domingo, 18 de novembro de 2012

Loucura e arte - FERREIRA GULLAR

Não foi a loucura que tornou Bispo do Rosário o que ele era; o artista cria apesar da doença, e não graças a ela
    Foi uma experiência muito especial a visita que fiz à mostra de trabalhos de Emygdio de Barros e Raphael Domingues, realizada há pouco no Instituto Moreira Salles, no Rio. Emygdio e Raphael surgiram no ateliê de pintura do Serviço de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional, criado pela doutora Nise da Silveira, em 1942.
    Trata-se de trabalhos em papel, tanto de Raphael quanto de Emygdio, que foi sobretudo pintor. As obras deste são guaches sobre papel, mas com a mesma qualidade de tudo que ele criou. Eu, que conheço esses trabalhos desde os anos 1950, voltei a me encantar e a me surpreender ao revê-los agora.
    Emygdio consegue nesses guaches manter a mesma fulguração cromática que caracteriza os seus quadros pintados a óleo. Já os trabalhos de Raphael ali expostos eram os mesmos desenhos que já conhecia e admirava. A limpidez de seu traço e a concepção inesperada das figuras fazem deles criações inigualáveis. Uma de suas singularidades é o fato de que as figuras são realizadas no movimento contínuo de uma mesma linha que magicamente as configura.
    Lembro-me da batalha que se travou, naquela época, em torno dos trabalhos dos internados do Engenho de Dentro -bairro onde se situa o CPN- quando Mário Pedrosa escreveu dizendo que as obras que eles produziam eram arte no pleno sentido da palavra.
    Os críticos de arte, na sua maioria, manifestaram-se contra essa afirmação de Pedrosa. Segundo eles, arte de louco não é arte. E não só os críticos; muitos artistas também pensavam assim, e artistas importantes. Mas Pedrosa estava certo, e sua opinião prevaleceu com o passar dos anos.
    Hoje, ninguém mais nega o valor das obras daqueles artistas, que sequer teriam pintado ou desenhado não fora a clarividência de Nise da Silveira que, contrariando a visão que se tinha do esquizofrênico, criou o Serviço de Terapêutica Ocupacional no Centro Psiquiátrico Nacional e o manteve apesar de tudo.
    Ao criar especificamente os ateliês de pintura e modelagem, abriu caminho para a revelação da criatividade dos pacientes que os frequentavam, cujas obras hoje integram o acervo artístico brasileiro. Foi graças a Nise e a Pedrosa, portanto, que, anos depois, as criações inusitadas de Arthur Bispo do Rosário tiveram o reconhecimento que tiveram e se consagraram como expressão artística de alto valor.
    A relação entre arte e loucura ainda hoje, no entanto, é motivo de discussão, mesmo porque há quem afirme que não existe loucura e, sim, como disse Antonin Artaud, "inumeráveis estados do ser".
    O que se chama loucura seria um desses estados. Nessa linha de pensamento, a doutora Nise da Silveira criou o Museu de Imagens do Inconsciente, cujo acervo deveria preservar as obras desses artistas como material de estudo do universo psíquico. Por isso mesmo, proibiu que as obras criadas naquele ateliê do Serviço de Terapêutica fossem comercializadas.
    A negação da existência de doença mental parece-me discutível. Minha experiência pessoal nesse terreno ensinou-me o contrário. Certamente, uma pessoa que ouve vozes inexistentes e chega a cometer agressões contra quem está ao seu lado porque uma dessas vozes assim o mandou não age dentro do que se considera normalidade. Isso sem falar no estado de inquietação e angústia que lhe torna a vida insuportável.
    Não resta dúvida de que os remédios neurolépticos reduzem essa ansiedade e chegam mesmo a eliminá-la, conforme o caso. Deve-se, porém, entender que a doença mental é uma doença igual a outras, uma vez que o cérebro, como qualquer outro órgão do corpo humano, pode eventualmente funcionar mal.
    Há outro aspecto dessa relação entre arte e loucura que deve ser melhor entendido. Se naquela época se negava a arte do doente mental, alegando-se que louco não podia produzir arte, passou-se depois a afirmar o oposto, ou seja, que a loucura torna o artista um gênio. Outro equívoco.
    Não foi a loucura que tornou Arthur Bispo do Rosário o artista que ele era. Na verdade, o artista esquizofrênico cria apesar da doença, e não graças a ela. Prova disso é o fato de que, embora dezenas de pacientes frequentassem o ateliê de arte do CPN, só alguns poucos se revelaram artistas de fato.
Da Folha