segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Petrobras abre inscrição para Seleção Pública de Cultura

    Maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura abre, hoje (5/11/12), as inscrições para a sua terceira edição. O objetivo é contemplar os projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O valor total de investimento é de R$ 15 milhões para o biênio 2013-2014.
    Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura: após a triagem administrativa e a análise da comissão de seleção, será feita a análise técnica referente aos quesitos da Lei Rouanet (8313/1991). A novidade deste ano é que, com objetivo de democratizar o acesso de proponentes de todas as regiões do país, serão selecionados, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país. Ou seja, a cada vinte projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo 1 deverá ser contemplado. Todos os critérios estão detalhados no regulamento.
Desde 2009, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura já viabilizou a circulação de 90 espetáculos teatrais. Até o final deste ano, terão sido realizadas apresentações em todos os Estados do País, atingindo público superior a 300 mil pessoas em mais de 850 apresentações, em cerca de 85 diferentes municípios brasileiros.
    "O resultado foi muito positivo para a BR, para a classe artística envolvida, mas principalmente para os espectadores de todo Brasil, que tiveram a oportunidade ímpar de assistir espetáculos de qualidade em suas próprias cidades. Cada vez mais buscamos fortalecer o intercâmbio cultural, por isso criamos esse sistema de cota. O objetivo é incentivar que produtoras de mais estados participem e sejam contempladas", afirma Alena Aló, Gerente de Patrocínios da Petrobras Distribuidora.
    O período de inscrições vai até dia 4/1/2013, exclusivamente pelo endereço www.br.com.br/cultura, mediante preenchimento de formulário específico e envio de documentos digitalizados, de acordo com regulamento da seleção pública. Os resultados da seleção serão divulgados em julho de 2013.
Da Assessoria da Petrobras