segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Roseana Sarney demonstra que está no rumo de ser candidata a imortal

    Que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), é rica nem as aranhas desconhecem.
    Pelo que declarou à Justiça Eleitoral quando disputou pela quarta vez o governo do estado, em 2010, a filha do presidente do Senado apresentou uma lista de bens avaliados em R$ 7,8 milhões, quantia que grande parte dos maranhenses nem imagina o que seja. Neste caso, é só multiplicar por sete aquele volume de dinheiro visto em foto na Operação Lunus. Ao menos dá uma ideia da bolada.
     Agora, convenhamos, o vocabulário de Roseana é miserável. Filha do imortal da AML e ABL, academias brasileira e maranhense de Letras, e segundo consta formada em sociologia na UNB com pós na Universidade de Sorbonne (França), há expectativa de que Roseana tenha um vocabulário destinguível. Não é o que demonstra. Suas limitações a colocam abaixo do IDH do Maranhão. Isso não difícil imaginar.
    Na edição do domingo passado, a governadora  se supera em entrevista concedida por meios eletrônico, não esclarecida pela editoria de política,  a um repórter da empresa de comunicação da família. Foram cinco perguntas no formato tradicional, tipo: "qual a valiação...?, "como a senhora avalia...?", e assim por diante, tropeçando nos porquês da vida. Em média as respostas variaram entre três a cinco linhas em corpo 12 na fonte Times New Roman em página do word. 4.
    Em três respostas, Roseana abusa da locução a gente: "...de a gente dizer pra eles...", "...para que a gente comece...", "A gente tem de unir...", "...para que a gente possa...".  Alterna estas com o pronome nós, como um camaleão no espelho.
    Com três "acho" , o discurso da governadora Roseana exortando a parceria ao prefeito eleito de São Luís denuncia falta de verdade.
    Isso tudo, dois dias depois de saber que o Maranhão tem cinco das piores escolas segundo avaliação do Ideb. Parece mais brincadeira, de mau gosto. Uma cachuleta em quem usa óculos, por exemplo. Todo mundo sabe que com estatura intelectual acanhada, Roseana tem imagem retocada pelo carisma e pela força do sistema de comunicação da família e aliados reverentes. Com tamanha verve só falta o convite à governadora para pocupar as páginas amarelas de VEJA.
Frases de Roseana, filha do imortal José Sarney:
"...porque foi uma maneira de a gente dizer pra eles como a gente vai trabalhar..."
"A gente tem de unir essas forças para que a gente possa melhorar nosso estado."