terça-feira, 20 de novembro de 2012

Um disco de parcerias póstumas com Luiz Gonzaga

José Teles

    Perto da reta final do 13 de dezembro, data do centenário de Luiz Gonzaga, vão materializando-se os projetos de discos em homenagem ao Rei do Baião. Vai chegando agora às lojas o Luas de Gonzaga, idealizado pelo baiano Gereba, que nos anos 70 liderou o grupo Bendegó. Luas de Gonzaga é um projeto ousado, porque foi além de meramente regravar músicas da vasta obra de Lua. Gereba foi em busca do começo da carreira, antes da invenção do baião, e pesquisou os temas instrumentais gravados pelo sanfoneiro até 1945, quando, enfim, lhe foi permitido gravar também cantando. Escolheu uma dúzia destes temas, e convidou amigos músicos que tivessem afinidade com a música de Luiz Gonzaga para colocar letras nas melodias.
    Uma tarefa melindrosa retocar a música de um grande mestre, mais ainda pelo empecilhos que encontrou por parte de familiares do Rei do Baião, sobretudo de Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha, o que impediu que o disco fosse finalizado no prazo previsto. Resumindo: as músicas somente foram liberadas se os autores das letras abrissem mão de direitos nas parcerias póstumas.
    Entre mortos e feridos salvaram-se todos, e o disco está pronto. Gereba ressalta que não foi um trabalhando pensado em cima da data redonda: “A ideia surgiu depois do encontro que tive com seu Luiz em sua fazenda, em Exu, em 1985. Gil, eu, Dominguinhos, Marines,Gonzaguinha,Camarão, Jorge de Altino, Waldonys, Carlos Pitta e outros. Nos reunimos pra comemorar seus 73 anos, fizemos vários shows em clubes de cidades próximas a Exu, foi festa pra valer na região”, lembra Gereba. Foi neste encontro que ele, conversando com Luiz Gonzaga, sentiu vontade pde or letras nos chorinhos e valsas gravadas pelo Lua nos primeiros anos da década de 40.
    Gereba conta que ainda tentou patrocínio para produzir o disco, mas não foi atendido: “Fiz na tora, mesmo. Assobiei e chupei cana: fiz tudo: produzi,toquei todos os violões, fiz os arranjos, toquei algumas violas de 10, cavaco e cantei em "Galope além do mar” minha e do Capinan que também foi amigo dele. Tinha um compromisso importantíssimo com seu Luiz e toda essa galeria de grandes interpretes e poetas brasileiros que vestiram as belas canções do nosso Lua com suas letras maravilhosas. Não ia deixar de lançar de jeito nenhum o disco este ano, foi ponto de honra para mim e os parceiros”, explica Gereba. que conheceu Luiz Gonzaga em 1974: “Naquele ano produzi, com o pernambucano José Malta, filho de um repentista chamado João Ferreira, um show dele na concha acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. Realizamos assim um sonho dele de tocar pela primeira vez para uma platéia nobre da capital, antes só se apresentava pela periferia de Salvador”.
    Luas de Gonzaga tem o subtítulo de Gereba Barreto e convidados. Os convidados foram uma lista VIP da MPB: Dominguinhos, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Raimundo Fagner, Maciel Melo, Jussara Silveira, Jair Rodrigues, Loirinha, Santanna, Lenine, Margareth Menezes, Flávio Venturini, Adelmário Coelho, Ná Ozzetti, Ingra Liberato, Jorge Vercilo, e o próprio Gereba, que além de incluir três composições suas, com parceiro, fecha o disco com uma Suíte Luiz Gonzaga, peça montada com fragmentos de alguns clássicos do Rei do Baião.
    Como o disco demorou a ser finalizado, o produtor antecipou-se ao lançamento com o show Gereba canta Luiz Gonzaga que, entre outras novidades, mostra raras imagens de Lua cantando com ele no carnaval de Salvador, circuito Barra-Ondina: “Tem ainda depoimentos importantes de Lenine, Margareth Menezes, Dominguinhos, Oswaldinho, Zeca Baleiro. No repertório toca as canções do disco, com vários clássicos”, diz Gereba que está negociando o lançamento de Luas de Gonzaga no Recife.
Assista vídeo sobre o CD "Luas de Gonzaga": 

Do Jornal do Commercio