quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pestana São Luís Resort Hotel exclui Guaraná Jesus do cardápio de bebidas

 
 
    Para surpresa dos hóspedes e decepção dos maranhenses o Pestana São Luís Resort Hotel, localizada na Praia do Calhau, na orla marítica da ilha, não inclui no seu cardápio de bebidas o refrigerante Cola Guaraná Jesus. Aos que perguntam sobre o refrigerante cor de rosa criado pelo farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes (1891-1963) é informado que: "Não trabalhamos com esse produto". A Cola Guaraná Jesus é o mais autêntico produto industrial maranhense. Está ligada à história cultural e política da cidade. Como equipamento de turismo, o Pestana presta um desserviço à população e ofusca um nome de um brilhante maranhense.
Jesus Norberto Gomes na penitenciária do Maranhão
 
    Jesus Norberto Gomes nasceu em Vitória do Mearim. Chegou a São Luís aos 14 anos começando a trabalhar na Farmácia Marques de propriedade de Augusto César Marques, lavando vidros e empacotando. Comprou sua primeira farmácia Galvão, aos 20 anos, soba  firma J. N. Gomes e deu-lhe o nome de Pharmácia Sanitária onde ele próprio aviava receitas ou iôdo com gaiacol, elixir paregórico,poção de Revier, etc. Virou referência na cidade que não possuia Pronto-Socorro.
 
    A primeira fábrica da "Kola Guaraná Jesus" foi instalada nos fundos da Pharmácia Sanitária, com entrada pela rua dos Afogados. Nela fabricava também o injetável contra gripe intra-muscular "Gomergaya Jesus", Jesulina (pasta dentifrícia) e o branqueador Jesus, ainda no mercado com o nome de "Água Sanitária Jesus".
 
    Foi a partir da importação de uma máquina gaseificadora da Alemanha. Passou a experimentar fazer refrigerantes. chegou à fórmula da Kola Guaraná Jesus recebendo do Departamento Nacional de Saúde Pública a recomendação de "bom para o consumo" em 10 de março de 1927.
 
    Em novembro de 1935, durante a Intentona comunista,  Jesus Norberto Gomes foi preso por ordem do governador do estado, Aquiles Lisboa. Foi levado para a Penintenciária do Estado, no bairro do Currupira, hoje bairro dos Remédios, e depois deportado para o Rio de Janeiro. Juntos com outros 80 prisioneiros embarcou para o a capital federal em 8 de novembro de 1936 a bordo do vapor Comandante Ripper. Pela sua condição econômica pode usufruir das regalias da primeira classe.
 
    A prisão se deu devido a uma referência feita no ofício nº05, de 4 de dezembro,do capitão paulo Chaves, dirigido ao chefe de polícia.
    No Rio, após 15 dias de viagem, foi levado para a Casa de Detenção, na Rua Frei Caneca, local de confinamento dos presos polícico levados à julgamento pelo Tribunal de Segurança Nacional.  Foi liberado logo apóis o Dr. Clarindo Santigao, primeiro a ser solto em 10 de dezembro de 1936. O farmacêutico foi mecenas do artista plástico Ambrósio Amorim na Escola Nacional de Belas Artes.
    O slogan "o sonho cor de rosa das crianças" é uma crianção do publicítário José Leite Machado. Nasceu sob o calor do aumento das vendas a partir da década de 50. A partir de 1962 a indústria Jesus passou a funcionar na Av. João Pessoa, 391, no bairro do Filipinho, no prédio projetado pelos arquitetos paulistas Rubens Carneuiro Viana e Ricardo Sievers, numa área de 4 mil metros quadrados e terreno de 27 mil m2. Jesus Norberto Santos não assistiu à inauguração das novas instalações, faleceu aos 72 anos deixando as seguintes instruções:
"Meu funeral, como deve ser, onde ocorrer
1. Não havendo inconveniente quero ficar com a roupa do momento da morte. Braços estendidos ou com as mãos abertas, uma por cima da outra sobre o peito. Envolvto num lençol, com a fisionomia de fora.
2. Caixão de valor médio, sem enfeite ou cruz.
3.Não quero tocha, santou ou missa, luto de roupa ou outros exterioridades.
4.Sepultura de barro e cimento com o número indicado pelo cemitério, data do nascimento (06/06/1891) e do falecimento sem estrela ou cruz.
5.Não comprem sepultura, aluguem por um período e abandonem. Os ossos,q uando abrirem para enterrar ouro, os coveitos levarão para o ossuário comum.
6.Havendo forno crematório não vacilem em preferir e jogar as cinzas onde parecer melhor.
7.Não fui ou não sou socialista (comunista), infelizmente, porque seria um idealista, pois como pequeno burguês tenho defeitos, mas admirador sincero desse regime verdadeiramente humano, onde pode ser obtida a verdadeira democracia. Se quiserem gastar mais do que o necessário para esse funeral entreguem a quem representar o Partido Comunista o que pretenderem, para ajudar a politização esclarecida desse regime que exterminará a miséria física e moral.
Junho de 1958
Jesus Norberto Gomes"
Com informação da obra "Jesus - Sua vida, seu sonho"