quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sul-matogrossense vítima de racismo em São Luís (MA) denuncia caso no Juizado Especial

Royan Center, na Cohama, cujo proprietário é acusado de crime de racismo
    Vítima de racismo, Claudiane Malaquias Nogueira abriu processo nesta quinta-feira,1º de novembro, contra o empresário Carlos Laerte Alan Coutinho, dono do prédio Royal Center, localizado no bairro da Cohama, em São Luís (MA), no Juizado Especial do CEUMA.Ela acusa o empresário de ter comitido crime de racismo.
    Na segunda-feira,29, a secretária Claudiane Nogueira, natural do Mato Grosso do Sul, afirma que foi insultada por Alan Coutinho. De acordo com Claudiane Nogueira, Coutinho foi até o escritório do Sindicato do Turismo do Estado do Maranhão, seu local de trabalho, onde também funciona a redação do Jornal das Licitações, cobrar o aluguel, que segundo ele estava atrasado. Informado de que o presidente Paulo Montanha encontrava-se em viagem, Coutinho passou a dirigir insultos como "neguinha saliente" e outros impropérios ouvidos por várias pessoas que se encontravam no local e trabalhadores do prédio.
    Claudiane Nogueira registrou o boletim de ocorrência contra Carlos Laerte Alan Coutinho no 7º Distrito Policial, no Turu. A primeira audiência sobre o caso foi agendada para o dia 23 de novembro. Ela afirma que está disposta a levar o caso ao conhecimento da imprensa local e até nacional.
    "Ele está achando que todo mundo é leigo", argumenta Claudiane Nogueira. Segundo ela, após tê-la insultado e tomar conhecimento das providências legais tomadas pela vítima, o empresário Alan Coutinho tentou defender-se afirmando que em sua empresa trabalhavam "vários negros". Ela relatou que a maior dificuldade que encontrou para registrar o boletim na delegacia foi a recusa de pessoas que assistirar à cena testemunharem a seu favor. Alguns por temerem retaliações, como demissão sumária, e outras por pura omissão.