quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Maquiavel de VEJA - Sarney: flores e muitas visitas no retorno à Presidência

De volta ao posto de presidente da República 22 anos após o fim do seu mandato, José Sarney foi recebido de forma carinhosa. A ministra da Cultura, Martha Suplicy, entregou-lhe um buquê de flores e, em telefonema diretamente de Moscou, na Rússia, a presidente, Dilma Rousseff, lhe disse que se sentia feliz com o fato de ele estar usando a sua sala. Sarney ocupa interinamente o cargo até sábado, quando Dilma volta de viagem. Como o vice-presidente, Michel Temer, e o presidente da Câmara, Marco Maia, também estão fora do país, restou ao presidente do Senado assumir o comando do Palácio do Planalto.
    Na agenda, muitas visitas. Pela manhã, Sarney recebeu o general do Exército José Elito de Carvalho e, em seguida, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Mais tarde, o encontro foi com Martha Suplicy e os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE), Eduardo Braga (PMDB-AM), Renan Calheiros (PMDB-AL), Walter Pinheiro (PT-BA), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e a deputada Marina Raupp (PMDB-RO). Há quem diga que os três dias como presidente seriam uma maneira de Dilma se aproximar do presidente do Senado para tê-lo ao seu lado na questão dos royalties. O Congresso está em chamas com a apreciação dos vetos da presidente à Lei dos Royalties, que estabelece a divisão das riquezas do pretróleo.
    Aos que ainda guardam na lembrança os índices da economia e do desemprego no tempo em que Sarney era presidente, um alento: apenas cumprindo a exigência constitucional, ele não pretende assinar ou despachar nenhum documento.
(Marcela Mattos, de Brasília)