terça-feira, 18 de dezembro de 2012

No Radar on-line de Veja

 Dilma e Sarney em rota de colisão
Pela apreciação dos vetos
    Embora tenha dito que não há mais o que fazer, Dilma Rousseff continua trabalhando para evitar que o Congresso derrube o veto presidencial ao projeto de redistribuição dos royalties do petróleo.
    Capitaneado por José Sarney, o plano de deputados e senadores agora é votar amanhã todos os 3 000 vetos da presidência que foram enviados ao Legislativo e estão à espera de apreciação.
    Dilma tomou a frente das conversas e já ligou duas vezes para José Sarney hoje tentando demovê-lo da ideia. Sem sucesso, pelo menos por enquanto.
    A obstinação de Sarney em responder à canetada presidencial que derrubou a redistribuição dos royalties não poderia estar causando mais rebuliço no Planalto. Aos interlocutores, Sarney tem dito:
- Estou que nem São Sebastião: é flecha pata todo lado.
    De fato, está. Sarney pediu aos líderes partidários que encaminhassem requerimentos solicitando a apreciação dos vetos em bloco, o que deve ocorrer amanhã.
    Mas o próprio Sarney não estará no plenário para ver o circo pegar fogo: já avisou a Magno Malta e outros parlamentares que não presidirá a sessão no Congresso marcada para tratar do tema.
    Ou seja, se a plenária for confirmada, Rose de Freitas assumirá novamente a cadeira principal da Mesa Diretora e, consequentemente, a pressão vinda de deputados e senadores dos estados não produtores
Por Lauro Jardim