sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pobres no Maranhão recorrem ao amianto (asbesto) para mudar a paisagem sem conhecer riscos à saúde

Telha de amianto substituíram a cobertura natural da casas de "sopapo"
    O  amianto está substituindo a palha nas coberturas das casas de taipas na paisagem maranhense. Em Cujupe e Itamatatiua, no município de Alcântara, se flagra o cinza das telhas do produto aos poucos tingir o cenário em tons de desolação e pobreza. Inadequado para a região, os moradores dessas habitações, que contribuem para estabelecer o Maranhão entre um dos estados mais pobres da federação, estão submetidos a condições desconfortáveis e expostos a seus efeitos subsequentes.
Habitações cobertas de palha ainda é uma paisagem comum no Maranhão
 
    Sem jamais terem ouvido falar em phase-out, termo que na economia formal designa a desmobilização de uma indústria, os pobres do Maranhão poderão sofrer com a proibição da fabricação do amianto no Brasil. O uso do material para cobrir as casas de famílias com renda média abaixo de US$ 50 é a saída mais viável mediante o valor do produto. Com a escassez da palmeira, a cobertura de palha se rarifica.
    Proibido no Nordeste no estado de Pernambuco, o amianto está para ser proibido em todo paí, terceiro produtor mundial do minério. Produto considerado como um dos principais indutores de câncer pela Organização Mundial de Saúde, o amianto também é utilizado largamente em galpões na capital maranhense.
    Esta semana o Supremo Tribunal Federal iniciou a análise de ações diretas de insconstitucionalidade (Adin) com as quais a indústria pretende derrubar a proibição da industrialização e comércio do asbesto (amianto). Voto favorável às Adin foi proferido pelo ministro Marco Aurélio de Melo e contrário pelo presidente do STFe ministro relator Ayres Brito que considerou constitucional as nomas que vedam o uso do amianto.
Telhas de cerâmica são usados como barganha em período de eleição
     Não há qualquer orientação pelo governo do estado, através dos órgão de combate à pobreza, sobre o assunto para a população. O preço elevado do material de cerâmica para cobertura de casas faz com que o produto se transforme em barganha eleitoral.
 
Amianto em números:
66 nações já baniram a fabricação e comércio do produto
2,5 bilhões de reais é o lucro da indústria ao ano
96,7% do minerial é usado para fabricação de telhas e caixa d´água no Brasil
2,4 mil brasileiros morreram entre 2000 e 2010 em consequência de doenças associadas ao mineral
25 milhões de casas no país são cobertas com telhas de amianto