sábado, 30 de junho de 2012

Novela da Globo joga para escanteio o São João do Maranhão patrocinado pelo governo do estado

    A gravação da novela global "Lado lado" (título provisória do próximo folhetim eletrônico das seis), jogou para escanteio o São João mais esperado de São Luís. No início da noite deste sábado operários contratados pela Secretaria de Estado da Cultura iniciaram a retirada dos portais e decoração junina do bairro da Praia Grande, no centro histórico da capital maranhense, sem se importar com as pessoas que participavam das festas.
    A novela será rodada a partir deste domingo no centro histórico da cidade. O governo do estado propagandeiou o São João como o maior dos últimos tempos. No entanto, a festa foi a menor das últimas décadas em relação ao número de arraiais montados na cidade. Maranhenses e turistas reclamaram do tratamento à cultura popular.
    A secretária de estado da Cultura, Olga Simão, marcou presença na Praia Grande durante o período junino. Deu uma rápida olhada nos grupos folclóricos na tentativa de se entrosar com o universo da cultura popular.  Mas, foi pouco reconhecida pelos artistas populares. Olga prefere o Palácio dos Leões ao gabinete da Secma, na rua Portugal, com filas de artistas diariamente em busca de "apoio". Ou até mesmo a Sectec (Secretaria de Ciência e Tecnologia) pela qual ainda responde como secretária.
    Dos arraiais patrocinados pelo estado, dois deles estavam encravados em áreas nobres da cidade. Na Lagoa da Jansen, o secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad, deu continuidade ao projeto da Liga do bumba-meu-boi, com recursos estaduais.
    A Vila Junina, no estacionamento do São Luís Shopping, no bairro do Jaracati, o governo também patrocinou o evento do calendário do Sistema Mirante de Comunicação. Os outros arraiais foram montados na Praia Grande, Ceprama e nos vivas, este últimos dias com menos pouco mais de sete dias de programação. O custo do maior São João do governo foi de R$ 10 milhões, segundo Diário Oficial do Estado.

Maranhão tem menor percentual de espiritistas do país

    O Maranhão tem apenas um por cento da população adepta ao espiritismo, segundo dados do Censo 2010 do IBGE divulgado ontem. É o menor percentual do país da religião que tem como principal referência no país o médium Chico Xavier.
    No estado que tem 75% da população católica, sete  por cento dos que declaram ter alguma religião são evangélicos.  Os sem religião chegam a 7%. 

Manchetes dos jornais

Estado
Jornal Pequeno:Convenção oficializa a candidatura de Edivaldo Júnior a prefeito de SL
O Estado do MA:Agiota sabia da trama para matar Fábio Brasil
Região
Diário do Pará:Terra treme no Pará
Jornal do Commercio:Mução liberado após irmão assumir culpa
Mei-Norte:Convenções têm tom de paz e populismo
O Povo:PF diz que irmão de Mução assumiu o crime
Nacional
Correio Braziliense:Caixa de Pandora: Gurgel denuncia Arruda e mais 36
Estadão:Com Paraguai fora, Mercosul abre as portas à Venezuela
Estado de Minas:A batalha da fé
Folha:Dilma tenta impedir votação do fim do fator previdencário
Globo:Brasil é menos católico e ainda mais evangélico
Zero Hora:Estado tem a maior diversidade religiosa do país, mostra IBGE
Mundo
The New York Times (EUA) - Relutância em alguns Estados sobre expansão
The Washington Post (EUA) - Sem energia após a tempestade
The Guardian (Reino Unido) -
Le Figaro (França) - Mercados aplaudem acordo surpreso
El País (Espanha) - A UE avança para salvar o euro
Clarín (Argentina) - Scioli divide o bônus e os sindicatos anunciam greves

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Na coluna do Claudio Humberto

PF PRENDE E SOLTA HUMORISTA MUÇÃO EM FORTALEZA
O conhecido humorista e radialista Rodrigo Vieira, o “Mução”, muito querido sobretudo no Nordeste, foi preso pela Policia Federal em Fortaleza (CE) na Operação DirtyNet, contra suspeitos de pedofilia e pornografia na internet. Mas, ops!, foi solto logo em seguida por “falta de provas”, segundo parentes. Ele é filho da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, demitida após “trombar” com a presidente Dilma.

PEDALA, RECEITA
Lina Vieira revelou encontro com a então ministra Dilma, que lhe teria ordenado “pressa” nas investigações contra um filho de José Sarney.

OPERAÇÃO “ABAFA”
Dilma negou o encontro, confirmado no Senado por Lina, que entendeu ter sido “pressão” para abafar o caso, hoje em segredo de Justiça.

Manchetes dos jornais

Estado
O Estado do MA:Washington vai liderar 13 partidos na disputa em SL
Região
Diário do Pará:Papão e Águia vão estrear na Série C
Jornal do Commercio:PF ataca rede de pedofilia
O Povo:PF desarticula rede internacional de pedofilia
Nacional
Correio Braziliense:Acesso a salários leva CUT à Justiça
Estadão:Servidores ligados à CUT ameaçam greve geral
Estado de Minas:Vai doer também no seu bolso
Folha:Supremo assegura tempo de TV a partido de Kassab
Globo:Rumo às urnas - TSE recua e libera contas sujas já nestas eleições
Valor Econômico:Cai investimento das empresas do Brasil no exterior
Zero Hora: Porto Alegre - Parque da Redenção terá cerca virtual para aumentar a segurança
Mundo
The New York Times (EUA) - Justiça aprova lei de saúde Obama
The Washington Post (EUA) - Lei de saúde confirmada
The Guardian (Reino Unido) - David Cameron pressiona Barclays
Le Figaro (França) - Mélenchon declara guerra contra a Hollande
El País (Espanha) - Espanha e Itália alertam para a demora em ajudá-los
Clarín (Argentina) - Scioli garante pagamento da dívida

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Desistência de Adriano prejudica planos do PV no Maranhão

Andreza Matais
De Brasília
    Alegando "motivos pessoais", o neto do senador José Sarney (PMDB-AP) Adriano Sarney desistiu de concorrer à Prefeitura de Paço Lumiar, município da região metropolitana de São Luís.
    A decisão, a dois dias do final do prazo para as convenções partidárias, deixou o PV sem candidato no município. "Só lamento. Prejudica muito os planos do partido", afirmou o presidente estadual do PV, Washington Rio Branco.
    A desistência foi decidida ontem numa reunião dos Sarney e ocorre após a Folha ter noticiado as investidas do clã para eleger Adriano prefeito. A Folha apurou com políticos do Estado que a avaliação do grupo liderado pela governadora Roseana Sarney (PMDB-MA), tia de Adriano, foi a de que a família ficaria muito exposta com a candidatura, podendo se repetir o ano de 2009, quando os Sarney se viram envolvidos em vários escândalos revelados pela imprensa nacional.
    O próprio Adriano teve seu nome citado por operar crédito consignado no Senado. O ex-candidato é filho do deputado Sarney Filho (PV-MA).
    "Eu conversei com o Zé Adriano ontem e ele disse que por motivo de força maior deixaria de ser candidato. Não conversei com ele sobre qual motivo foi esse. Acho que na política vários fatores concorrem para uma decisão dessa. Lamentei o ocorrido, mas não posso fazer nada", disse Rio Branco.
    Ele disse não acreditar, no entanto, que a motivação tenha sido para preservá-lo por causa do sobrenome."Todos os políticos do Maranhão tem a cara do Sarney."
    O PV estuda apoiar o ex-deputado Pinto do Itamaraty (PSDB). Os tucanos e outros seis partidos haviam anunciado apoio à pré-candidatura de Adriano Sarney.
    Paço Lumiar é um município estratégico para a família Sarney por ser um dos acessos à ilha de Curupu, onde tem casas. A atual prefeita, Bia Aroso (PSD), responde a 22 processos na Justiça e já foi afastada quatro vezes, sob acusação de corrupção. Ela desistiu de disputar a reeleição e também apoiaria Adriano Sarney como sua principal cabo eleitoral.
    A Folha não conseguiu localizar Adriano Sarney ontem.

Manchetes dos jornais

Estado
O Estado do MA:Fialho assume secretaria de combate à fome
Região
Diário do Pará:Morre aluno esfaqueado em escola
Jornal do Commercio:Proposta para Código Penal gera polêmicas
O Povo:Quadrilha é presa com dinamite, fuzil e pistolas
Nacional
Correio Braziliense:Salário do servidor já está na internet
Estadão:Dilma lança novo pacote, mas reação é de ceticismo
Estado de Minas:Mais uma tentativa
Folha:Com impacto limitado, governo lança 7o pacote
Globo:Governo quer idade mínima para aposentadoria do INSS
Valor:Ferrovias terão de renovar 5 mil km de linhas sem uso
Zero Hora:R$ 8,4 bi para reaquecer

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Clã Sarney decide poupar Adriano Sarney de uma iminente derrota em Paço do Lumiar

    Principal arma de José Adriano Sarney para viabilizar sua candidatura a prefeito do município de Paço do Lumiar, sua ligação consanguínea com a governadora Roseana Sarney, detonou seu projeto. Coordenador metropolitano do Partido Verde, o filho do deputado federal Sarney Filho, presidente do diretório estadual do partido, é parente em terceiro grau da governadora do estado. A arguição dessa condição desestabilizou a candidatura frágil do jovem abastado, juntamente com a suspeita óbvia de que Adriano Sarney forjou o domicílio eleitoral para disputar a sucessão de Bia Aroso Venâncio. Seria morador do Iguaíba, território de lavradores rústicos e pobres.
    O foco jogado pelo jornal Folha de S. Paulo na edição de segunda-feira sobre a disputa pelo comando de um município sem grande expressão eleitoral alertou para a ribalta que o processo eleitoral em Paço do Lumiar poderia se transformar. Aos Sarney não interessa tamanha exposição de seu coronelismo. Em caso de derrota, inimaginável o estrago no futuro da família que com Lobão pretende avançar em pelo menos mais um lustro do século XXI.
    Embora deixe a disputa, o advogado não deve se retirar da cena. Parentes e correligionários do senador José Sarney (PMDB-AP) buscam uma saída honrosa para o jovem livrando-o do tropeço nos primeiros passos de um projeto vislumbrando dar continuidade ao clã.
Apelam para nomes mais consistentes junto ao eleitorado do município de Paço do Lumiar. A maior dificuldade é encontrar nomes em condições de disputa que não estejam enredados em pendengas jurídicas por motivos igualmente óbvios.
    Da turma da prefeita Bia Aroso Venâncio os nomes que emergem trazem consigo sobejos dos processos de improbidade administrativa. Na configuração de sua candidatura Adriano Sarney pôs na vitrine a personalidade de candidatos que até então se travestiam de defensores do povo luminense. A peso de outro e prata jogou ao chão lideranças tidas como incorruptíveis pelos incautos. Com ajuda destes usou do mais sórdido meio de cooptação e compra de voto: a promessa de emprego no setor público já estrangulado. Passado o vendaval da bonança financeira patrocinada por Adriano Sarney, não será tão previsível o horizonte luminense. Embora seja natimorto na política, sendo neto de Sarney, não duvidem da capa sete vidas de Adriano.

Festival Mimo de Cinema inscreve até dia 20

    Estão abertas as inscrições para o Festival Mimo de Cinema. A seleção contempla filmes de curta, média e longa-metragem, que tenham a música, seus personagens e suas histórias como tema. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 30 de junho, pelo site www.festivalmimodecinema.com.br
    O Festival Mimo de Cinema é um evento integrado à Mostra Internacional de Música, que acontece em Ouro Preto, Olinda, Recife e João Pessoa. A programação é dividida em mostras principais e paralelas, sem caráter competitivo.
Datas de Realização do Festival Mimo de Cinema
Ouro Preto: 30 de agosto a 02 de setembro
Olinda: 05 a 09 de setembro
    Os filmes são projetados em telões ao ar livre, nos pátios das Igrejas, no Mercado da Ribeira em Olinda e no Cineclube Museu da Inconfidência em Ouro Preto.
    Informações sobre a edição anterior no site geral do festival: www.mimo.art.br

Manchetes dos jornais

Estado
Aqui-MA:Cutrim contra-ataca
Jornal Extra:Raimundo cangaceiro: "Minhas pendengas eu resolve é na cicica"
O Estado do MA:Assembleia aprova pojeto do placo de carreiras do Estado
Região
Diário do Pará:Suspeito de estupro tem casa destruída
Jornal do Commercio:Motoristas prometem 24 horas sem ônibus
Meio-Norte:Wellington quer um candidato por partido
O Povo:Mensalão será julgado a dois meses da eleição
Nacional
Correio Braziliense:O Mensalão na ordem do dia
Estadão:STF julga mensalão em 2 de agosto, após 7 anos
Estado de Minas:Até merenda e marmita são superfaturadas
Folha:Ministro dá aval, e SFT tem data para julgar mensalão
Globo:Revisor libera processo e mensalão já tem data
Valor:Desoneração da folha atenua perda de fôlego do emprego
Zero Hora:Dilma aposta em escolas e obras para o país destravar
Mundo
The New York Times (EUA) - Apoiado pela OTAN, Turquia endurece discurso contra a Síria
The Washington Post (EUA) - Acordo congela taxas de crédito estudantil
The Guardian (Reino Unido) - Jersey ameaça romper com o Reino Unido
Le Figaro (França) - Merkel não aceitará partilha da dívida
El País (Espanha) - Governo vai retirar 456 remédios do financiamento público
Clarín (Argentina) - Cristina faz defesa aumento de impostos

terça-feira, 26 de junho de 2012

Candidata de Lagoa Grande do Maranhão é primeira a registrar candidatura no Estado

    Laysse Sousa Silva Fonseca dos Santos é a primeira candidata a prefeita registrada no Tribunal Superior Eleitoral. Laysse é candidata a prefeita de Lagoa Grande do Maranhão pelo PTB. Enfermeira, ela possui apenas ensino médio completo.
    Com patrimônio avaliado de R$ 138 mil, a candidata de 25 anos possui entre outros bens uma moto honda e pretende gastar R$ 150 mil na campanha eleitoral. Ela terá como companheiro de chapa Edivaldin (Edivaldo de Souza), pescador filiado ao PSL que lê e escreve, sem bens declarados.
    Em Lagoa Grande do Maranhão 14 candidatos a vereador estão registrados na Justiça Eleitoral. Os candidatos a vereador já registrados são: Josélio, Totonho, Tonho do Man, Elton,Graciete, Zé Hermírio, Leonira, Luis Freires, Markin, Prof. Ogles, Prof. Petrônio, Rafael e Bastião.

Manchetes dos jornais

Estado
Aqui-MA:Traficante trucidado
Jornal Pequeno:Preso em MInas homem suspeito de pilotar moto para executor de Décio
O Estado do MA:Suspeito de ajudar matador a fugir é preso em Minas Gerais
Região
Diário do Pará:PM vai abrir mais de 2 mil vagas
Jornal do Commercio:Eduardo e Jarbas juntos
Meio-Norte:Wellington confirma que é candidato  à PMT
O Povo:Refinaria no Ceará- Não começou e não tem mais prazo
Nacional
Correio Braziliense:Conselho de Ética pede cassação de Demóstenes
Estadão:Petrobrás quer novos reajustes da gasolina
Estado de Minas:A necessidade de cada um
Folha:Ministro rejeita pressão, e mensalão atrasará no STF
Globo:Bolsa Família já registra benefício de até R$ 1.332
Valor:Graça faz diagnóstico severo da Petrobras
Zero Hora:Atrasos em perícias levam a intervenção no INSS da Capital
Mundo
The New York Times (EUA) - Suprema Corte dos EUA anula parte de lei anti-imigração
The Washington Post (EUA) - Justiça rejeita parte de lei anti-imigração
The Guardian (Reino Unido) - Dúvidas crescem sobre pacote de David Cameron
Le Figaro (França) - Orçamento francês sob supervisão europeia
El País (Espanha) - Rajoy prevê novas medidas difíceis após resgate aos bancos
Clarín (Argentina) - Falta dinheiro para pagar os débitos

segunda-feira, 25 de junho de 2012

São João 2012 - Débora dos Teclados na arraial da Piçarreira (São José de Ribamar)

Em VEJA - A era Pereirinha na Câmara Municipal de São Luís

Noite de São João:carro é carbonizado no Lima Verde (Paço do Lumiar)

Clã Sarney lança nova geração na política

ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA
    Com a segunda geração envelhecendo, o clã Sarney aposta em novos nomes para não ver seu legado minguar.
    Adriano Sarney, neto do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), vai disputar a eleição para prefeito de Paço Lumiar, na região metropolitana de São Luís.
    Será a entrada da terceira geração da família na política, 57 anos após a primeira eleição de José Sarney.
Adriano, 32, é a maior esperança do clã para manter o controle do Maranhão. Com 110 mil habitantes e a 23 km do centro da capital, a cidade é estratégica na "geografia Sarney": é o melhor caminho para a ilha de Cururupu, onde a família tem casas.
    Cinco candidatos com experiência política já desistiram da eleição em Paço. Adriano ficou conhecido por operar a venda de empréstimo consignado no Senado, instituição chefiada pelo avô.
    O principal cabo eleitoral de Adriano é a atual prefeita, Bia Aroso (PSD), que responde a 22 processos na Justiça e já foi afastada quatro vezes, sob acusação de corrupção. "Onde eu estiver, ele vai estar comigo", disse ela. "Tudo o que tem aqui em Paço tem o dedo da família Sarney."
    Para comprovar domicílio eleitoral na cidade, requisito para a candidatura, Adriano tem apresentado a conta de luz de um sítio. O blogueiro Cesar Bello disse à Folha que vai ingressar na Justiça para questionar o documento emitido pela Cemar, a companhia energética do Estado governado por Roseana Sarney.
    Outras apostas da família são Filuca Mendes (PMDB), afilhado de batismo de Sarney, candidato em Pinheiro. E Souza Neto, casado com uma sobrinha da governadora Roseana, que irá disputar como vice em Santa Inês.
    Filuca já conseguiu uma pequena proeza. O PT decidiu apoiá-lo ignorando resolução que impede novas alianças com o DEM, também na chapa de Filuca. Petistas contrários prometem recorrer ao Diretório Nacional.
Da Folha

Manchetes dos jornais

Estado
O Estado do MA:Mulher é morto e outras quatro agredidas em SL
Região
Jornal do Commercio:Uma rodada para esquecer
Meio-Norte:Combate às drogas põe 6 mil nas ruas
O Povo:Medidas restringem uso do Cocó
Nacional
Correio Braziliense:Paraguai é punido após “ruptura democrática”
Estadão:Mercosul afasta Paraguai de reunião de cúpula e vê ruptura
Estado de Minas: Ministra também foi vítima de tortura
Folha:Islamita moderado vence no Egito
Globo:Paraguai será suspenso do Mercosul até eleições
Valor: Casino recusa ideia de “fatiar” Pão de Açúcar
Zero Hora:Lugo cria governo paralelo e Mercosul afasta Paraguai
Mundo
The New York Times (EUA) - Islamita faz história no Egito
The Washington Post (EUA) - Islamita vence no Egito
The Guardian (Reino Unido) - Cameron anuncia plano para reduzir benefícios
Le Figaro (França) - Grécia mentiu para os europeus?
El País (Espanha) - Problemas em rodovias abrem rombo de 3 milhões de euros
Clarín (Argentina) - Arsenal, um pequeno que virou campeão

domingo, 24 de junho de 2012

Ministério da Saúde repassa mais de R$ 3,5 milhão para custeio de UPAs no Maranhão

    O Ministério da Saúde anunciou para esta semana o repasse de R$ 150 mil para custeio de uma ambulância de suporte básico dos municípios de Vila Nova dos Martírios, Itiga e Carolina. Os municípios pertecem à Central regional de Impetratriz. As UPAs dos municípios de Timon e Codó receberão custeio anual no valor de R$ 2,1 milhões. A cidade de São José dos Patos receberá R$ 1,2 milhão anual pelo custeio de uma UPA porte I.
    Os recursos são da rede Saúde Toda Hora e se destinam ao custeio e qualificação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e para o Serviço de Atendiemtno Móvel de Urgência, SAMU. No total foram repassados R$ 28,2 milhões para sete estados. Além do Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
    A rede articula e integra todos os equipamentos de saúde para ofertar à população o acesso mais humanizado e integral aos serviços de urgência e emergência. O Ministério da Saúde exige, como critério para o repasse de recursos adicionais destinado à qualificação de UPAs, a comprovação da cobertura do SAMU 192 e desenvolvimento de atividades de educação permanente. Com a UPA qualificada, o custeio anual, para a unidade de porte III, passa para R$ 6 milhões. À UPA porte II, os recursos são de R$ 3,6 milhões e à UPA porte I são R$ 2,4 milhões.
Com informações do Portal da Saúde

É hoje! Forró do Rala Rola! - José Simão

Tão dizendo que, se o Lula quer mais tempo de TV, devia fazer aliança com o Chaves. Rarará!
    Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Oba! Hoje é São João! Olha este convite direto de Salvador: "Arraiá das Mariposas Andantes. Forró Pesado. Participação especial: Mulher Perereca". E perereca pula fogueira?
    E a Dilma proibiu o forró pé de Serra. Agora só pode o forró pé de Dilma! E eu vou ralar o bucho até arriar a fivela! E a Polícia Federal prendeu tanta quadrilha que só falta o pinhão, a pinga e a paçoca.
    Aliás, se depender de quadrilha, vai ter festa junina o ano inteiro. Em vez de fogueira, Cachoeira. E em Natal tem um forró pra terceira idade chamado Forró da Pêia Mole! E tudo o que a terceira idade quer é comer sal, torresmo e mulher.
Aliás, tudo o que a terceira idade quer é não estar na terceira idade. Rarará! E o traje é camisa xadrez de sanfoneiro de puteiro! Rarará!
   Turco-circuito em Sampa! Esta é a foto da semana: Lula, Haddad e Maluf! Aliança do Lula com o Maluf não é aliança, é algema. Rarará! O Lula achou o Maluf antes da Interpol! E tão dizendo que, se o Lula quer mais tempo de TV, devia fazer aliança com o Chaves!
E diz que o Lula vai na Ana Maria Braga ensinar a receita de frango à Maluf: primeiro você rouba o frango, depois faz como você quiser mesmo!
    E o Maluf nunca mentiu: "Eu não tenho dinheiro no exterior". E não tem mesmo. Porque o dinheiro não é dele, é NOSSO! Rarará! E como disse um amigo no meu Twitter: quem é o vice do Haddad? ERA UNDINA! Rarará!
    E tô adorando "Avenida Brasil"! Novela barraco! UFC das nove! Ultimate Barraco Fighting!E a Nina parece a Noiva-Cadáver. E a Carminha dando piti parece Carrie, a Estranha! E se a Suelen viesse numa carroça, a gente começava a chupar pelo burro! Rarará!
    E em Manaus tem um forró chamado Gemido da Cabrita. E em Itaitinga, no Ceará: O Fungado da Jiboia! E em Contagem, Minas, tem um forró superanimado: Forró do Rala Rola! Mas animado mesmo é o do Bar do Ceará, em São Bernardo do Campo: Forró da Mulher Feia!
    E animado mesmo é no interior de Pernambuco: Forró do Rogério Bomba. E, por último, no Maranhão, tem um forró de fim de noite chamado Derrubando e Comendo Logo! Deve ser do Sarney! Rarará!
    Nóis sofre, mas nóis goza!
    Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

Está o planeta aquecendo? - Ferreira Gullar

O crescimento sustentável tornou-se fundamental; porém, muitas das teses são destituídas de fundamentos
    Escrevo esta crônica bem antes que a conferência Rio+20 tenha chegado a suas conclusões. Por isso mesmo, me limitarei a algumas considerações acerca de problemas que foram levantados e discutidos neste dias.
    Confesso que há 40 anos ou mais, quando tomei conhecimentos da questão ecológica, achei que havia muito exagero em tudo aquilo, ainda que me faltassem maiores informações sobre o assunto.
    Mas eu não estava de todo errado. Tanto que, com o passar dos anos, as teses ecológicas tornaram-se menos radicais, e eu, de minha parte, admiti que a defesa do meio ambiente é uma necessidade vital, para a qual todos devemos contribuir, de uma maneira ou de outra.
    Quanto a isso, minha adesão é total. Como gosto de bichos, de gato a passarinho, onça, anta, macaco, jacaré, não poderia assistir indiferente à destruição das florestas, nem ao corte de árvores centenárias como as que têm sido postas abaixo por traficantes de madeira.
    Tampouco podemos ser tolerantes com a queima de combustíveis altamente poluidores, que envenenam a atmosfera das cidades, especialmente de metrópoles como São Paulo e Rio. Não resta dúvida de que essa quantidade excessiva de carbono, lançada por milhares de veículos, altera as condições atmosféricas locais.
    O caminho certo é, evidentemente, reduzir ao máximo a emissão desses gases poluentes, substituindo os motores movidos a petróleo por outros, movidos a eletricidade. Não acredito que alguém, em sã consciência, se oponha a isso. A dificuldade, portanto, não está aí e, sim, na concretização de tais objetivos.
    São problemas complexos, que envolvem dificuldades efetivas e interesses de tudo quanto é ordem, a começar pelos econômicos, que, por sua vez, têm implicações sociais nacionais e internacionais.
    Para mover os trens e os metrôs, é necessário dispor de energia elétrica, que por sua vez implica na queima de combustíveis poluentes ou na construção de usinas hidrelétricas, que levam à inundação de vastas áreas de florestas.
    Outras energias não poluentes, como a eólica e a solar, não terão tão cedo condições de suprir essas necessidades. A solução não é desistir delas, mas tampouco será a pregação alarmista, que ignora as dificuldades reais.
    O crescimento sustentável tornou-se um tema fundamental da atualidade, como o demonstra, por exemplo, a realização da Rio+20, com a participação de representantes de mais de cem países. Não obstante, muitas das teses defendidas pelos ambientalistas são classificadas por especialistas no assunto como destituídas de fundamentos científicos.
    Agora mesmo, 18 cientistas brasileiros, entre os quais estão físicos, geólogos e climatologistas, dirigiram à presidente Dilma uma carta afirmando que "as mudanças climáticas têm sido pautadas por motivações ideológicas, políticas, acadêmicas e econômicas restritas".
    Tal atitude contraria "os princípios basilares da prática científica como também os interesses maiores das sociedades de todo o mundo, inclusive a brasileira".
    Diz ainda o documento que não há evidências físicas da influência humana no clima do planeta, sendo portanto destituída de fundamento a afirmação de que a atividade industrial tem provocado o seu aquecimento.
    Segundo a carta, "o relatório de 2007 do Painel Intergovernamental de mudanças climáticas registra que, no período de 1850-2000, as temperaturas aumentaram 0,74º C, e que, entre 1870 e 2000, os níveis do mar subiram 0,2 m".
    Acrescenta que, nos últimos 12 mil anos, houve diversos períodos com temperaturas mais altas do que as de hoje e que o nível do mar chegou a subir três metros acima do atual.
   Não se verifica, afirma o documento, qualquer aceleração anormal desses indicadores nos últimos 20 mil anos, uma vez que as variações observadas no período da industrialização se enquadram na faixa de oscilações naturais do clima, não podendo ser atribuídas ao uso de combustíveis fósseis ou a qualquer outro tipo de atividade vinculada ao desenvolvimento humano.
    Acrescenta que, embora milhares de estudos científicos sobre o assunto tenham sido feitos e publicados, nenhuma repercussão tiveram na mídia.
    Essa carta, por sua vez, tampouco teve a repercussão esperada.
Da Folha

Manchetes dos jornais

Estado
O Estado do MA:OGX deverá procurar mais petróleo e gás no MA
Região
Jornal do Commercio:Dívida escraviza recifense
Meio-Norte:Seca deixa vazios os armazéns da Conab
O Povo:Porque o Brasil precisa do Banco do Nordeste
Nacional
Correio Braziliense:Paraguai provoca um nó na América do Sul
Estadão:Novo presidente afirma que "não há golpe" no Paraguai
Folha:Brasil e vizinhos discutem sanções contra o Paraguai
Globo:Torturador rompe silêncio de 41 anos sobre Casa da Morte
Zero Hora:16 motoristas por dia não socorrem vitimas

sábado, 23 de junho de 2012

São João 2012 - Tambor de crioula do Maranhão

São João 2012 - Programação de São José de Ribamar deste sábado,23


Arraial do Parque Municipal do Folclore – Sede
19h D.A Gatinhas Manhosas
20h Quadrilha Juventude do Sertão
21h Mocidade Ribamarense (O)
22h Banda Vadie
24h Boi da Maioba (M)
01h Boi de São José dos índios (M)
02h Boi de Ribamar (M)
Arraial do Viva Vilas
19h T.C alto São Bernardo
20h D. P. Renascer
21h Quadrilha Juventude do Sertão
22h Boi São José dos Índios (M)
23h Boi do Mar (M)
24h Grupo Cobra
02h Boi da Maioba (M)
Arraial da Matinha
19h Quadrilha Cravo do Sertão
20h T.C. Alto São Benedito
21h D.P. Renascer
22h Boi de Juçatuba (M)
23h Banda Reprise
02h Boi da Matinha(M)
Arraial do Parque Vitória Praça do Rodão
19h D.P. Cia. Boiadeiro da Matinha
20h Boi Trono de Ouro (O)
21h Boi do Mar (M)
22h Tereza Canto
24h Boi da Matinha (M)
01h Boi de Juçatuba (M)
02 Boi de Panaquatira (M)
Arraial do Viva Panaquatira
19h Quadrilha Os Caipiras chiques
20h Boi Dito e Feito (O)
21h Boi da Ilha Grande (O)
22h Débora dos teclados
23h Boi de Ribamar M)
24h Boi de Panaquatira (M)
Arraial do Rio de São João
21h T.C de Aruanda
22h Quadrilha Flor do Luar
23h Banda Batida Quente
24h Boi da Mata Grande (M)
Arraial da Piçareira
19h D. P. Navegantes de Lisboa
20h T.C. de Aruanda
21h D. P. Laços de Rodeio
22h D. B American Country
23h Banda Os Iguais
24h Boi de Ribamar (M)
01h Banda Os Iguais

Livro exibe direita descolada da política real ou partidária

Maior conforto para debater ideário conservador dá o tom em textos de Coutinho, Pondé e Rosenfield
MILTON OHATA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Antes de tudo, os conservadores de "Por que Virei à Direita" pensam a política dentro do estado democrático de direito.
    Com a crescente rotina democrática após o fim da ditadura, fazia falta uma direita que não temesse dizer seu nome. Quase nunca foi assim. Desde a nossa independência, os conservadores e liberais que a promoveram tinham dificuldade para sustentar suas ideias.
    Como lembra Fernando Novais, na Inglaterra ou na França, o liberalismo serviu para flexibilizar estados monárquicos preexistentes, enquanto entre nós ele serviu para construí-lo.
    O então país novo adotou Constituição e Parlamento, mas preservou a escravidão. Na teoria, liberdade, igualdade e fraternidade, mas, dentro de casa e na rua, o contrário disso. E o Brasil teve a maior concentração de cativos no mundo moderno.
    Essa onipresença traduziu-se na ausência de uma revolução burguesa que foi inerente às ideias conservadoras e liberais onde nasceram.
HERANÇA ESCRAVISTA
    Se a força de trabalho se reproduzia fora do país, na África, por que se preocupar com sua reprodução dentro dele?
    Ainda estamos às voltas com heranças de 400 anos de escravismo e as duas ditaduras (1937-45 e 1964-85) que vivemos eram de direita, mas o ambiente democrático deixa em situação mais confortável uma direita que debate em público suas ideias.
    Essa nova situação dá o tom dos relatos de João Pereira Coutinho, Luiz Felipe Pondé e Denis Rosenfield, intelectuais que não têm dificuldade em expor o que pensam na universidade, em jornais ou na televisão.
    O arsenal de conceitos invocados por eles é extenso, de Edmund Burke a Michael Oakeshott, com raízes em Aristóteles e no tomismo, resultando em uma concepção de sociedade estratificada e estática, pensada como um organismo onde cada parte tem sua função predefinida.
    Coutinho e Pondé filiam-se à matriz conservadora britânica -este fazendo uma combinação plural com a tragédia grega, Nietzsche e muitas outras fontes. Rosenfield, mais ao pensamento de Hanna Arendt e Friedrich Hayek.
    A função do governo é garantir a liberdade de escolha e jamais contrariar a "natureza humana" ou "das coisas", ambas imutáveis, ao contrário do que opina a esquerda, para a qual o homem não tem essência, a sociedade tem história e é transformável para melhor.
TAPETE VERMELHO
Mas os 30 anos recentes, de predomínio completo do neoliberalismo, estenderam na cena mundial um tapete vermelho -sem trocadilho- para as ideias de direita.
Com a derrocada da União Soviética, o "outro" da direita passou a ser um exército de Brancaleone: Cuba, Venezuela e Coreia do Norte (no caso de Denis Rosenfield, também as gestões petistas de Porto Alegre).
    O curioso é que Pondé e Rosenfield argumentam como acuados, como se a esquerda derrotada fosse hegemônica.
    Com o risco de simplificar, pode-se dizer que os três autores têm um pensamento conservador de princípios e análise, mas de pouco contato com a política real ou partidária. Mesmo porque, nos últimos anos, a política real conservadora foi realizada por sociais-democratas.
    Talvez por isso não haja menção a conservadores brasileiros que tiveram suas ideias postas em prática, como Oliveira Vianna e Golbery do Couto e Silva. Em Portugal, Gilberto Freire aproximou-se de Salazar e desenvolveu em vários livros suas teses da mestiçagem luso-tropicalista.
    Mas todos eles representam um retrocesso diante daquele que esteve à frente da maior revolução política da história brasileira.
    Falo de Joaquim Nabuco e do abolicionismo, que julgava "seu título de cidadão diminuído enquanto houver brasileiros escravos" ("O Abolicionismo", 1883).
    Desde então, esse drama de consciência nunca mais atormentou a direita.
MILTON OHATA é doutor em história pela FFLCH-USP e editor da Cosac Naify.
POR QUE VIREI À DIREITA
AUTORES João Pereira Coutinho, Luiz Felipe Pondé e Denis Rosenfield
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 25 (112 págs.)

Sarney diz que ficou 'surpreso' com espionagem

DE BRASÍLIA
    Ex-presidente da República, o senador José Sarney (PMDB-AP) disse ontem que ficou "surpreso" ao saber que a presidente Dilma Rousseff foi monitorada pelo SNI (Serviço Nacional de Informação) durante o seu governo, como revelou a Folha nesta semana.
    Sarney negou ter autorizado a espionagem em sua gestão (1985-90) contra a hoje presidente, apontada na fase pós-ditadura pelo SNI como parte de um "infiltração comunista" no Rio Grande do Sul.
    "Eu tive a mesma surpresa que todo mundo teve ao ler essa notícia. Eu tinha determinado que jamais o SNI fizesse investigação sobre qualquer pessoa", afirmou.
    O monitoramento consta de documentos abertos ao público recentemente que integram o chamado "Acervo da Ditadura", do Arquivo Nacional.
Da Folha

Charge do dia: Spon Holz

Na coluna do Ilimar Franco

Dilma e a presidência do Senado
O desejo da presidente Dilma de fazer o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) o próximo presidente do Senado é conhecido desde março. Na semana de 12 a 16, Dilma tratou do tema com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do partido, Renan Calheiros (AL). Para Sarney, Dilma disse que queria garantir que “alguém seu (do Sarney)” continuasse na presidência da Casa. Para o líder do PMDB, Renan Calheiros, ela argumentou que o noticiário negativo voltaria se ele insistisse em comandar de novo o Senado e o aconselhou: “Você deve ser candidato ao governo de Alagoas, e eu vou te apoiar”.

Manchetes dos jornais

Estado
O Estado do MA:Afonso Manoel será vice de Washington
Região
Diário do Pará:Chuva, ventos e muitos prejuízos
Jornal do Commercio:
Meio-Norte:Embratel e claro: 1,3 milhão tem prejuízo
O Povo:Desabamento inundação e aeroporto fechado
Nacional
Correio Braziliense:Impeachment à moda paraguaia
Estadão:Paraguai cassa presidente em processo de apenas 36 horas
Estado de Minas:“Não tenho qualquer sentimento. Nem ódio, nem vingança. Tampouco perdão”
Folha:Presidente paraguaio sofre impeachment em 30 horas
Globo:Paraguai cassa presidente e pode ser expulso do Mercosul
Zero Hora:Senado depõe Lugo evice assume o poder
Mundo
The New York Times (EUA) - Sandusky culpado de abusar sexualmente de 10 jovens
The Washington Post (EUA) -  Sandusky condenado por abuso sexual infantil
The Guardian (Reino Unido) - Sauditas planejam financiar exército rebelde sírio
The Times (Reino Unido)O acúmulo de impostos de 38 anos na Receita Federal
Le Figaro - Depois da remodelação - crise aberta entre os verdes
Le Monde (França) - Mario Monti: "O conselho europeu deve agir rapidamente"
El País (Espanha) - O Senado do Paraguai assina a destituição do presidente Lugo
Clarín (Argentina) - Lugo é deposto e vice assume no Paraguai

sexta-feira, 22 de junho de 2012

São João 2012 - Programação dos arraiais de São Luís

Arraial do Ceprama - Madre Deus
19h Dança do Boiadeiro Cavalo Negro (Sá Viana)
20h Boi de Axixá
21h Cacuriá da Bassan
22h Boi Oriente
23h Show Barrica
24h Boi Magia e Encanto da Ilha
01h Boi de Jussatuba
Arraial da Praça Nauro Machado - Praia Grande, centro
19h Tambor de Crioula de Conceição Madeira
20h Boi de Morros
21h Show da banda Makina Du Tempo
22h Boi Pirilampo
23h Boi de Jussatuba
24h Cacuriá de Dona Teté
01h Boi de Upaon-Açu
Arraial do Canto da Cultura - Praia Grande, centro
19h Companhia Foclórica Sotaque
20h Boi de Sonhos
21h Show de Oberdan Oliveira
22h Boi Unidos Venceremos
23h Boi Mocidade de Rosário
24h Boi de Palha
01h Boi Famosão de São João (Humberto de Campos)
Arraial da Praça Valdelino Cecio - Praia Grande, centro
19h Dança Portuguesa Alegria de Portugal do Maracanã
19h40 Dança Portuguesa Juventude de Portugal de Ribamar
20h20 Dança Portuguesa Navegantes de Portugal do Bairro de Fátima
21h Dança Portuguesa Amigos de Lisboa da Vila Nova
21h40 Dança Portuguesa Encantos de Portugal da Alemanha
22h20 Dança Portuguesa Brilho e Encanto do Porto de Ribamar
23h Dança Portuguesa Esplendor Português de Ribamar
23h40 Dança Portuguesa Império do Lumê do Paço do Lumiar
00h20 Dança Portuguesa Esplendor de Miranda do Coroadinho
01h Dança Portuguesa Sedução de Lisboa de Ribamar
Arraial da Casa do Maranhão - Praia Grande, centro
19h Boi Dito e Feito (O)
19h40 Grupo Abanjá
20h20 Boi Mimo da Vila Embratel (M)
21h Boi Encanto da Vila Passos (O)
21h40 Boi Brilho do São Francisco (B)
22h20Boi Mimo de São João de Orquestra
23h Boi Milagre de São João da Vila Nazaré (B)
23h40 Boi de Corda (O)
00h20 Boi Linda Jóia de São João de Orquestra
01h Boi Boa Vista dos Pinhos (O)
Arraial da Praça da Faustina - Praia Grande, centro
19h Tambor de crioula de Simei
20h Tambor de crioula de Maria Luiza
21h Tambor de crioula de Neuza Marques
22h Tambor de crioula de Clemente
23h Tambor de crioula de Nivô
Parque Folclórico da Vila Palmeira
19h Boi Prenda Cururupu (O)
20h Boi Pirilampo (A)
21h Show de Gerude
22h Boi Itapera de Maracanã
23h Boi Upaon-açu
24h Boi Oriente
01h Boi Brilho da Ilha
Arraial do Viva Anjo da Guarda
19h Dança Portuguesa Encanto de Portugal (Estiva)
20h Boi de Corda (O)
21h Boi Brilho de São João/Novo boi de Viana
22h Boi de Palha (A)
23h Boi Sempre Vivo
24h Show de Ronald Pinheiro
01h Boi da Madre Deus
Arraial do Viva Bairro de Fátima
19h Tambor de crioula de Analice
20h Boi Estrela de Bequimão (O)
21h Show de Tadeu de Obatalá e Paulinho Akomabu
22h Boi Brilho do Sol Nascente (Vargem Grande)
23h Boi Brilho de São João/Novo boi de Viana
24h Boi Unidos da Ilha
01h Boi do Sítio do Apicum
Arraial da Estiva
19h Tambor de crioula de Rosilene
20h Cacuriá Mensageiros de Bom Jesus
21h Boi Sempre Vivo (O)
22h Grupo Folia Junina
23h Boi Brilho de Mirinzal (O)
24h Boi Brilho de São Francisco (B)
01h Boi Brilho do Mar (O)
Arraial da Viva João Paulo
19h Tambor de Crioula de Julião
20h Boi Brilho do Sol Nascente de Vargem Grande (O)
21h Show de Erivaldo e Didã
22h Brincadeiro do Urubu (O)
23h Boi da Madre Deus (M)
24h Boi Urubu de Viana (O)
01h Boi de Sonhos (O)
Arraial do Viva Liberdade
19h Boi Mirim Alegria de São João (Cohab)
20h Brincadeira de Urubu (O)
21h Boi de Pindaré (B)
22h Boi Uma estrela que brilha no céu (O)
23h Show de Roberto Ricci
24h Boi Um sonho de amor axixiense (O)
01h Boi Brilho da Noite (M), do Jardim Tropical
Arraial da Praça da Saudade
19h Tambor de crioula de Raimundo Martins
20h Boi Uma estrela que brilha no céu
21h Show de Beto Pereira
22h Boi Estrela de Bequimão
23h Boi Famosão de São João (Humberto de Campos)
24h Boi de Pindaré (B)
01h Boi Mirantes da Ilha (O)
Arraial do Viva Vila Embratel
19h Tambor de crioula de Claudionor
20h Show de Rosa Reis
21h Companhia Folclórica Sotaque
22h Boi Magia e Encanto da Ilha
23h Boi do Sítio do Apicum
24h Boi Mimo de São João da comunidade de Areias (B)
01h Boi Brilho de Mirinzal
Arraial da Liga (Lagoa)
19h Barriquinha
20h Boi Oriente (B)
21h Boi da Lua (O)
22h Boi da Maoba (M)
23h Boi de Sonhos (O)
24h Boi Itapera de Maracanã (M)
01h Boi de Ribamar (M)