sábado, 31 de março de 2012

São Luís, Pedreiras e São José de Ribamar foram as únicas a aderir à Hora do Planeta no MA

    São Luís, Pedreiras e São José de Ribamar foram as únicas cidades do Maranhão a aderir a Hora do Planeta, ação orquestrada pela organização não governamental internacional Worl Wildlife Found (wwf) para chamar atenção do mundo sobre aquecimento global.
    Entre 20h30 e 21h30 deste sábado na capital e na cidade balneária monumentos passaram por apagões.
    Em São Luís ficaram às escuras a Pedra da Memória – Av. Beira Mar, Praça do Pescador – Av. Litorânea, Talude Praça Maria Aragão – Praça Maria Aragão, fachada da Igreja dos Remédios – Praça Gonçalves Dias, fachada da rua Portugal – rua Portugal, fachada do Palácio La Ravardiére / Prefeitura de São Luís – Praça Dom Pedro II. No país 132 cidades brasileiras aderiram ao movimento que este ano teve como sede o Rio de Janeiro. Em São Paulo, 48 cidades participaram este ano da Hora do Planeta.
No Nordeste foram 19 cidades que promoveram o apagão que se estendeu por uma hora. Todas as capitais da região apagaram as luzes de mnumentos, prédios e casas. Com quatro cidades inscritas na WWF-Brasil, o estado do Ceará teve a maior adesão entre os nove estados do Nordeste brasileiro.
Hora do Planeta no Nordeste:
Fortaleza (CE)
Tejuçuoca (CE)
Groaíras (CE)
Cruz (CE)
Pedreiras (MA)
São José do Ribamar (MA)
São Luís (MA)
João Pessoa (PB)
Campina Grande (PB)
Petrolina (PE)
Recife (PE)
Montanhas (RN)
Natal (RN )
Aracaju (SE)
Itabaiana (SE)
Salvador (BA)
Serrolândia (BA)
Teresina (PI)
Maceió (AL) 

Museu de Tudo:Protesto de servidores municipais na administração Gardênia Gonçalves (1988)

Presidente da Câmara de São Luís promove reunião política com grupos da cultura popular

Praça das mães, na Cohab
    O vereador Antonio Isaías Pereirinha (PSL), presidente da Câmara Municipal de São Luís no terceiro mandato consecutivo, convocou os donos de blocos carnavalescos para uma reunião neste sábado na quadra da Mangueira, no bairro do João Paulo. Pereirinha vai apresentar a conta, um dia depois de ter entregue a prestação de contas ao TCE, àqueles que receberam apoio financeiro para botar seus blocos na rua durante o carnaval de 2012. Foram algumas dezenas.

    Não é a primeira vez que o presidente da Câmara Municipal de São Luís realiza reuniões eleitoreiras. Antes do carnaval ele promoveu uma grande festa na quadra do Clubão da Cohab regada a caixas e mais caixas de cerveja, distribuída gratuitamente aos pretndents eleitores, sob justificativa de celebrar o apoio a blocos tradiconais. Juntou 12 em um CD sem selo distribuído aos dirigentes dos grupos e emissoras de rádio. A intenção dos donos de brincadeiras é ganhar algum para o São João. Nem que seja em troca do título de cidadão visto só no dia da eleição.

    No bairro em que reside o presidente do legislativo de São Luís, a Cohab,  o cenário é dos mais lastimáveis da cidade. As praças ilustram bem a dedicação do líder comunitário que ganhou projeção nacional como cartola do IAPE, time de futebol que teve passagem meteórica pelo cenário esportivo maranhense.
   
    Pereirinha, assim como os 21 vereadores de São Luís têm parcela do orçamento do município de São Luís garantida para emendas. No ano passado o valor das emendas para cada vereador foi fixado em R$ 800 mil. Em 2012 as relações entre o Executivo, que libera as emendas ao bel prazer, e o Legislativo na capital maranhense azedaram de vez. Pereirinha mantém relacionamento cordial com o prefeito João Castelo. Mas logo logo estará desembarcando na candidatura do petista Wasshington Luís Oliveira devido sua forte amizade com o empresário Fernando Sarney, irmão da governadora do Estado, Roseana Sarney. Enquanto isso cozinha fidelidade a Castelo realizando intervenções de interesse do prefeito na Câmara. O adiamento da audiência sobre contratos milionários com empresas coletoras de resíduos sólidos no município foi uma dessas gentilezas.
Como bom presidente de Câmara Pereirinha tem sido aliado dos prefeitos na mais legítima "defesa dos interesses da população". Foi irmão de fé do prefeito Tadeu Palácio (PP) que ao menos deixou um legado no bairro que catapultou Pereirinha para o parlamento municipal. A única praça delineada como lagradouro de lazer na Cohab tem nome de Reviver e placa de inauguração de cinco anos atrás.


VII Mostra de Teatro no Maranhão - O público no Teatro João do Vale


    Desde a abertura na segunda-feira, 26, a VII Semana de Teatro no Maranhão tem obtido sucesso de público. Com casa superlotada o ator paraense Carlos Augusto Carvalho, Cacá Carvalho, apresentou "A poltrona escrura", de Luigi Pirandello, no Teatro Arthur Azevedo. Patrocinada pelo Sebrae com realização da Secretaria de Estado da Cultura, a mostra destoa das iniciativas de cooptação política  do órgão que pouco acescenta à história da cidadania ludovicense.
    Com algumas exceções, todos os espetáculos têm mantido uma frequência elevada de público. A classe teatral comemora o sucesso. O iluminador João Sousa, o Índio, com anos dedicados à produção de teatro comemorava o grande público. "Isso é bom", resumiu.
    As filas se formam em frente aos teatros da cidade como nunca se viu antes. Na sexta-feira à tarde era quase quilométrica a fila para assistir à peça  "Livre e iguais". no Teatro João do Vale. A maioria era de estudantes e pessoas que pela primeira vez assistiriam a uma peça teatral. Enfim, um evento para se aplaudir.

20 municípios do Maranhão estão entre os que mais desmataram o Cerrado

    O Diário Oficial da União publica, nesta segunda-feira (26/03) portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com a relação dos 53 municípios prioritários para o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Bioma Cerrado - o PPCerrado. Medidas de incentivo às atividades econômicas sustentáveis, ordenamento territorial e controle serão tomadas pelo Governo Federal para reduzir as taxas de desmatamento registradas.
    Entraram na lista os que desmataram área superior a 25 quilômetros quadrados entre 2009 e 2010 e possuam, em seu território, mais de 20% de cobertura vegetal nativa, unidades de conservação, terras indígenas ou quilombolas. Levantamentos feitos com base em imagens de satélite apontam que os 53 municípios representam apenas 4% do total de municípios do bioma mas são responsáveis por 44,7% de toda a área desmatada no período.
    De acordo com o diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento, Mauro Pires, isso significa que o corte do bioma é relativamente concentrado em poucas áreas. A publicação da lista orientará, de agora em diante, as ações das três esferas de governo. O objetivo é, de um lado, diminuir o ritmo das motosserras e dos correntões e, de outro, promover novas atividades econômicas que valorizem a manutenção do Cerrado em pé, que produzam mais e com menos áreas abertas. A expectativa, conclui o diretor, é que os planos governamentais, como o da Agricultura de Baixo Carbono (ABC), sejam direcionados para apoiar os municípios na agenda da sustentabilidade.
METAS VOLUNTÁRIAS
A redução de 40% nas emissões de gases efeitos estufa provenientes do desmatamento no Cerrado é uma das metas voluntárias assumidas pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima , realizada em Copenhague, na Dinamarca. O compromisso foi transformado em lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo ex-presidente Lula.
   Dentro do PPCerrado, estão em andamento pelo MMA estão a elaboração do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) do Cerrado e o Cadastro Ambiental Rural. Além disso, existem propostas de ampliação do número de Unidades de Conservação para o Bioma em áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.
    O Maranhão é o estado com o maior número de municípios na lista de prioridades. No período apurado, 20 unidades federadas desmataram área superior a 25 quilômetros quadrados. O limite é compatível com o que prevê a lei, que permite com que as propriedades rurais desmatem até 75% das áreas. Bahia e Tocantins vêm em seguida com oito e o Piauí, com seis, ocupa o terceiro lugar.
Municípios maranhenses com índices elevados de desmatamento:Aldeias Altas, Alto Parnaíba, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriti, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Grajaú, Parnarama, Riachão, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João do Soter, Timbiras, Tuntum, Urbano Santos e Vargem Grande.
Do Ministério do Meio Ambiente

Na coluna do Claudio Humberto

CÚPULA DO SENADO VÊ DEMÓSTENES ‘INSUSTENTÁVEL
A situação de Demóstenes Torres é ainda mais grave do que se conhece, segundo avaliação da chamada “governança” do Senado, que reúne o presidente da Casa, José Sarney, e mais três senadores próximos, como o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). Eles não admitem oficialmente, mas tiveram acesso a detalhes da investigação que tornariam “insustentável” a situação do senador do DEM-GO.

VII Mostra de Teatro no Maranhão - Programação deste sábado,31



O processo das formigas – MA (Grupo Casemiro Coco)
Teatro Alcione Nazareth – 18h
Ficha técnica
Autoria: Tácito Borralho
Elenco: Raimundo Reis. Maxlow Furtado, Maciel Mourão, Zeca Rolland, Abel Lopes, Diego Garcez, Cristian Ericeira Marques, Vanessa Bastos, Vanessa Costa.
Direção musical, trilhas e montagem: Ivan Veras
Execução de instrumentos ao vivo (cello): Vanessa Costa
Execução de figurinos:Mundinha Freitas
Sinopse: Narra a história de saúvas que atacaram o convento franciscano capuchinhos em São Luís e saquearam a despensa, acabando com a farinha armazenada ali. Os frades deflagram um processo instaurando um tribunal eclesiático a fim de julgar e condenar as saúva pelo desacato à ordem estabelecida.
Vater – MA (DRAO Teatro da (In) Constância)
Teatro João do Vale – 19h
Ficha técnica
Direção geral: Ivaldo Jr.
Concepção e adaptação: Ivaldo Jr.
Elenco: Gilberto Martins
Concepção visual: Leônidas Portela
Operação de som: Leônidas Portela
Iluminação: Camila Grimaldi
Produção:Leury Monteiro
Sinopse: “Vater” é um simples reflexo que se desloca da mente do personagem e tudo toma vida diante de uma paisagem tomada pelos horrores da guerra, muito após uma cidade ser completamente devasta por uma bomba, que marca o fim de uma era e o começa de uma saga com múltiplos significados.
O jogo do poder – GO (Ivan Lima)
Teatro Arthur Azevedo – 20
Ficha técnica
Texto: Maria Helena Kuhnner
Ator: Ivan Lima
Diretor: Renato Lucas
Assistente de direção: Cristiano Martins
Cenário, figurino e Pro. De Arte:Paula Mauri
Iluminação: Rodrigo Horse
Fotografia: Livia Lemos
Sonoplastia: Danilo de Carvalho
Contra-regra:Ione Faleiros
Consultoria e Incentivadora: Márcia Marina
Música: “Lacletmei Monrire” Monteverdi (1567-1643)
Cantora: Márcia Marina
Orietação vocal:Maestro Weber Assis
Pianista; Lorena Guillarde
Produção: Marci Dornelas e Allyne Cozac
Sinopse:Monólogo para um ator, segundo a própria autora premiada, Maria Helena Kuhmer, nasce de um fato real: a dor de uma perda e o afastamento de um ator do teatro em virtude da direção que sua carreira tomou , e os questionamentos resultantes deste processo. Trajetória que se confunde com a do Ator Ivan Lima, radicado em Goiânia há 209 anos, após abandonar os palcos paulistanos e viver durante dois anos na Índia.

ESPETÁCULOS DE RUA
O dilema do paciente – RS (Grupo Manjericão)
Praça Nauro Machado – 17h
Ficha técnica
Autor: Márcio Silveira dos Santos
Direção:Márcio Silveira dos Santos
Atores/Personagens: Samir Jaime (Palhaçpó Berinjela, Hercolino e Paciente), Anelise Camargo (Palhaça Boquinha, Zuleika, Natasha e Doutora), Márcio Silveira (PalhaçoXuxuxzinho, apresentador e Dr. Hugo Nevralgina)
Figurino, adereços e maquiagem:Anelise Camargo
Música e sonoplastia:O Grupo
Sinopse:Durante uma apresentação do palhaço “Berinjela” descobre que está cheio de manchas azuis pelo corpo. Abandonado no picadeiro e temendo uma epidemia, vai consultar com dois doutores falcatruas iniciando assim sua tragicomédia via-crúcis.
Caminhos – RJ (Cia. Inviezado)
Praça João Lisboa – 11
Ficha técnica
Direção: Zé Alex
Elenco: Viviane Oliveira, Raphael Cassou, Marcelo Valentim, Samantha Gilbert, Alessandro Jório, Felipe Rey, Fernanda Bond, Rafael Branco Cruz
Sinopse:Uma intervenção urbana que incita a mistura de ficção com a realidade. Realizado a partir de técnicas de improviso de View points, é um espetáculo itinerante. Caminhos é antews de mais nada um convite, uma convocação para uma experiência sociológica.



Manchetes dos jornais

Estado
O Estado do MA:Quadrilha assalta banco em Carolina;bandido é morto
Região
Diário do Pará:Rodovia da morte faz duas vítimas
Jornal do Commercio:Transtorno na estrada a caminho da Paixão
Meio-Norte:Banco suspende crédito para compra de veículo
O Povo:Tarifa de água vai subir 13,66%
Nacional
Correio:48 anos procurando respostas...
Estadão:Ex-ministro petista critica "malfeito" no caso da Pesca
Estado de Minas:Prefeitura de BH paga 14º e 15º (mas só para os chefes)
Folha:'Sem voz estaria morto', diz Lula
Globo:Todos os novos PMs do Rio farão estágio na Rocinha
Zero Hora:Emparedado: DEM discute expulsão de Demóstenes

sexta-feira, 30 de março de 2012

Caso Fernanda: Polícia Federal notifica deputados do Maranhão para depor

    Os deputados maranhenses Marcos Caldas, o Marcos Play (foto abaixo) e Carlos Filho foram notificados pela Polícia Federal para prestarem depoimentos no inquérito que investiga a morte da estudante de Direito Fernanda Lages, ocorrida em agosto do ano passado, em frente à obra do MPF, em Teresina.

Deputado Marcos Caldas

    Pela prerrogativa do mandato, eles têm o direito de marcar hora e data dos depoimentos. Segundo informa o Jornal Pequeno, de São Luís, a notificação da Polícia Federal chegou aos parlamentares ontem (29).
    Os dois parlamentares negam o envolvimento no caso, mas terão que comparecer para depor no inquérito de que são acuados de participar de orgias com a vítima e outras garotas ditas de programa em Teresina.


Marcos Play já foi citado em diversas ocasiões por envolvimento direto com Nayra Veloso, a Nayrinha, que cumpriu prisão temporária, semana passada, por suposto envolvimento com o crime da estudante Fernanda Lages.

O deputado, ao telefone com o Portal AZ chegou a negar qualquer participação sua com ‘raparigagem’ em Teresina, segundo sua própria expressão, e desafiou quem mostrasse também suas ligações com Nayrinha. Há depoimentos de amigas de Nayrinha de que ela sempre andava numa camioneta Hillux de propriedade de Marcos Caldas, com direito a motorista, indo recebe-lo no aeroporto de Teresina.
    O deputado estadual Carlos Filho (foto ao lado) é ex-genro da governadora Roseana Sarney.
Advogado de Nayrinha teme sair da condição de defensor para acusado
O advogado Ronaldo Ribeiro, que defende a estudante Nayra Veloso no caso Fernanda Lages e, também, advoga para o deputado Marcos Caldas, disse ao Portal AZ por telefone na manhã desta sexta-feira (30) e falou sobre a informação de que a Polícia Federal teria notificado parlamentares do Maranhão para prestar depoimento no inquérito que apura a morte de Fernanda.
    Ronaldo Ribeiro disse que não está se sentindo bem em ver o nome dele sendo falado na mídia quando o assunto é Fernanda Lages. O advogado disse que só entrou na defesa de Nayra porque a família dela pediu.
    O senhor foi intimado pela PF?
    Isto é mentira, eu não fui intimado! Eu nunca falei com ninguém da Polícia Federal sobre este caso. Quero deixar bem claro que eu confio no trabalho deles e que acredito que logo eles vão chegar aos envolvidos”, disse ele.
Do Portal AZ

VIVO presta maus serviços em 14 municípios do Maranhão em seis dias

  Entre os dias 22 e 27 de março a Viva deixou de oferecer serviços a contento em 14 municípios do Maranhão. Em Pedreiras, os clientes enfrentaram o que empresa chama de “dificuldades pontuais” em dois dias. No dia 25 os serviços deixaram a desejar durante 9 horas e 45 minutos. No dia seguinte durante duas horas e 48 minutos outras dificuldades pontuais foram registradas.
    Segundo a empresa “que agradece a compreensão de seus clientes” quase todos os dias, em sete das ocorrências os problemas foram causadas pela instabilidade no suprimento de energia elétrica.
   Nos outros casos todos os problemas forma gerados pela própxia empresa devido a instabilidade em equipamento.
Municípios atingidos pela VIVO
Açailândia
Afonso Cunha
Bacabeira
Balsas
Barreirinhas
Belágua
Chapadinha
Colinas
Dom Pedro
Graça Aranha
Lagoa do Mato
Paço do Lumiar
Pedreiras
São Francisco do Maranhão

Ex-presidentes

Aletheia Vieira*
Quando Fernando Henrique abriu a porta do quarto do hospital, Lula correu para abraçá-lo.
- Porra, cara, que bom que você veio!
- Como você está?
- Melhorando. O quadro está regredindo…
- Oi, Marisa, nem tinha visto você.
- Tudo bem, presidente? – ela falou delicadamente – vou deixar vocês a sós, ok?
Fernando Henrique olhou para Marisa saindo do quarto, após ela dar um beijo na testa de Lula.
- Que bom ter uma companheira.
- Eu sei, Fernando. Sei como sente falta dela.
- Depois de um tempo aquela dor dilacerante passa, como você me falou no velório. Mas a saudade aperta em momentos bem pontuais, em datas especiais… enfim. Eu tento ocupar a cabeça com pesquisa, palestras, com o Instituto, com os netos…
- Eu sei como é. Já passei por isso.
Silêncio.
- O que os médicos falam sobre o seu caso? Você está curado?
- Sim, a doença regrediu, o tumor sumiu. O problema é a quimioterapia. Companheiro, eu sofri muito. Chegou uma hora que simplesmente eu não tinha apetite nenhum, logo eu, que adoro um churrasco… Eu senti enjoo, tontura, febre, a imunidade caiu, aí veio a pneumonia.
- Você tirou de letra, claro. Já venceu muitas batalhas.
- Essa foi uma das mais difíceis.
- Sério?
- Mais difícil que as três eleições perdidas, pode ter certeza.
Silêncio. Fernando Henrique baixou a cabeça e parecia pensativo. Lula mudou de assunto.
- Eu vi teu documentário da maconha.
- Gostou?
- Meu caro, eu achei meio estranho. Algumas coisas fazem sentido, outras não. Você já fumou baseado?
- Já. Uma vez. Não gostei muito não.
- Eu prefiro charutos cubanos…
- Mas agora não pode mais…
- É eu sei. Você acredita que uma jornalista disse que eu estava doente porque chegou “a conta” do meu alcoolismo e tabagismo?
- Ela não é jornalista, é comentarista. Sim, eu também ouvi e não gostei. Lula, você tinha seu estilo de vida e isso não interessa a ninguém. Fazemos nossas escolhas.
- Cara, eu gosto de beber uma e fumava. Mas ninguém pode me julgar por isso, ninguém pode me diagnosticar, a não ser que seja um médico. Porra, fiquei muito puto, sério.
- Nós lutamos pela democracia e imprensa livre, mas os profissionais precisam ter bom senso e isso tem a ver com os valores de cada um. Mas nada pode impedir que alguém faça escolhas. Lembra que eu desisti de entrar no PT e fundei o PSDB?
- Sim. Mas as coisas não estão sendo muito fáceis pra vocês…
- Ah, Lula, nem me fale. Eu já estou assim… cansando mesmo.
- Do Serra você já desistiu, disse que preferia o Aécio…
- Se o problema fosse só a corrida presidencial… Mas o partido precisa se encontrar novamente. Eu até falei uma vez que o futuro do PSDB é mais incerto do que o Euro…
- As coisas mudam, meu caro. Temos que estar preparados para tudo. E o que você tá achando da Dilma?
- A mulher é firme, heim? Fez faxina nos ministérios, enfrenta a base aliada…
- O poder tem seus bônus, mas também seus ônus. Ela tem o estilo dela, eu tenho o meu e assim vamos seguindo. Ela é uma mulher forte e decidida, tenho muita segurança de que fiz a coisa certa…
- Você volta em 2014?
- Ah, não sei.
- Você ainda é jovem, Lula.
- Não sou não.
- Eu não tenho mais condições de enfrentar uma campanha, cara. Já tenho 80 anos. Mas você é forte, é duro na queda.
- Depois do tratamento vou ter que repensar muitas coisas…
- Mas o povo te adora, te ama. Eu nunca tive essa popularidade, você é um fenômeno.
- Você foi importante para o Brasil. Eu vim depois, também fui. O povo é sábio e sabe dosar seus sentimentos. Você foi o primeiro sociólogo a ser presidente, eu o primeiro operário, a Dilma, a primeira mulher. Cada um de nós tem um lugar no coração do povo, pode ter certeza.
Marisa bateu levemente na porta e a abriu.
- O fotógrafo está aí fora. Ele pode entrar?
- Claro! – disse Lula.
Quando o fotógrafo do Instituto Lula entrou no quatro, olhou profundamente nos olhos dos ex-presidentes. Aqueles dois homens já estiveram na sua frente várias vezes, mas naquele momento, parecia ser o mais especial de todos.
- Vamos lá, quero vocês dois sorrindo como nos velhos tempos, ok?
*Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará – UFPA e especialista em Jornalismo Político pela Universidade Gama Filho. Cobriu política em Belém e veio para Brasília, onde assessorou o ex-senador José Nery (PSOL/PA). Atualmente faz parte da assessoria de comunicação do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, também na capital federal

Washington Oliveira inicia campanha pela Cidade Olímpica

Washington Oliveira e comunitários da Cidade Olímpica
    Enfermo, o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), enfrenta uma saraivada de ataques de múlti-adversários. Professores e agentes de saúde da administração municipal insatisfeito com a falta de diálogo do tucano, ocupam as ruas diariamente para protestar contra o gestor. Os professores desmentem que Castelo venha conversando com a categoria, conforme declarou na televisão da família Sarney. Afirmam que nunca sentaram à mesa para discutir com o prefeito a pauta de reivindicação recorrente desde o início da administração.
    No campo político Castelo enverga a antiga casaca do demogogo, desdenhando dos aliados que lhe deram o mandato, e evocando uma apoio popular de priscas eras. Não avalia que sua adminsitração capenga desde o primeiro minuto provocou uma revoada dos fieis eleitores.
    Mais intenso ainda são os ataques do vice-governador Washington Oliveira, pré-candidato a prefeito de Sâo Luís pelo Partido dos Trabalhados aguardando apenas ser referendado nas prévias do dia 15 de abril. Governador em exercício, o petista não tem se acanhado em usar a máquina pública para atacar Castelo. Assim foi ontem na Cidade Olímpica, onde o governador em exercício esteve a pretexto de cumprir agenda oficial, numa visita à Carreta Viva Mulher. No bairro Castelo prometeu pavimentar 46 ruas.
    Recebido com faixas e manifestantes convocados pela Associação dos Moradores antes umbilicalmente ligada a João Castelo, Washington Oliveira antecipou sua campanha. "Não vamos esperar janeiro do próximo ano para fazermos benefícios a esta comunidade. Vamos fazer é agora", propagandeou o governador em exercício. A prática não é incomum no cenário da disputa eleitoral em São Luís. Nas eleições de outubro de 2008, o hoje vereador Severino Sales colocou caçambas na rua da construtora de seu pai para pagimentar trechos abandonados pela adminsitração de Tadeu Palácio. Com Castelo a coisa fica mais fácil, diante do abandono da cidade. Sem fiscalização do minstério público eleitoral, a campanha já está na rua.

Essa é boa - Eike Batista e filhos se emociona no Copacabana Palace


Emoção no Copa

Olin, Eike e Thor, que atropelou um ciclista no Rio

    Eike Batista levou toda a família - pai, mãe, namorada e os dois filhos - para a festa de entrega do prêmio Faz a Diferença, na terça, 27, no Copacabana Palace.
Thor e Olin ficaram sentados na quinta fila, aplaudiram de pé e se emocionaram com as histórias contadas pelo catador de lixo Tião Santos e Getúlio Fidelis, aluno do curso pré vestibular Invest para alunos carentes, que conseguiu se formar e hoje faz o mestrado na PUC em ciências sociais. Getúlio contou ser aquela a segunda vez que entrava no Copacabana Palace. 
    A primeira, disse, foi como office boy, para entregar uma correspondência para um hóspede. "Hoje estou aqui de terno e gravata, recebendo um prêmio". A emoção tomou conta da platéia.
    Um pouco mal ajambrado com o blaser "comendo" a gola da camisa social, Thor não tinha mais no rosto as marcas do acidente de carro da semana passada.
Do Jornal do Brasil

VII Semana de Teatro no Maranhão - Programação desta sexta-feira,30


Capitão Livrão – MA (Improviso grupo teatral)
Teatro Arthur Azevedo – 10h
Ficha técnica
Direção geral: Marcos Dominici
Elenco:Lucas Diniz, Thiago Almeida, Fernanda Wellenkmp, Luanna de Oliveira, Zako Holanda.
Produção:Deyves Mendes
Sinopse:Infantil que mostra que na escola onde estudava um menino muito inteligente, chamado Cassiano sempre tirava boas notas, pois sempre freqüenta a biblioteca da escola. Lê todos os livros que pode, porque neles, Cassiano viajava para um mundo fantástico, repleto de alegria e diversão. Claro, ele também encontra um tempinho para brincar, soltar pipa e jogar bola.
 Gran Circo Internazionale – SP (Grupo Zilbadoni)
Teatro Alcione Nazareth – 10 h
Ficha técnica
Criação e atuação:Lucas Santana e Neto Donegá
Figurino e maquiagem: Lucas Santana e Neto Donegá
Cenário: Grupo Zibaldone
Operação Som e luz:Anna Casanova
Fotografia: Eduardo Soares
Arte gráfica: Tiago Fernandes
Sinopse: O espetáculo “Gran circo Internazionale” é a saga de dois heróis desconhecidos, mostra a vida de dois seres um tanto quanto diferente e que sonham ser grandes artísticas. Assim como Don Quixote e Sancho Pança, Napolino e Bisgoio navegam por entre sonhos e fantasias nesta jornada árdua, e sem rumo transformando vida em grande espetáculo. 
Livres e Iguais – SC (Teatro sim porque não)
Teatro João do Vale
Ficha técnica
Direção e roteiro: Júlio Maurício, Nazareno Pereira, Valmor Níni Beltrame
Atores animados: Anha Paula Passop,Júlio Maurício,Leon de Paula,Nazareno Pereira, Valdir Silva
Pesquisa de materiais, confecção de bonecos:Júlio Maurício,Nazareno Pereira
Confecção da silhueta: Jânio Roberto de Sousa
Cenário, figurino e iluminação: Júlio Maurício, Nazareno Pereira, Sérgio P. Cândido.
Operadores de iluminação: Mariana Cândido, Ismar Madeiros
Pesquisa musical: Ricardo Tagliare
Operador de som:Marcos Pacheco
Fotos:Clide de Oliveira
Produção: Júlio Maurício, Nazareno Pereira
Sinopse:É um espetáculo de teatro de formas animadas inspirado na declaração universal dos direitos humanos. Cenas do duro cotidiano das grandes cidades, com pessoas obrigadas a sobreviver do lixo,a disputa por um lugar para morar, a falta de trabalho,etc,são permeadas por imagens de lirismo e muita poesia.
As revoluções da borboleta Sissi – MA
Galeria Russa Ecimuseum – 16h
Ficha técnica
Texto e direção geral: Walquíria Almeida
Elenco:Thaís Brito, Walquíria Almeida, Lene Marinho
Trilha sonora: Marcos Magalhães, Walquíria Almeida
Caractecterização: O grupo
Figurino:O grupo
Cenografia e adereço: Claudio Lima e Walquíria Almeida
Indentidade visual do projeto: Claudio Lima, Gwará Arte gráfica
Agradecimento especial: José Inácio Rego, Marcelo Medeiros, CACEM.
Sinopse: Três personagens estão em busca de metas diferentes para suas vidas: Sissi, uma borboleta esperta,como as de outras histórias infantis busca uma solução para o problema da educação das borboletas;Cotinha, sua prima é uma mariposa que sonha em um dia tornar-se uma grande enfermeira para acabar com as epidemias presentes no mundo; e Heitor, o menino que está atrás de uma grande ideia para seu trabalho na escola sobre ecologia. 
Nada, nenhum, ninguém-PB (Trupe Arlequim e Grupo Geca)
Teatro Alcione Nazareth – 18 h
Ficha técnica
Elenco/personagem:Ana Valentim (Filó/Nada), Diocélio Barbosa (Ebas/Nenhum), Walter Oliveira (Zuriel/Ninguém), Márcio de Paulo (Baobá)
Encenação e adaptação: Marcos Pinto
Iluminação (concepção/execução): Eloy Pessoa
Iluminação(execução):Barretinho
Maquiagem: William Muniz
Trilha sonora original: Marcos Pinto
Execução da trilha sonora/elenco/figurino (concepção):Maurício Germano
Figurino (concepção):Maria Bezerra
Cenário/Bonecos/máscaras e adereços:Marcos Pinto
Programação visual:Deocélio Barbosa
Fotografia:Altair Castro
Sinopse: Duas culturas aparentemente distintas se fundem no palco:Ibérico e o popular se encontram, dando origem a uma Trupe Mambembe de quatro atores bufos cômicos que a “quatrocentos” anos perambulam pelas estrada como desejo de montar o espetáculo” A Vida é sonho”.
 Pão com ovo – MA (Santa Ignorância Produções)
Teatro Arthur Azevedo – 20h
Ficha técnica
Direção e elenco: César Boaz
Elenco: Adeilson Santos, Charles Jr.
Figurino: Chico Coimbra
Fotos: Ayrton Vale
Luz: Djair Barros e Oscar Castro
Som: Thiago Albuquerque
Apoio:Emanuel Jr.
Sinopse: Conta a história de duas personagens, Dijé:moradora do bairro da periferia e Clarissse,uma emergente alpinista social.Amigas de escola que se encontram anos depois e faltam coisas engraçadas do cotidiana de suas vidas.

Morta entre lírios – MA
Centro de Artes Cênicas do Maranhão – 19 h
Ficha técnica
Autor:Nelson Rodrigues
Direção: Walquíria Almeida
Elenco:Daiani Oliveira, Gr\aciele Marinho, Jessica Marques, Renata Queiroz
Iluminação: Juan Filho
Sonoplastia e produção: Cintia Pessoa
Sinopse:Morta entre lírios é uma reeleitura da obra Valsa Nº 6 de Nelson Rodrigues. A peça resulta em um poema dramártico, replicando a fragilidade da matéria que confundira com o poético, aliado ao desdobramento da personalidade de Sônia.

ESPETÁCULO DE RUA

Arruaça – SP (Circo Vox)
Praça Nauro Machado – 17 h
Ficha técnica
Direção: Elena Cerântola e Gallo Cerello
Criação: Elena Cerântola e Gallo Cerello
Elenco: Elena Cerântola, Gallo Cerello e artista convidado
Sinopse:Bobi e Judite, os personagens deste shows, são clows modernos que apresentam espetáculos interativos e populares, há mais de dois anos tendo desenvolvidos uma maneira exclusiva de abordagem do público.


Manchetes dos jornais

Estado
O Estado do MA:Suspensos sorteios de títulos
Região
Diário do Pará:Operário morre em Belo Monte
Jornal do Commercio:Fiscalização rígida da lei seca no Agreste
Meio-Norte:Termina hoje 3ª etapa das 7 Novas Maravilhas
O Povo:Governo estuda novas regras como salvar a lei seca
Nacional
Correio:Escola cobra extra de alunos com Down
Estadão:Dilma pede que potências ‘baixem o tom’ sobre o Irã
Estado de Minas:Prefeitura de BH paga 14º e 15º (mas só para os chefes)
Folha:‘Sem voz estaria morto’, diz Lula
Globo:Senador fazia lobby para bicheiro, revela gravação
Valor:Chrysler vai voltar a fazer carros no Brasil
Zero Hora:Pacote de Dilma vai do salário aos carros

quinta-feira, 29 de março de 2012

Poesia - Luís Augusto Cassas

Bachianas Nº 10*
minha casa
tem muitas meia-moradas
entrai: abri as tramelas

quem penetrar
as escadas e sacadas
salvará as portas-e-janelas

*Do Bhagavad-Brita - A cação do beco (Imago, 1999)

Família Lobão é campeã de faltas no Congresso

A mulher e o filho do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, foram os parlamentares que mais estiveram ausentes das sessões de 2011. Mesmo tendo comparecido a apenas 20 dos 121 dias de votação, a deputada Nice recebeu R$ 470 mil
por Edson Sardinha e Fábio Góis |
Desde que tomou posse, Nice Lobão participou apenas
uma vez de uma votação
na Câmara - Foto: Agência Câmara
    Quem pensa que o senador licenciado Edison Lobão (PMDB-MA) anda distante do Congresso, ainda não viu a mulher nem o filho dele. Ninguém faltou mais às sessões destinadas a votação na Câmara e no Senado em 2011 do que a deputada Nice Lobão (PSD-MA) e o senador Lobão Filho (PMDB-MA), suplente que ocupa a vaga do pai. É o que revela levantamento exclusivo feito pelo Congresso em Foco sobre a assiduidade dos parlamentares na Câmara e no Senado.
   A deputada, de 75 anos, compareceu a apenas 19 dos 107 dias com sessões deliberativas da Câmara e apresentou justificativa para 87 de suas 88 ausências ano passado. O roteiro continua o mesmo em 2012: até o dia 20 de março, ela havia aparecido uma única vez na Casa. Desde que assumiu seu quarto mandato, Nice não apresentou nem relatou qualquer proposta, tampouco se pronunciou em plenário. Registrou presença em somente duas das 84 reuniões da Comissão de Educação e Cultura, da qual é titular.
Um único voto
    Reeleita em 2010, ela deu um único voto até agora: foi na terceira semana de trabalho, em 15 de fevereiro de 2011, a favor do requerimento de urgência para a votação do novo salário mínimo, de R$ 622. Nesse período de absoluta discrição, Nice recebeu R$ 470 mil apenas em subsídios. Além do salário, a deputada teve à disposição para gastar no exercício do mandato quase R$ 100 mil por mês, entre cotas parlamentares, verba de gabinete e auxílio-moradia.
   Mesmo padecendo de dores crônicas na coluna e nos joelhos, motivo de suas 82 licenças médicas em 2011, ela resiste a se afastar do mandato e ceder a vaga a um suplente. Desde 2006, Nice se submeteu a três cirurgias na coluna, segundo o gabinete dela. A suplência na Câmara é definida nas urnas – ao contrário do Senado, onde muitas vezes os substitutos são escolhidos dentro de casa, como Lobão Filho.
   “Ela sofre pressão de outros parlamentares e até de pessoas da família, que já a aconselharam a se licenciar. Mas ela tem apego ao trabalho e a esperança de voltar”, explica a assessoria.
Tal mãe, tal filho
Pelo segundo ano consecutivo, Lobão Filho
foi o senador mais ausente - Valdemir Barreto/Senado
Sempre a postos para substituir o pai no Senado, Lobão Filho atribuiu a problemas de saúde, como a mãe, a maioria de suas ausências nas sessões deliberativas. O senador, de 47 anos, não esteve presente em 59 das 126 sessões a que deveria ter comparecido no ano passado. Foram oito faltas ainda não justificadas, 26 licenças médicas e 25 por interesse particular, único tipo que não implica ônus para os cofres públicos.
    Depois de sofrer um grave acidente automobilístico em maio do ano passado, o peemedebista passou cerca de três semanas internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI). “Foi um ano complicado, quase morri. Não me recuperei 100% até agora”, alega Lobão Filho, que diz precisar de mais 30 dias para ficar plenamente recuperado.
    O senador também alega que boa parte de suas ausências foi usada para recuperação, embora não tivesse atestado médico. Diferentemente da mãe,Lobão Filho não passou 2011 em branco: vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, também integrou as comissões de Serviços de Infraestrutura, e de Ciência e Tecnologia, além do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Ele apresentou três propostas de emenda à Constituição, cinco projetos de lei e um projeto de lei complementar. Fez um discurso em plenário.


O patrimônio dos Lobão
EDISON LOBÃO (PMDB-MA)
Patrimônio declarado – R$ 5.093.842,25
Alguns dos bens informados:Aplicações e investimentos – R$ 843.945,57
Casa no Lago Sul, em Brasília – R$ 637.100,96
Ações da Destilaria Caiman – R$ 286.643,34
LOBÃO FILHO (PMDB-MA)
Patrimônio declarado – R$ 2.570.010,32
Alguns dos bens informados:2 terrenos no bairro Cohafuma, em São Luís – R$ 604.000,00
Crédito em conta-corrente da Difusora Incorporação Construção Ltda – R$ 230.000,00
Dinheiro em espécie em casa – R$ 200.000,00
Cotas da Rádio e TV Difusora – R$ 246
NICE LOBÃO (PSD-MA)
Patrimônio declarado – R$ 2.209.719,78
Alguns dos bens informados:Aplicações e investimentos – R$ 1.546.540,80
Aplicação de renda fixa – R$ 249.718,00
Flat no Setor de Hotéis de Turismo Norte em Brasília – R$ 118.906,69
Fonte: TSE
Do Congresso em Foco