terça-feira, 20 de novembro de 2012

Morre João Francisco dos Santos, ativista do movimento negro no Maranhão

    Neste 20 de novembro de 2012, o Dia da Consciência Negra, faleceu uma das maiores lideranças nacionais do PDT, o militante negro João Francisco dos Santos, aos 75 anos, na sua cidade de São Luís, do Maranhão. Como disse o companheiro maranhense Jerry Abrantes, no seu Facebook, "por uma destas obras do destino, ele morreu exatamente no Dia Nacional da Consciência Negra, a data marcada no calendário nacional como o dia da reflexão sobre a importância do povo africano na formação da cultura brasileira. A este trabalho incessante, João Francisco não se dedicou um dia apenas, mas uma vida inteira de luta".
    O presidente nacional e o secretário-geral do PDT, Carlos Lupi e Manoel Dias, exaltaram a atuação de João Francisco, que foi o primeiro presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro, na legenda brizolista que despontava em 1980 como o primeiro partido a consagrar em seu programa à luta pela defesa do negro, do íindio, da mulher e das crianças.
    João Francisco dos Santos também foi o fundador e o primeiro titular da Secretaria da Igualdade Racial, no início do governo Jackson Lago, como mostra a foto que ilusrtra este material. Ele também presidiu o Diretório Municipal do PDT em São Luís. Adoentado há vários anos, e fazendo um duro tratamento com quimioterapia, João Francisco recebeu esta homenagem do jornalista Manoel Santos, em seu blog no "Jornal Pequeno", de São Luís, em 02 de junho último, quando seu estado já era dado como crítico:
   "Hoje cedo, depois de comprar os jornais da cidade, pouco depois das 6 horas da manhã, vindo para cá, para o Jornal Pequeno, resolvi dar uma parada na Igreja do Carmo, e rezei por João Francisco. Como nos meus tempos de coroinha, ajoelhei-me, curvei a cabeça com a mão apoiando a testa, e estive assim a rogar pela saúde deste meu velho e fraterno amigo."
Do Portal PDT