de São Luís, vereador Antonio Isaías Pereirinha (PSL), a governadora deve adiar a anunciada desistência de disputar eleições. Com Sarney de pijama, Roseana não terá outra saída.